Olá pessoal, tudo bem?

Começamos 2019 como imaginávamos: com muitas reformas.

A MPV 870, de 1º de Janeiro de 2019, estabeleceu a organização básica dos órgãos da Presidência da República e dos Ministérios.

Segue a íntegra da Reforma Administrativa do novo Governo de Jair Bolsonaro.

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Mpv/mpv870.htm

Confira como fica a distribuição das principais carreiras do Poder Executivo Federal após a reestruturação dos Ministérios.

Órgãos da Presidência da República:

Art. 2º  Integram a Presidência da República:

IV – o Advogado-Geral da União;

ADVOGADO DA UNIÃO

PROCURADOR FEDERAL

V – o Gabinete de Segurança Institucional;

OFICIAL E AGENTE DA ABIN

Ministérios:

I – da Agricultura, Pecuária e Abastecimento;

AUDITOR FISCAL FEDERAL AGROPECUÁRIO

VI – da Economia;

PROCURADOR DA FAZENDA NACIONAL

AUDITOR-FISCAL E ANALISTA-TRIBUTÁRIO DA RECEITA FEDERAL

AUDITOR FEDERAL DE FINANÇAS E CONTROLE DO TESOURO NACIONAL

ANALISTA DE COMÉRCIO EXTERIOR

ANALISTA DE PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO

ESPECIALISTA EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO GOVERNAMENTAL

AUDITOR-FISCAL DO TRABALHO

IX – da Justiça e Segurança Pública;

DELEGADO, PERITO, AGENTE, ESCRIVÃO E PAPILOSCOPISTA DA POLÍCIA FEDERAL

POLICIAL RODOVIÁRIO FEDERAL

X – do Meio Ambiente;

ANALISTA DO IBAMA

XIII – das Relações Exteriores;

DIPLOMATA

XVI – Controladoria-Geral da União.

AUDITOR FEDERAL DE FINANÇAS E CONTROLE DA CGU

Observação: o Banco Central permanece com status de Ministério até que seja aprovada a sua autonomia.

Nota-se que várias das principais carreiras estão alocadas no novo Ministério da Economia, inclusive a de Auditor-Fiscal do Trabalho.

A Controladoria-Geral da União restabeleceu a sua nomenclatura original e não tem mais a denominação de Ministério da Transparência.

Foram publicadas notícias de que os sindicatos de algumas dessas carreiras estão promovendo lobbies para que ocorram incorporações em outras estruturas, conforme abaixo:

https://servidorpblicofederal.blogspot.com/2018/12/servidores-fazem-lobby-por-beneficios.html

Enfim, esse começo de governo será de muitas incertezas em relação aos concursos, pois muitas mudanças ocorrerão, como podemos ver na MP acima.

De toda sorte, todo início de mandato é assim, e os concursos ficam mais para o 2º semestre ou 2º ano do novo governo. O que é certo é que eles não acabarão. Dentro de um novo formato de provas, ou com salários iniciais reduzidos, não importa! Concurso público é a forma prevista de ingresso no serviço conforme preconiza a Constituição Federal.

Vamos esperar (estudando) que a grande demanda seja atendida pelas principais carreiras do Executivo, mesmo com a propalada política liberal anunciada pelo Ministro Paulo Guedes.

Grande abraço!

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

  • Essa é sua chance de tirar dúvidas sobre a prova de Informática da PCDF com uma especialista! Inscreva-se e participe: bit.ly/auloes_pcdf
  • Haja coração! 😂
  • O que te motivou a começar a estudar? Quando as coisas estiverem difíceis, pense na sua trajetória até aqui! 😊
  • Saber como manter a motivação diante das dificuldades diárias é o segredo para alcançar sua aprovação. Mantenha-se firme! 🙌
  • Inscreva-se no canal do Ponto no YouTube e fique por dentro de todos os nossos conteúdos! As melhores dicas para a sua aprovação estão aqui: youtube.com/VideoDoPonto
  • Martinha começou cedo, com apenas 2 matérias acumuladas. 😂 #VidaDeConcurseira
  • Não crie limites para si mesmo! Pensar positivo e acreditar no seu potencial são fundamentais para alcançar seus objetivos. ;)
  • Aprimore seus conhecimentos em Tecnologia da Informação para o concurso da SEFAZ/DF. Confira o curso da Profa. Patrícia Quintão e estude com o melhor material: bit.ly/TI_auditor_sefazdf

Siga-nos no Instagram

Scroll Up