Olá, querido(a) amigo(a), tudo bem!

Hoje, trago para vocês uma breve explicação sobre API, acrônimo de Application Programming Interface ou, em português, Interface de Programação de Aplicativos.

O termo designa um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos que não estão interessados em detalhes da implementação do software, mas apenas em usar seus serviços.

Uma API é uma espécie de mensageiro que recebe pedidos e requisições de várias pessoas e lugares diferentes e diz para o sistema o que você quer fazer e, depois, retorna a resposta para as pessoas que pediram.

Para ficar mais claro esse conceito, irei exemplificá‑lo utilizando um dispositivo que talvez seja a primeira tela que você vê quando acorda: o seu celular. A cada instante em que você utiliza aplicativos (apps) do seu celular, como Facebook, Gmail, Instagram, etc., você está utilizando uma API, pois os apps se conectam com a internet (rede) e enviam os dados da sua requisição a um servidor. Esse servidor recupera os dados enviados, os interpreta, executa as ações necessárias para atender a sua solicitação, para somente depois enviar de volta os resultados desta solicitação. O seu app receberá os resultados da sua solicitação, os interpretará e os apresentará de maneira amigável e transparente ao usuário. O Google Maps também é um exemplo bem interessante na área de APIs. Por intermédio do seu código original, muitos outros sites e aplicações utilizam os dados do Google Maps adaptando-o da melhor forma a fim de utilizar esse serviço.





Figura. Mapa Mental sobre APIs. Fonte: Quintão (2020)

Vamos, então, à aplicação do conteúdo aprendido (teste os seus conhecimentos)!

QUESTÃO: (PAQTCPB/PREFEITURA DE PATOS – PB/TÉCNICO DE INFORMÁTICA/2010)

O termo que designa um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por programas aplicativos que não estão interessados em detalhes da implementação do software, mas apenas em usar seus serviços é:

a) Algoritmo.          

b) API.                      

c) Laço.         

d) DLL.          

e) UML.

Comentários

API é o acrônimo de Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos). Trata-se de um software intermediário que permite que duas ou mais aplicações conversem entre si.

Gabarito: B.

Por fim, aproveito para convidá-los a se inscreverem no meu Canal do Telegram: https://t.me/coachpatriciaquintao  e do Youtube: https://www.youtube.com/channel/UC-3-wE0RVk_F3ejyYhTSQfw?view_as=subscriber

Até o próximo post!

Um abraço,

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professora Patrícia Quintão

É professora de Informática para Concursos desde o ano de 2003. No Ponto dos Concursos, tem ministrado aulas de informática e tecnologia da informação desde 2009, além de integrar a equipe dos professores que atuam no Coaching para Concursos, assessorando os candidatos para que consigam atingir seu objetivo: a aprovação em concurso público, de forma mais rápida e eficiente. Auxilia também os candidatos na elaboração dos recursos (Ponto Recursos) e é coordenadora dos cursos de TI e informática do Ponto. Também tem lecionado disciplinas técnicas da área de Sistemas de Informação e Ciência da Computação, em cursos de graduação e pós-graduação, além de atuar como gerente de segurança da informação da PRODABEL-Prefeitura de Belo Horizonte/MG. É Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, Especialista em Gerência de Informática e Bacharel em Informática pela Universidade Federal de Viçosa. Atua ainda como membro: da Sociedade Brasileira de Computação, do PMI - Project Management Institute (e do Brazil Chapter do PMI, com sede em BH), da ISACA (associada também ao Capítulo Brasília), da Comissão de Estudo de Técnicas de Segurança (CE-21:027.00) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), responsável pela elaboração das normas brasileiras sobre gestão da Segurança da Informação. Tem certificações técnicas na área de segurança, gerenciamento de projetos, governança e redes, além de artigos publicados a nível nacional e internacional com temas da área de informática. Autora dos livros: - "Informática FCC - Questões comentadas e Organizadas por Assunto", e - "1001 questões comentadas de informática-CESPE", E como não poderia deixar de ser, nas horas vagas, também concurseira, tendo sido aprovada em vários concursos, como: Professora titular do Departamento de Ciência da Computação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; Professora substituta do Departamento de Ciência da Computação da UFJF; Analista de Tecnologia da Informação/Suporte, Prodabel; Analista do Ministério Público MG; Analista de Sistemas, Dataprev, Segurança da Informação; Analista de Sistemas, Infraero; Analista - TIC, Prodemge; Analista de Sistemas, Prefeitura de Juiz de Fora; Analista de Sistemas, SERPRO; Analista Judiciário (Informática), TRF 2ª Região RJ/ES, etc.

Instagram did not return a 200.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up