Bem pessoal, esse é um tema polêmico, pois ESAF parece se importar muito com isso como viram no certame dos temporários.

Mas não se assustem, é só mais um tigre de papel. Daqueles que estão ali só para eliminar os desavisados, mas lição dada, lição aprendida. Para o concurso próximo, Auditor Fiscal Federal Agropecuário, não temam. Quem fizer o curso comigo terá daqui para frente uma ficha técnica de cada microrganismo, mas bem detalhada mesmo, seja vírus ou bactéria, no melhor estilo ESAF.

Bem falemos agora algo que têm maior importância para o Concurso de Auditor: os temas que estão nas mídias, senão vejamos o caso da Operação Carne Fraca, ainda em evidência e com as investigações abertas.

Entendam que os aditivos utilizados pelas empresas que fraudaram seus produtos não são cancerígenos, pois, ao menos o mais evidente deles, o Eritorbato de sódio- C6H7NaO6. Trata-se deproduto usado como aditivo alimentar com características antioxidantes -ajuda a melhorar a estabilidade do sabor de maneira similar a vitamina C, e ajuda a prevenir a formação das nitrosaminas carcinogênicas.

Pois então se é assim, qual o crime? Claro, ele não é aprovado para produtos in natura, somente para industrializados, entenderam? Tudo de acordo com o Decreto 9013/17(Seção II-Produtos cárneos) e 9069/17, bem como aos Regulamentos técnicos de identidade e qualidade-RTIQ.

Outro tema que insisto, caiu na prova dos temporários: Abscessos vacinais. A retirada da saponina está entre as estratégias do MAPA, o qual relaciona a substância “à exacerbada irritação no local da aplicação, que se agrava até casos de edema e severa reação inflamatória, com consequente ocorrência de abscessos [nódulo inchado cheio de pus]”. A existência de abscesso em carnes brasileiras teria sido um dos motivos de suspensão das importações anunciadas em 22 de junho passado pelo governo norte-americano que culminarão com mudança da vacina anti-aftosa; de acordo com o sindicato dos fabricantes, tais mudanças já estão em curso, tais como: o início da fabricação de vacina contra aftosa bivalente (vírus O 1 e A24), com a retirada do vírus C, já erradicado do Brasil. Também, já a partir de maio de 2018, a indústria passará a produzir vacina com 2 mililitros (ml), em substituição à atual, de 5 ml. Além disso, os fabricantes iniciaram o processo de retirada do adjuvante saponina, da composição da nova vacina, que estará disponível na campanha oficial de vacinação de novembro de 2018.

Por ora é isso, espero todos vocês no nosso Curso, não há tempo a perder.

Um grande abraço!

 

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Silvio Duarte

Auditor Fiscal Federal Agropecuário-AFFA, Assessor de Gabinete -Secretaria de Defesa agropecuária-SDA/MAPA, Brasília-DF (2011-2013); Autor do livro Gestão Pública: uma visão vanguardista”, pseud. Carlos Bramonte-Chiado editora; 1ª ed.; ISBN 978-989-51-1670-6; ano 2014; graduado em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual de Londrina-PR; Pós-graduado em Gestão Pública pela Faculdade Internacional Signorelli. Autor da tese: “A tributação sobre as commodities agrícolas e seu reflexo no empreendedorismo nacional”, averbada na Biblioteca Nacional, Brasília-DF, ano 2014. Habilitado ao Sistema Eletrônico de Informações- SEI pela ENAP-Escola Nacional de Administração Pública. Há 19 anos no Serviço de Inspeção Federal- SIF, foi Professor de Escola preparatória para Concursos Públicos-MAPA, Ferraz Concursos; aprovado em dois Concursos do MAPA, um para Médico Veterinário Temporário e um para Auditor Fiscal-Médico Veterinário.

  • Faça o melhor treinamento no Ponto, concurseiro! Sexta-feira, dia 21, é o último dia para você se inscrever na Turma de Elite do TRF4 (matrículas abertas até 18h). Inscreva-se: bit.ly/ponto-trf4
  • A língua portuguesa prega algumas peças na gente. Fique atento aos significados de cada palavra. ;)
  • Aquela doce ilusão... 😊
  • Que tal algumas dicas para te ajudar a se sair melhor nos estudos? ;)
  • Pronto para mais uma prova, concurseiro? A Turma de Elite é um curso completo com treinamento à altura para os melhores concursos do país. Saiba mais em: bit.ly/cursos_TJCE
  • Não espere a oportunidade surgir, vá em busca dela. 👊🏽
  • A gente sabe bem como é estudar com esses carinhas. 😂
  • Que tal um bom filme para se inspirar e descansar a mente por alguns instantes? O fim de semana chegou. Aproveite, concurseiro! ;)

Siga-nos no Instagram

Scroll Up