Compartilhe:

Olá, pessoal!

Meta é diferente de foco!

Todos nós temos inúmeras metas!

Sem embargo, para muitos falta o foco!

A meta da maioria de vocês que me acompanha é ser aprovado em um bom concurso!

Mas quantos de vocês têm, de fato, esse mesmo foco?

Quantas vezes você começou a estudar e parou?

Dessas vezes que você começou a estudar, quantas vezes conseguiu se manter focado em uma área só?

Somos enganados por nós mesmos, e achamos que estudar para concursos públicos é uma solução rápida para o desemprego, ou a mudança de 180º em nossas vidas sofridas.

Mas não é!

Poucos passam em um bom concurso, com um salário alto, e com um bom nível de estabilidade, estudando menos do que 1 ano focado.

E são poucos mesmo, até porque o número de vagas é diminuto, ainda mais na situação econômica atual.

O pecado então se dá no quesito pressa! E a pressa muda o foco! Em um período de 1 ano, diversas situações aparecem em nossas vidas! E acredite, são poucos os que se mantém focados diante das adversidades e oportunidades!

Aqui entra o ponto principal: a meta é diferente do foco! E a meta de vários de vocês não é entrar no serviço público! A meta é ter um bom emprego, com salário alto, e certa estabilidade!

Esse bom emprego com um salário adequado pode ser conseguido de outras formas. E a estabilidade vem pelo menos por um tempo!

E quando essa oportunidade vem, muitos perdem o foco. Aceitam o trabalho e o foco novamente é alterado. O foco agora está nessa nova atividade. E os concursos continuam como uma meta, mas fora do seu foco!

Como você acha que será aprovado em um bom concurso com uma rotina como essa? Quando você para de estudar, o conhecimento se esvai! Ao retomar os estudos 6 meses depois, já era! Milhares já estão na sua frente!

Quando eu comecei a estudar para concursos públicos, estipulei isso como meta e foco, e não deixei nada me tirar desse caminho.

Assim que me graduei em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás, trabalhei em uma multinacional, na área comercial. Antes disso, fiz estágio na mesma companhia, e fui contratado, o que considerei uma vitória! Na época eu estava com sangue nos olhos! Mas os agouros e decepções de uma grande companhia me limparam esse sangue, e a decisão de estudar sobreveio! Em razão disso, por pelo menos duas vezes tive oportunidades reais de promoção, as quais dobrariam o meu contracheque, com bônus e salário altos, cujos valores seriam bem maiores do que eu receberia no cargo de Analista que eu focava na Receita Federal.

De todo modo, a minha mente já estava trabalhada para aquilo que eu queria de verdade! Aceitar nova função e novos desafios na empresa me tirariam do caminho já traçado! Em razão disso, o esforço para ser promovido não apareceu, apesar de eu participar das seleções para que o meu filme não ficasse queimado na empresa.

O meu foco e a minha meta já não estavam mais lá! Entretanto, eu recebia um bom salário e tinha que desempenhar da melhor forma as minhas funções no meu horário de trabalho. Isso representa um valor precípuo que eu chamo e mantenho sempre: honestidade! Sem embargo, nada me seguraria lá, e o meu destino era o serviço público federal, o que, graças a Deus, muito foco e esforço, consegui!

Quantas pessoas de inteligência maravilhosa e capacidades impressionantes eu conheci, mas que não deram em nada porque atiraram para todos os lados! Muitas envelheceram, e nunca focaram em nada! Conheço inúmeras dessas, mais inteligentes e mais preparadas do que eu, com muitas metas, mas sem foco algum. Hoje, muitas delas ainda não alcançaram uma estabilidade financeira por volta dos 40 anos de idade.

Vocês também devem conhecer várias assim: gênios no período da faculdade! Mentes brilhantes e com um futuro traçados, porém em empregos simples e ganhando mal! Enquanto alunos normais, que passaram o curso todo sofrendo para se formar, conseguiram ser aprovados em excelentes concursos públicos, e hoje estão com a vida tranquila! Ou até mesmo aqueles que pareciam não ter futuro alguma em sua época de estudante se dando muito bem em empresas próprias, mercado financeiro etc.

O foco é devido muito à inteligência emocional, e não são todas as pessoas que as possuem!

Logicamente que existem milhares de mentes brilhantes que deslancharam e hoje ocupam cargos de destaque na iniciativa pública e provada!

O que eu tento passar aqui é que não basta tem uma mente brilhante para se tornar alguém bem sucedido. O foco, muitas vezes, importa muito mais, e é essa a mensagem de hoje: NÃO BASTA TER METAS! TENHA FOCO!

Abaixo eu descrevo um caso maravilhoso de meta e foco bem definidos, além de esforço e compromisso de tirar o fôlego! Esse é o pai da minha aluna do coaching, Maria do Rosário, auditor-fiscal da RFB recém-homenageado pelo Sindifisco Nacional:

“Estou seguindo o exemplo de meu pai. É um caso emblemático e ele também é digno de ser citado como os que você contou. Peço licença para contar a história dele, ok?

 Meu pai é de Rosario Oeste no Mato Grosso, de família muito humilde, moradores da área rural. Frequentou escola rural e seu avô era seu professor. Era uma vida muito dura, de muitas dificuldades. A região é cheia de pedras e muito difícil plantar alguma coisa. Ele calçou seu primeiro sapato aos 12 anos de idade. O pai foi trabalhar no garimpo e nunca mais voltou. Minha avó, com um monte de filhos, mudou-se para Cuiabá. Lá ele ingressou no exército e aprendeu a profissão de Radiotelegrafista. Casou-se com minha mãe e após a 2ª Guerra Mundial, deu baixa, e entrou para a empresa Aérea Panair do Brasil como Radiotelegrafista. Acho que ganhava bem, pois tiveram 9 filhos…rsrsrsrs. Sou a penúltima. A empresa “foi falida” pelo governo federal e passamos muitas dificuldades financeiras. Ele arrumou dois empregos e mesmo assim não atingia o patamar do anterior. Começou a estudar para concursos públicos e passou nos Correios. Concluiu o Ensino Médio e ingressou no curso de Direito com mais de 50 anos.

A partir daí iniciou seus estudos para o concurso da Receita Federal. Me lembro de vê-lo sempre estudando à noite e aos finais de semanas. Naquela época não havia cursinho em lugar algum do país, imagine em Campo Grande. Estudou sozinho por 4 anos e passou em vários concursos, mas não compensava mudar de cargo. Nessa época ele já estava na Receita Federal num cargo de nível médio, porque houve uma mudança na estrutura dos Correios e ele pode fazer a opção por um órgão federal.

Ele passou para a Receita Federal com mais de 60 anos e trabalhou até os 70. Teve uma vida confortável e pode ajudar todos os filhos. Junto com minha mãe se dedicaram a apoiar filhos e netos a se tornarem pessoas melhores. Ele faleceu com 101 anos em abril do ano passado. No aniversário de 100 anos o SINDIFISCO fez uma homenagem para ele e foi emocionante. Então, vc vê que tenho em quem me inspirar.”

Grande abraço.

Inscreva-se no meu canal do youtube:

https://www.youtube.com/channel/UCaKkfHv2o2BChapW0JK6sxA

Coaching:

https://www.pontodosconcursos.com.br/CursosOnline/Coaching

Bruno Fracalossi – Pioneiro no mercado de Coaching para Concursos no Brasil – Mais de 5 anos de atividades, e mais de 1.000 alunos treinados de forma individual.

Receba nossas novidades por e-mail


Compartilhe:

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

  • A Profa. Elisa Pinheiro tira suas dúvidas sobre contratos! Acesse o link para ler o artigo: bit.ly/artigo_contratos
  • Atenção, concurseiros da ABIN. O Prof. Diego Fontes preparou um aulão de revisão para tirar todas suas dúvidas sobre Atividade de Inteligência e Legislação Correlata. Inscreva-se: bit.ly/revisaofinal_ABIN
  • Corra atrás dos seus sonhos, concurseiro!
  • Mais um AULÃO GRATUITO para os concurseiros do TRT6. O Prof. Ricardo Gomes vai revisar a matéria de Direito da pessoa com deficiência. Inscreva-se: bit.ly/aulao_TRT6
  • Está estudando para a PM/DF? O Ponto tem um curso para você ficar afiado para a discursiva! Acesse o link e confira: bit.ly/discursiva_PMDF
  • Está começando nosso aulão de Raciocínio Lógico para o TRT6. Participe: bit.ly/aulao_TRT6
  • Com a Turma de Elite, o Danilo aprendeu conceitos essenciais para sua preparação. Acesse o link para ler a entrevista completa: bit.ly/entrevista_Danilo
  • Dicas práticas para você aproveitar completamente seu momento de estudos. ;)

Siga-nos no Instagram

Scroll Up