De forma objetiva, listo 10 fatores que, na minha visão, são essenciais para ser aprovado em concursos, nesta ordem:

1 – Querer muito!

Você já reparou que tudo aquilo que queremos demais fica mais fácil de ser conquistado? E eu me refiro a querer muito no sentido de se tornar uma obsessão MESMO, e de não desistir enquanto não conseguir o objetivo!

Você já quis demais algo material, e ralou muito para conquistar? Pois é! Com os estudos para concursos tem que agir do mesmo jeito!

2 – Acreditar em si mesmo!

Conheço pessoas que reclamam o tempo todo de si mesmas! Que dizem para si o tempo todo que não são capazes, que sempre fracassaram e que sempre fracassarão!

Se você tivesse em uma casa de apostas, quanto investiria em uma pessoa assim? Eu não colocaria nem 10 centavos, pois se nem ela confia nas habilidades dela, como eu confiaria?

Já diziam os filósofos: nós somos o reflexo de nossos pensamentos!

Se você se considera um fracasso, boa sorte em sua vida de lamentações! Sinto muito, mas você é mesmo um, e nunca alcançará nada! Infelizmente!

Tenho raiva de ficar ouvindo isso! Que eu sou fraco demais! Que eu nunca conseguiria conquistar isso! Que essa pessoa é muito melhor do que eu! Que eu queria ter feito aquilo! Que sei lá mais o quê!

Caramba, saia dessa vida! Não tem essa não! O sucesso vem para aqueles que correm atrás e que se arriscam! E eu me refiro a sucesso não só profissional, mas na vida em si! Em todos os fatores!

Ninguém gosta de estar perto de fracassados, ou daqueles que se acham assim!

Mude o seu pensamento! Ache uma forma!

Baseie-se em alguém de sucesso e modele sua forma de agir! Faça o que essa pessoa fez em vez de ficar só reclamando!

Se apegue em suas conquistas anteriores na vida! Dê os seus pulos! Saia dessa negatividade que se retroalimenta dia após dia.

Esse seu pensamento só atrai energia ruim! E energia ruim traz pessoas ruins! Isso é o que você quer?

3 – Escolher uma meta!

 Meta: passar em concurso público!

Mas esse artigo também vale para outras formas de estudo, como terminar um Mestrado, Doutorado, passar no Vestibular ou estudar para ser promovido! Mas escolha a sua meta!

4 – Dentro da meta, o foco!

Agora sim! O foco é a área escolhida dentro dos estudos! Muitas pessoas possuem metas, mas não foco para alcança-las! Escolha uma área e fique nela até alcançar o sucesso! Não atire para todos os cantos que puder! Resista aos editais da tentação e estude somente para os concursos com matérias parecidas!

5 – Jamais alterar o foco! Somente em casos ultras necessários!

A minha recomendação é de sempre seguir em sua área. De todo modo, em casos extremos, há a possibilidade de mudança, mas ela tem que ser definitiva. Eu, por exemplo, estudava para a área Fiscal, mas troquei uma vez para a área de Controle e Gestão pelo fato de os concursos estarem mais constantes na época. Consegui lograr êxito! Arrisquei, e deu certo!

O que não dá é para mudar de área o tempo todo, depois voltar, ir de novo! Isso não gera o acúmulo de conhecimento necessário nas matérias de sua área, o que é muito importante para a aprovação!

6 – Escolher as melhores bibliografias!

Aqui nem preciso falar muito! Pesquise muito sobre elas, e foque nas melhores. Não escolha as mais baratas! Vá nas melhores!

7 – Estabelecer uma metodologia eficiente de estudos, e que já tenha funcionado com muitas pessoas!

 Remeto o aluno ao conceito de modelagem! Quero que você leia este artigo:

https://blog.pontodosconcursos.com.br/modelagem-se-voce-se-considera-um-fracasso-provavelmente-o-e/

Pesquise sobre metodologias que funcionaram com aprovados! Se aquelas funcionaram com eles, funcionará contigo, desde que sejam feitas as devidas adaptações ao seu caso específico.

8 – Cumprir as metas!

Antes de ter uma boa meta, há que se verificar a real possibilidade de cumprimentos dela. Não adianta querer estipular 48 horas semanais de estudos como objetivo, se você não consegue estudar direito nem 15. Seja plausível com as suas possibilidades!

9 – Resolver exercícios, revisar, ler leis secas e súmulas de jurisprudência!

O ponto 9 é um dos mais importantes! Nada de estudo preguiçoso somente lendo a teoria ou assistindo aulas.

Você tem que ser proativo! Tem que correr atrás e sair da zona de conforto! Tem que resolver e errar exercícios, revisá-los, correr atrás das súmulas, e ler a legislação seca centenas de vezes até decorar!

Isso é essencial para ver como a banca age, e o que você precisa priorizar nos estudos!

10 – Jamais desistir.

 Clichê, né, rsss?

Um abraço.

Bruno Fracalossi – Pioneiro no mercado de Coaching para Concursos no Brasil – Mais de 5 anos de atividades, e mais de 1.000 alunos treinados de forma individual.

Técnicas de Preparação para Concursos Públicos

Instagram: brunofracalossipaes

Canal do Bruno Fracalossi

Coaching Bruno Fracalossi

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

Instagram did not return a 200.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up