Olá pessoal, como estão os estudos nesse período de confinamento? Mais especificamente, como você tem estudado a disciplina de Raciocínio Lógico Matemático?

Nesses tempos de polarização política, vejo na matemática mais um assunto com potencial de dividir as opiniões, isso desde o ensino fundamental, não é mesmo? Na escola sempre teve aqueles alunos que adoravam as matérias de exatas e aqueles que as odiavam.

No mundo do concurso isso não é diferente, o problema é que todos precisam acertar a maior parte das questões para chegar na sonhada aprovação em um concurso público. A questão com a matemática vem desde a formação escolar, sendo que algumas pessoas sempre gostaram e são bons em matemática e outras que não gostam e têm uma certa dificuldade para aprender essa matéria.

Na hora de se preparar para um concurso público, gosto de propor métodos diferentes para os dois públicos de concurseiros.

Para aqueles que gostam, e já sabem bem a parte de matemática, devem estudar mais atenciosamente a parte de raciocínio lógico, lendo atentamente os PDF e resolvendo muitos exercícios. Já a parte de matemática, devem passar mais rapidamente pelos PDFs e resolver mais questões, para aprender como a matéria é cobrada pelas bancas, e em caso de dificuldade em algum assunto voltar para o PDF com mais atenção.

Para aqueles que não gostam, e têm dificuldades com exatas, devem focar mais atentamente em todos os PDFs e, caso ainda tenham dificuldade, assistir vídeos e resoluções de questões dos principais assuntos. Após se familiarizarem mais com os assuntos, devem fazer muitas questões, para pegar prática e memorizar a forma de resolução, pois a maior parte das bancas perguntam sempre os mesmos assuntos e, a forma de resolver as questões, muitas vezes, são bem repetitivas.

Agora, para todos os alunos, a melhor forma de revisar a matéria é resolvendo ainda mais questões, dos variados assuntos. Uma dica importante, isso para todas as matérias, é fazer baterias de questões por assunto, e verificar o percentual de acerto de cada item, para saber qual aula você deve buscar a teoria novamente.

O importante é saber que estudando da maneira correta e resolvendo muitas questões, não importa em qual dos grupos você se encontrava antes de estudar, você será capaz de fazer a nota que irá te colocar dentro dos aprovados.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Henrique Tiezzi

É formado em Física Médica pela Unesp de Botucatu. Estudei dois anos na Europa (Itália e Inglaterra), na volta ao Brasil, trabalhei um ano com pesquisa no LNBio (Laboratório Nacional de Biociências) dentro do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) localizado em Campinas/SP. Atualmente sou Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, tendo sido aprovado no concurso de 2013.

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up