Compartilhe:

Olá, pessoal!

O termo alta performance pode ser descrito como sinônimo de produtividade, competição e superação.

De todo modo, podemos ler muitos livros que conotam o termo como dedicação irrestrita contra seus medos e incapacidades, através de superação total de nossas limitações.

Muitos adotam uma interpretação, a meu ver, errônea sobre a mensagem por trás do termo. A alta performance pode ser alcançada sem a exaustão mental e física, através de um mantra que sigo e defendo de forma veemente: equilíbrio!

Napoleon Hill, em seu livro as leis do triunfo, expressa que “ter triunfo é ter sucesso e equilíbrio em todas as áreas da vida”.

Aqueles que me acompanham sabem que eu sou um entusiasta do equilíbrio na vida e nos estudos! Discordo plenamente da estratégia de estudar por horas seguidas sem pausas até a exaustão, largando mão do convívio social e das atividades físicas. Isso gera uma bomba relógio emocional que pode explodir no exato momento da prova.

Desse modo, descrevo 12 atitudes de alta performance plenamente aplicáveis, sem a subjetividade da autoajuda!

Vamos lá!

a) No plano estratégico de estudos:

a1–Faça um gerenciamento adequado do seu tempo!

A minha filha nasceu há 37 dias. Como eu consigo trabalhar como Auditor da CGU, coach de concursos, cuidar da minha princesa, e ainda cursar Direito?

Sem gerenciar o meu tempo, isso seria impossível! Adoto a elucidação de tarefas com horários pré-designados desde que comecei a estudar para concursos públicos, e garanto que isso mudou de fato a minha vida.

Estabelecer rotinas e padrões para cumprimento de tarefas é deveras necessário quando o número de atividades é alto.

Sem um controle eficaz de suas responsabilidades, a procrastinação toma conta, e os estudos desandam!

Sugiro que você elenque horários marcados para todas as tarefas que você precisa executar na semana! De levar o filho à escola a caminhar! Coloque tudo no papel!

Com o tempo essa rotina entrará no automático! Assim, será cumprida, e o stress com a procrastinação vai desaparecer!

a2 – Estabeleça um plano de metas que seja plausível

De que adianta estipular metas de 56 horas líquidas semanais, mas só cumprir 21 delas?

Eu sempre alerto os meus alunos que estudo é qualidade e não quantidade.

A minha meta média de estudos sempre foi entre 21 e 28 horas líquidas semanais, sendo 3 ou 4 diárias.

Nunca precisei ficar por conta dos estudos! Sempre trabalhei e estudei ao mesmo tempo, e fui aprovado em bons concursos. Basta aumentar o seu stop over de aprovação! Demanda mais tempo, mas não te deixa sequelado.

Ou seja, metas devem ser cumpridas! Mensure-as de forma correta!

a3 – Estude através de períodos curtos contínuos!

Não estude mais do que 60 minutos contínuos de uma matéria só. O cérebro não assimila bem o conteúdo a partir desse tempo.

Outra questão complicada é o fator psicológico de começar o tempo de 2 horas estudando uma matéria só. A chance de você desistir é muito maior. Imagine você começar estudar Direito Constitucional às 14:00 sabendo que só vai poder parar às 16:00?

Se você começar às 14:00 sabendo que a sua meta é até às 14:30, e que depois disso virá outra matéria, a chance de ter preguiça é bem menor.

a4 – Anote todo o seu desempenho!

Muitos dos meus alunos possuem preguiça de marcar a quantidade de horas líquidas estudadas, assim como o desempenho nas questões resolvidas. Como você vai saber em que precisa melhorar se não tiver estatísticas de desempenho?

Você acha que uma empresa tem sucesso sem gráficos e medições? Considere o seu estudo como o gerenciamento de sua empresa pessoal.

a5 – Não insista em bibliografias inadequadas!

Não adianta seguir com um material que não gostou porque gastou dinheiro nele. Se não gostou, reconheça o prejuízo e compre outro. Tente vender o que você comprou, mas se não conseguir deixe-o de lado e utilize somente para consultas.

Não insista em uma bibliografia que não possui didática. Já gastei muito dinheiro com livros que odiei, mas internalizei que eles foram escolhas erradas que resultariam na melhor didática a ser perseguida.

a6 – Não siga todas as dicas de professores e ou supostos entendidos sem questioná-las!

Tem muita gente boa e muita gente péssima no mercado de concursos. Ligue o seu filtro! Não dê ouvido e nem fique procurando coisas demais na internet. Foque em aprender a matéria, resolver provas, ler a legislação e revisar constantemente. Procure os sites oficiais de notícias sobre concursos e foque somente nelas, sem ficar dando muita atenção a achismos e suposições. Opinião é de graça, e muitas vezes oferecida com segundas intenções…

b) No plano fisiológico:

b1 – Pratique 150 minutos semanais de atividades físicas aeróbicas!

Preste atenção: AERÓBICAS! Atividade que trabalha o coração, bombeia o sangue, diminui o stress, e libera endorfina!

Eu gosto muito do treinamento funcional, e o pratico há mais de 1 ano. A sensação pós-treino é de desgaste físico total e revigorante! A noite de sono após 50 minutos de atividades físicas de alta intensidade aeróbica é inigualável!

Sem embargo, melhora a autoestima e diminui o stress!

Esse é o meu mantra, e defendo as atividades físicas em conjunto com estudos com unhas e dentes!

b2 – Pratique meditação mindfullness!

Escreverei alguns artigos sobre ela. Foque sempre em uma atividade só. Relaxe a mente, cuide da respiração, desligue-se da tomada.

Se vai estudar, se desconecte do mundo, de internet, de whatsapp, e estude de verdade! Se for assistir uma série no Netflix, assista uma tela só, não seja multitarefa o tempo todo. Deixe o celular em outro cômodo.

Faça períodos regulares de 5 ou 10 minutos de meditação para relaxar o stress da vida de concurseiro. No começo é um saco! É chato demais mesmo, mas com o tempo você se acostuma e percebe os resultados.

b3 – Durma no mínimo 6 horas por dia!

O sono é essencial na vida! O conhecimento é consolidado durante o sono.

Não adianta estudar igual um maluco e não conseguir dormir bem.

Alguma pessoas precisam de uma noite maior de sono para produzirem melhor, então essas terão que dormir 8 ou 9 horas.

No meu caso, consigo descansar bem dormindo 7 horas diárias!

Ache o seu ponto ótimo em relação a esse padrão, e respeite o seu sono!

b4 – Aprenda a dizer não!

Não se torne um infeliz para deixar o próximo feliz! Não é isso que a religião apregoa!

Ame o próximo como a si mesmo, ou seja, se você está insatisfeito e infeliz com a prática de algo, não a faça para que o outro tenha a satisfação dele!

Só faça aquilo que te traz satisfação pessoal, e que agrega valor em sua vida!

Se não quer fazer, ou se sente incomodado em dizer sim, diga NÃO sem pensar duas vezes!

Dizer NÃO é libertador! Confie em mim!

Quando somos concurseiros, precisamos nos tornar um pouco individualistas, por mais egoísta que isso possa parecer!

b5 – Não foque na aprovação, mas sim no bom desempenho!

Não se torne um obsessivo pensando allthe time se será ou não aprovado, se os demais candidatos são ou não melhores do que você, se eles estão estudando mais etc.

Sim, temos inúmeras pessoas que sabem mais do que você, estudando mais, e com mais qualidade nos estudos!

Só que isso não basta isso para ser aprovado! São inúmeros os fatores que devemos levar em consideração.

Muitos desses candidatos em melhor situação que a sua hoje não conseguirão manter o ritmo, ou não adotam o equilíbrio desse artigo nos estudos, e surtarão na semana ou no dia da prova! Muitos terão branco quando abrirem o caderno no dia do concurso! Muitos estudarão de forma errada! Muitos não terão a sorte de encontrar na prova aquilo que de fato estudaram, e diversas outras possibilidades!

E aí que a sorte pode estar ao seu lado e lhe ajudar a conquistar o seu momento único! Mas sempre lembrando que tem sorte quem trabalha!

Foque então em fazer uma boa preparação e se sair bem na prova! E somente nisso! Não foque em ser aprovado somente! Isso é algo muito abstrato!

O resultado virá de forma natural! Se tiver que ser, será! E os demais fatores são alheios ao seu esforço, então para que se preocupar com eles? Por que sofrer com isso?

b6 – Tenha paciência!

Esse é um dos pontos principais! Não comece a estudar hoje achando que vai passar em um concurso bom daqui a 3 meses! Isso é raridade, exceção mesmo, ainda mais na época atual, com mais candidatos, menos vagas, teto de gastos etc.

A paciência tem que estar presente o tempo todo!

Pode levar anos sim, mas se não desistir a aprovação vem!

Entre nesse mundo sabendo que, regra geral, vai demorar mesmo. Os resultados começarão a aparecer com o tempo, até que finalmente venha a nomeação! Mas se você for muito impaciente para suportar isso, mude de ramo!

Só lembrando que em qualquer profissão, ou atividade laboral, o resultado vem com o tempo! Nada acontece em 3 meses! Um médico, engenheiro, empresário, advogado não consegue ganhar bem em 3 meses! Por que você se acha então merecedor de receber R$ 15.000 ou 20.000 reais com apenas 3 meses de estudos?

Pode isso, Arnaldo?

Caia na real, meu amigo! O buraco é bem mais embaixo! Se você não tiver paciência e disposição para sentar na cadeira ao menos 5 ou 6 dias na semana,  por no mínimo 2 ou 3 horas de leitura de alto nível, abrindo mão dos prazeres da vida, por um largo lapso temporal, nem comece! A vida de concurseiro é dura mesmo! Sofrida! Ingrata às vezes! A maioria desiste no meio do caminho!

Recentemente saiu uma pesquisa nos meios de comunicação mostrando que a maioria da população é contra os servidores públicos. Acha que temos privilégios demais.  Algo em torno de 70%. Na mesma pesquisa, porém, os dados mostraram que mais de 63% querem se tornar servidores públicos, rsss.

Ou seja, é um paradoxo, certo? O grande problema é que as pessoas observam somente o servidor após a provação, mas não o que tivemos que passar para estarmos lá! O desgaste de estudar para concursos públicos é algo muitas vezes inigualável! Pior do que o mais concorrido vestibular de Medicina!

É o velho ditado popular: “todo mundo vê as pingas que eu bebo, mas não os tombos que eu levo”!

Resumindo: paciência é tudo!

Esses são 12 passos plenamente aplicáveis para a elevação do seu desempenho nos estudos sem apelar para autoajuda barata! São conselhos de aplicação concreta e efetiva!

Inscreva-se no meu canal do youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCaKkfHv2o2BChapW0JK6sxA

Coaching:

https://www.pontodosconcursos.com.br/CursosOnline/Coaching

Grande abraço!

Bruno Fracalossi – Pioneiro no mercado de Coaching para Concursos no Brasil – Mais de 5 anos de atividades, e mais de 1.000 alunos treinados de forma individual.

Receba nossas novidades por e-mail


Compartilhe:

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

  • A Profa. Elisa Pinheiro tira suas dúvidas sobre contratos! Acesse o link para ler o artigo: bit.ly/artigo_contratos
  • Atenção, concurseiros da ABIN. O Prof. Diego Fontes preparou um aulão de revisão para tirar todas suas dúvidas sobre Atividade de Inteligência e Legislação Correlata. Inscreva-se: bit.ly/revisaofinal_ABIN
  • Corra atrás dos seus sonhos, concurseiro!
  • Mais um AULÃO GRATUITO para os concurseiros do TRT6. O Prof. Ricardo Gomes vai revisar a matéria de Direito da pessoa com deficiência. Inscreva-se: bit.ly/aulao_TRT6
  • Está estudando para a PM/DF? O Ponto tem um curso para você ficar afiado para a discursiva! Acesse o link e confira: bit.ly/discursiva_PMDF
  • Está começando nosso aulão de Raciocínio Lógico para o TRT6. Participe: bit.ly/aulao_TRT6
  • Com a Turma de Elite, o Danilo aprendeu conceitos essenciais para sua preparação. Acesse o link para ler a entrevista completa: bit.ly/entrevista_Danilo
  • Dicas práticas para você aproveitar completamente seu momento de estudos. ;)

Siga-nos no Instagram

Scroll Up