Olá, guerreiros!!! Em matéria de concurso, apenas precisamos perceber a arte da guerra. Hehehehehehe…

Estabelecer estratégias não deixa ser uma arte. 😉

No artigo de hoje, vou explicar para vocês a estratégia que estabeleci para “matar” questões de interpretação de texto da banca Esaf. Fique ligado!!!

Verão como fica fácil.

Preparados?!?!?!

ANAC (ANALISTA ADMINISTRATIVO/2016)

Leia os trechos a seguir e ordene-os nos parênteses de modo que preservem a coerência e a coesão textual.

(  ) Assim surgiu a Panair do Brasil, que possuía 100% do capital americano. O capital nacional só começou a entrar na empresa a partir de 1942.

(  ) Inicialmente o coronel veio conversar com o governo brasileiro para entrar na concorrência do transporte de malas postais na América do Sul.

( ) A Panair teve origem na empresa Nyrba ─ New York Rio Buenos Aires Lines Inc ─, que chegou ao Brasil através do Coronel Ralph O’ Neil, da Marinha Americana.

( ) O vôo inaugural se deu em 24 de janeiro de 1930, entre Rio de Janeiro e Fortaleza, com escalas em Campos, Vitória, Caravelas, Ilhéus, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e Natal incluindo o pernoite em Salvador. No total, a viagem durava 34h50 em cada sentido da rota.

(  ) Somente em 1930 O’ Neil conseguiu autorização para operar linhas aéreas no Brasil. A crise da bolsa de New York atrapalhou os negócios da Nyrba, que terminou por ser incorporada pela Pan American, um gigante da aviação americana.

<http://www.areliquia.com.br/Artigos%20Anteriores/58Panair.htm>. Acesso em: 13/12/2015 (com adaptações).

A sequência correta obtida é:

1) 4, 2, 1, 5, 3

2) 2, 1, 3, 4, 5

3) 1, 3, 5, 2, 4

4) 5, 1, 2, 3, 4

5) 5, 4, 2, 3, 1

Comentário:

Esta é uma questão clássica da banca. Toda prova Esaf contém uma questão assim. Aprendamos a fazê-la, então. Imprescindível desenvolvermos esse raciocínio. Vejamos.

A banca traz tópicos de texto para ordenarmos. Aqui precisaremos colocar os trechos em ordem e formar um texto coerente.

Quais aspectos necessitaremos observar, professora?

Bem!!! Se tomarmos alguns cuidados e assinalarmos algumas características do texto, ficará fácil!!! Elementos coesivos e pronomes demonstrativos (anafóricos e catafóricos) são muito importantes para delimitarmos a sequência dos parágrafos.

Treinar é primordial!!! Vamos lá…

Primeiramente, gosto de marcar quais trechos não podem ser o primeiro parágrafo. Como vejo isso, professora?

Fácil!!! Há elementos coesivos e pronomes demonstrativos que requerem informação anterior. Assim, se solicitam informação anterior, esse trecho jamais poderá ser o primeiro trecho do texto.

Observe:

(   ) Assim surgiu a Panair do Brasil, que possuía 100% do capital americano. O capital nacional só começou a entrar na empresa a partir de 1942. 

Este trecho não é o primeiro parágrafo do texto.  Eliminamos, então, a alternativaC.

(  ) Inicialmente o coronel veio conversar com o governo brasileiro para entrar na concorrência do transporte de malas postais na América do Sul. 

Caveira, não há dúvida. O trecho menciona o substantivo coronel sem mencionar quem seja. Isso quer dizer que, em outro trecho, essa menção foi feita. O que nos leva a concluir que é um elemento anafórico.

(   ) A Panair teve origem na empresa Nyrba New York Rio Buenos Aires Lines Inc , que chegou ao Brasil através do Coronel Ralph O’ Neil, da Marinha Americana. 

(   ) O vôo inaugural se deu em 24 de janeiro de 1930, entre Rio de Janeiro e Fortaleza, com escalas em Campos, Vitória, Caravelas, Ilhéus, Salvador, Aracaju, Maceió, Recife e Natal incluindo o pernoite em Salvador. No total, a viagem durava 34h50 em cada sentido da rota. à Elemento anafórico

(   ) Somente em 1930 O’ Neil conseguiu autorização para operar linhas aéreas no Brasil. A crise da bolsa de New York atrapalhou os negócios da Nyrba, que terminou por ser incorporada pela Pan American, um gigante da aviação americana. 

Substantivo próprio sem fator explicativo. O que nos leva a concluir que há parágrafo anterior com referida explicação.

Após analisar os elementos coesivos dos trecho, ficou bem fácil, não é mesmo?! Por eliminação, conseguimos “matar” a questão.

O primeiro, o segundo, o quarto e o quinto trecho da sequência não podem ser o primeiro parágrafo do texto.

Dessa maneira, a única alternativa possível é a letra A

Resposta: A

Abraços!

Professora Beatriz Assis.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professora Beatriz Assis

Analista Judiciária do Superior Tribunal de Justiça na área de revisão de textos. Tutora e conteudista de curso de Língua Portuguesa pelo STJ. Graduada em Letras (Português e Inglês), especialista em Língua Portuguesa e mestre em Educação (Linguística) pela Universidade de Brasília. É coautora do livro O Falar Candango: Análise Sociolinguística dos Processos de Difusão e Focalização Dialetais, publicado pela Editora UnB. Ministrou aulas de Português em universidade estadual e instituição de ensino pública e privada. Há um tempo, dedica-se a resolver questões de concurso e comentá-las.

  • Estude! 🤣 #VidaDeConcurseiro

Mas lembre-se de curtir também, concurseiro! 😉
  • Não se limite! Continue trabalhando para ser a sua melhor versão.
  • Prepare-se para investir nos estudos e economizar ao mesmo tempo. Separe os melhores cursos para comprar pelo melhor preço na Black Friday do Ponto! ;)
  • Relaxa, continua os estudos que na hora da prova você lembra. 😉
  • Não perca tempo e tome nota dessa dica!
  • Comece bem a sua preparação para o TCDF com os aulões gratuitos de especialistas do Ponto! Participe e reforce o conteúdo da prova: bit.ly/eventos_TCDF
  • Conhecimento não tem preço!
  • O edital da SEFAZ/RS foi publicado, concurseiro! Garanta a sua vaga com o treinamento completo da Turma de Elite do Ponto: bit.ly/SEFAZRS_elite⠀

Siga-nos no Instagram

Scroll Up