Olá, turma!

Sei que estudar contabilidade costuma assustar muita gente e gera um monte de dúvidas: Por onde começar? Como saber o que debitar e o que creditar? Que normas estão valendo? O que as bancas cobram? Como as bancas interpretam as regras? O que são os tais CPCs? E de medos: Não vou conseguir! Isso não é para mim! Odeio aquelas questões que trazem relações enormes de contas! Vou desistir desse concurso por causa da contabilidade! Já estudei tudo duas vezes e não estou progredindo, desisto! Não! Não desista! Calma!

O estudo da contabilidade é complexo. Requer aprofundamento em camadas, com uma fase servido de pré-requisito à outra. Sendo bastante singelo, temos: a apresentação dos conceitos iniciais, o aprendizado da sistemática de operação das contas, o contato com os nomes das contas e dos grupos, o entendimento da mágica que faz um evento aumentar ou diminuir o PL, o conhecimento da estrutura das apresentações, a dissecação das principais normas e, finalmente, muito, muito, muito treino. Milhares de questões resolvidas!

Não dá para fazer tudo de uma vez, por isso é normal que alguns se sintam perdidos no início, principalmente aqueles que travam a primeira batalha, o contato inicial com a matéria.

O início do estudo parece ser pesado, mas é só aparência. Em poucas aulas de contabilidade dominamos o essencial e tudo começa a se encaixar. Depois, é só resolvermos muitas questões e irmos derrubando um novo tema por aula.

Vamos ver um exemplo do que eu chamo de conceitos iniciais: a definição dos elementos das demonstrações contábeis.

Definindo os elementos das demonstrações contábeis

Nas demonstrações os itens são agrupados em classes de acordo com suas características econômicas. Essas classes são denominadas de elementos das demonstrações contábeis, e são cinco.

Elementos da posição patrimonial e financeira

  • Ativos (bens e direitos)
  • Passivos (obrigações)
  • Patrimônio líquido (o que sobra ao pagar as obrigações com os bens e direitos)

As definições oficiais dos elementos da posição patrimonial e financeira são as seguintes:

  • Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade; São os bens e direitos.
  • Passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos;
  • Patrimônio Líquido é o interesse residual nos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.

Elementos da mensuração do resultado (desempenho, performance)

  • Receitas (aumento do patrimônio líquido)
  • Despesas (diminuição do patrimônio líquido)

As definições oficiais dos elementos da mensuração do resultado são as seguintes:

  • Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da entrada de recursos ou do aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com a contribuição dos detentores dos instrumentos patrimoniais;
  • Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil, sob a forma da saída de recursos ou da redução de ativos ou assunção de passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido, e que não estejam relacionados com distribuições aos detentores dos instrumentos patrimoniais.

Muitos detalhes?

Calma, temos tempo! E eu vou explicar para vocês o passo a passo em alguns artigos aqui. Além disso, montei para vocês, aqui no site do Ponto, um curso de contabilidade que foi desenhado para tirar você do zero e prepará-lo para uma boa prova. Trata-se de um curso regular, com resolução de questões de várias bancas. Nesse curso eu vou levá-los pela mão, dos conceitos iniciais até o dia da prova.Para ajudar a assimilação de conteúdo, o curso vem com vídeos tratando dos principais pontos da disciplina.

Dê uma olhada nas aulas demonstrativas nos links a seguir, ou procure pelos meus cursos regulares no site do Ponto (basta selecionar “Regular” no filtro de concurso). Também tenho cursos regulares de outras disciplinas.

https://www.pontodosconcursos.com.br/CursosOnline/Detalhes/59923/contabilidade-geral-teoria-e-exercicios-regular-2018

https://www.pontodosconcursos.com.br/CursosOnline/Detalhes/59924/contabilidade-publica-teoria-e-exercicios-regular-2018

https://www.pontodosconcursos.com.br/CursosOnline/Detalhes/59925/contabilidade-de-custos-teoria-e-exercicios-regular-2018

Vamos que vamos!

Caros, curtam minha página do Facebook para acessar novidades sobre concursos, resoluções de questões e outras dicas. Eis o link:

http://www.facebook.com/professormarceloseco

Abraços.

Professor Marcelo Seco.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Marcelo Seco

Vou acompanhá-los nas matérias de Contabilidade Geral, Pública e de Custos, além de Auditoria e de Legislação Tributária Estadual e Municipal. Sou paulistano, graduado em Sistemas de Informação e pós-graduado em Engenharia de Software. Minha experiência no mundo dos concursos começou em 1992, ano em que fui aprovado em concursos para a Sabesp (Analista de Sistemas), Cetesb (Analista Administrativo) e Comgás (Analista Financeiro). Na época, embora tivesse passado em primeiro lugar na Comgás, acabei optando pela Sabesp, onde trabalhei por alguns anos. Em determinado momento resolvi sair da Sabesp para a iniciativa privada (sim, isso acontece, meus caros). Em meus anos no setor privado ocupei os cargos de Diretor Administrativo e Diretor Financeiro, o que me proporcionou adquirir um vasto leque de conhecimentos. Em janeiro de 2009 retomei a vida de concurseiro e, tendo sido aprovado no primeiro concurso para APOFP da Sefaz-SP, voltei ao serviço público. Em 2012 fui aprovado no concurso para AFTM do Município de São Paulo, cargo que exerci até há pouco tempo. Atualmente sou Agente Fiscal de Rendas na Sefaz-SP. Nos últimos sete anos tenho estado imerso nesse mundo e angariei conhecimento sobre as matérias que precisamos estudar e também sobre a forma correta de nos prepararmos para as provas. É esse conhecimento, associado à minha experiência como professor do Ponto e da Escola Fazendária de São Paulo, que pretendo dividir com vocês.

  • A memória também pode ser treinada, concurseiro! A fórmula de memorização do Prof. Fabiano Pereira vai te ajudar a se lembrar do que é mais importante na hora da prova. Participe do curso: bit.ly/curso_formulamemoria
  • Revelada a ganhadora do nosso sorteio de livros! Parabéns, Caroline (@_carolineroosa), bons estudos. 😄
  • Antes de começar a estudar, precisamos estabelecer um método, um caminho até o nosso objetivo. Confira 5 atitudes recomendadas pelo Prof. Bruno Fracalossi para melhorar os seus resultados: http://bit.ly/artigo_metodo
  • Dicas imperdíveis e gratuitas para a prova da AGU que vão fazer a diferença na sua preparação! Baixe o e-book e reforce o conteúdo: bit.ly/ebook_AGU
  • Foco nos estudos para poder transformar os sonhos em realidade. 😉
  • Me segura que eu vou ser nomeado! 😊
  • Abriu o edital do concurso para a Fundação Universidade de Brasília! Direcione os seus estudos com os cursos preparados pelos especialistas do Ponto. Garanta a sua vaga: bit.ly/cursos_FUB
  • Dicas para lutar contra a procrastinação e aprender a gostar dos estudos!

Siga-nos no Instagram

Scroll Up