Bom dia.

Nos meus últimos textos, tratamos de alguns aspectos acerca da competência para julgar o Presidente da República e os governadores de Estado, nas infrações penais comuns e nos crimes de responsabilidade.

E o prefeito, professor, quem julga?

Ora, ora, ora! O julgamento de prefeito é matéria disciplinada, direta e explicitamente, na Constituição Federal, no seu art. 29, X, nestes termos: “julgamento do Prefeito perante o Tribunal de Justiça”.

Nada mais fácil, certo?

Errado! Na verdade, nada é muito fácil na vida de concursando, sempre inventam alguma coisa para complicar os seus estudos! Veja, nos parágrafos seguintes, que o conhecimento apenas do art. 29, X, da Constituição Federal não resolve muita coisa na hora da prova, infelizmente!

Em que pese a existência de tal regra constitucional – afirmando ser do Tribunal de Justiça a competência para julgar o Prefeito, sem nenhuma ressalva expressa -, a jurisprudência do STF complicou um pouco a coisa, ao definir a seguinte interpretação sobre o alcance do art. 29, X, da Constituição Federal:

“A competência do tribunal de justiça para julgar prefeitos restringe-se aos crimes de competência da justiça comum estadual; nos demais casos, a competência originária caberá ao respectivo tribunal de segundo grau”. (STF, Súmula 702)

Em resumo – a partir desse entendimento do STF, e já considerando o regramento do Decreto-Lei 201/1967, que disciplina os crimes de responsabilidade de prefeitos – temos o seguinte em relação à competência para o julgamento de prefeito:

A) Crimes Comuns

A.1) crimes comuns da competência da justiça comum estadual: competência do Tribunal de Justiça – TJ;

A.2) crimes comuns nos demais casos: competência do respectivo tribunal de segundo grau (isto é, perante o Tribunal Regional Federal – TRF, no caso de crimes em detrimento da União; e perante o Tribunal Regional Eleitoral – TRE, no caso de crimes eleitorais).

B) Crimes de Responsabilidade

B.1) crimes de responsabilidade “próprios” (isto é, infrações político-administrativas sancionadas com a cassação do mandato, nos termos do art. 4º do Decreto-Lei 201/1967): competência da Câmara Municipal;

B.2) crimes de responsabilidade “impróprios” (isto é, crimes de responsabilidade sancionados com penas comuns – detenção ou reclusão -, nos termos do art. 1º do Decreto-Lei 201/1967): competência do Tribunal de Justiça – TJ.

Cuidado! É bom você ter na ponta da língua qual é, exatamente, a competência do TJ para julgar prefeitos, qual seja: o TJ só julga prefeitos nos crimes comuns da competência da justiça comum estadual (isto é, naqueles crimes comuns em que, se não houvesse foro especial, seriam eles julgados pelos Juízes de Direito) e nos crimes de responsabilidade impróprios (sancionados com penas comuns, de detenção e reclusão).

Um abraço,

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Vicente Paulo

Vicente Paulo, criador deste site, é professor preparador de candidatos para concurso público na disciplina Direito Constitucional em Brasília (DF) e em diversas Capitais. Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil desde 1997, é instrutor da Escola de Administração Fazendária (Esaf) e autor, em parceria com o Professor Marcelo Alexandrino, das seguintes obras: Direito Tributário na Constituição e no STF, Direito Administrativo Descomplicado, Direito Constitucional Descomplicado, Resumo de Direito Administrativo Descomplicado, Resumo de Direito Constitucional Descomplicado, Manual de Direito Tributário, Direito do Trabalho, Resumo de Direito do Trabalho e Controle de Constitucionalidade, todas publicadas pela Editora Método.

  • Eu e quem? 😂

#Memes #MemesBrasil #MemesConcurseiros #VidaDeConcurseiro
  • Verbos irregulares possuem uma formação diferente dos verbos regulares. Os regulares têm um padrão na formação das flexões do Simple Past e Past Participle, onde o “ed” sempre é acrescentado aos verbos no infinitivo.

#DicasdeIngles #DicasdeInglês #DicasIngles #InglesFluente #InglesOnline #Letras #DicasDeConcurso #DicasDeConcursos
  • Para mandar bem na hora da redação, concurseiro. 😉
  • A difícil rotina do concurseiro! 😂

#Memes #MemesConcurseiros #VidaDeConcurseiro
  • SORTEIO com a nossa nossa especialista em Informática e TI para concursos públicos, @coachpatriciaquintao! Participe e concorra a uma vaga de Coaching Temático com foco em Análise de Dados e Informações para o TCE RJ. 📚

Para participar do sorteio, é fácil:
- siga o @pontodosconcursosoficial e a @coachpatriciaquintao aqui no Instagram;
- marque 2 amigos;
- pode comentar quantas vezes quiser, desde que não repita a pessoa;
- não vale marcar perfis fakes ou famosos;
- deixe o perfil aberto no dia do sorteio para a gente conferir as regras!

O sorteio será realizado no dia 18/02. Boa sorte! 😉
  • Atenção, concurseiro! Chegou a hora de se preparar para a prova do SENADO com um TREINAMENTO COMPLETO! A Turma Elite conta com materiais atualizados, simulados, testes, questões comentadas e mais. Conheça: bit.ly/ponto_senado
  • Só quem é concurseira mãe de pet sabe como é! 😂

#Memes #MemesBrasil #MemesConcurseiros #VidaDeConcurseiro
  • Muita gente ainda confunde como usar cada uma. Fique atento! 😉

#DicasDeGramática #Gramática #Gramatica #Português #Portugues #Letras #DicasDePortuguês #DicasDePortugues #DicasDeConcurso #DicasDeConcursos

Siga-nos no Instagram

Scroll Up