Olá, pessoal!
Seguem os meus comentários relativos às questões de Geografia. Vislumbrei possibilidade de recursos…
Julgue os próximos itens, relativos à industrialização e à integração do Brasil ao processo de internacionalização da economia.
83 A reestruturação produtiva recente do território brasileiro promoveu, entre outros resultados, a desindustrialização da cidade de São Paulo e região metropolitana e o deslocamento das plantas industriais paulistanas para diversas regiões brasileiras e mundiais, como o sul do Brasil, o litoral nordestino, a China e países do MERCOSUL.
Errado.
Aparentemente a questão está correta, motivo pelo qual acredito que existe a possibilidade de recurso. A desindustrialização no país de fato se deu principalmente nas grandes cidades, como São Paulo, tendo as indústrias se deslocado para as pequenas e médias cidades. Como o processo de desindustrialização da região metropolitana paulista, tirando a capital, foi menor, acredito que o avaliador a considerou como fora do processo de desindustrialização, o que justificaria o gabarito dado.
84 Com a desconcentração da indústria paulista, as principais regiões metropolitanas nordestinas (Salvador, Recife, Fortaleza e São Luís) tornaram-se novas aglomerações industriais, devido a algumas condições básicas: situação geográfica adequada para a implantação de indústrias em razão da proximidade de rotas de comércio internacional; e aumento do número de empregos industriais diretos e indiretos com mão de obra barata e qualificada.
Errado.
De fato, alguns estados nordestinos beneficiaram-se da desindustrialização do Sudeste e se tornaram destino de algumas indústrias que antes funcionavam nesta região. Estas empresas, no entanto, não se instalaram de maneira significativa nas capitais. São Luís, por exemplo, minha cidade natal e apontada no enunciado, tem atividade industrial bastante incipiente.
85 O Brasil, potência regional na economia do mundo, integra redes de produção e consumo em escala global, principalmente nos setores de produção de soja, minério de ferro, óleos brutos de petróleo, automóveis de passageiros e açúcar de cana bruto.
Certo.
Em poucas palavras, a questão afirma que o Brasil é um exportador de commodities e de automóveis, o que está correto. Sobre os automóveis, é importante ressaltar que nosso país exporta principalmente para os países da América Latina e da África.
A respeito da dinâmica do agronegócio brasileiro, julgue os itens que se seguem.
86 A expansão da fronteira agrícola na Amazônia Legal é marcada por conflitos entre assentados e grandes projetos agropecuários e de mineração e por intensa devastação e desperdício dos recursos naturais e da biodiversidade, o que compromete o futuro da região.
Certo.
O enunciado lista corretamente algumas características/consequências da expansão da fronteira agrícola na Amazônia Legal:
Conflitos entre assentados e grandes projetos agropecuários e de mineração; e
Intensa devastação e desperdício dos recursos naturais e da biodiversidade.
87 A partir da adoção de políticas públicas de ocupação do território nacional durante o regime militar, a fronteira agrícola expandiu-se para o Centro-Oeste, que passou a ser visto como “celeiro do mundo”, destinado à produção de commodities como as do complexo grão carnes e à agropecuária em larga escala.
Certo.
O governo militar, no seu intuito de defender a soberania nacional, teve importantes projetos de interiorização do Brasil, como foi o patrocínio da fronteira agrícola em direção ao Centro-Oeste. A região, ainda hoje, é considerada fundamental para a atividade agropecuária brasileira.
88 A divisão territorial do trabalho existente em regiões produtivas do agronegócio é organizada em dois circuitos da economia local: o circuito superior, comandado pelas empresas e produtores hegemônicos do agronegócio, e o circuito inferior, formado a partir da agricultura camponesa não integrada diretamente à agricultura tecnificada.
Certo.
Ainda hoje, a realidade do campo brasileiro é marcada pela sua assimetria, em que de um lado estão os grandes proprietários, com produção mais sofisticada e de itens da pauta exportadora, e de outro, os pequenos produtores, com produção menos tecnológica e de produtos majoritariamente consumidos internamente.
Acerca dos movimentos migratórios internos, da estrutura etária da população brasileira e da evolução de seu crescimento no século XX, julgue os itens a seguir.
89 O baixo crescimento vegetativo da população brasileira verificado nos últimos três censos demográficos indica a diminuição do ritmo de migrações no país e o início de longo ciclo de estagnação. Centros urbanos de atração de migrantes, como Brasília, Manaus e São Paulo, diminuíram drasticamente o ritmo de crescimento econômico, justificando assim a queda do fluxo migratório de entrada e o aumento da saída de população.
Errado.
Em primeiro lugar, o baixo crescimento vegetativo da população brasileira em nada tem a ver com a diminuição do ritmo de migrações no país. Também não podemos afirmar que houve drástica queda no ritmo de crescimento econômico de Brasília, Manaus e São Paulo.
90 A dinâmica da estrutura etária da população brasileira tende ao equilíbrio quanto à quantidade de crianças, jovens, adultos e idosos: a população de idosos com maior expectativa de vida cresce tanto quanto a população em idade infantil e jovem.
Errado.
Não há o equilíbrio citado na questão. Por conta de inúmeros fatores, como melhoras na saúde, a população idosa está aumentando em nosso país, enquanto a de crianças e jovens, por conta principalmente de um melhor planejamento familiar, está diminuindo.
91 Fundamentados no aumento da expectativa de vida, que resulta em crescimento das despesas com aposentadorias, serviços de saúde e assistência social, setores da sociedade brasileira defendem a necessidade de reforma do sistema previdenciário nacional.
Certo.
O atual sistema previdenciário foi desenhado quando os brasileiros tinham uma expectativa de vida bem menor. Assim, podemos dizer que o fator expectativa de vida e sistema previdenciário são temas umbilicalmente relacionados.
No que se refere ao aproveitamento dos recursos naturais brasileiros, julgue os seguintes itens.
92 Apesar do enorme potencial das regiões Norte e Nordeste para a produção de energia eólica, a produção dessa energia limpa ainda é limitada no Brasil devido à distância entre as áreas potenciais de produção e os centros de consumo, o que representa uma barreira para a expansão da produção.
Errado.
O Nordeste tem grande potencial para a energia eólica, o mesmo, porém, não se pode afirmar sobre a região Norte. Quanto à distância entre a zona produtora e os centros de consumo, ela realmente é um problema, não chega, no entanto, a ser uma barreira.
93 Os episódios recentes de diminuição do índice pluviométrico e de estiagem prolongada nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste do Brasil colocaram em xeque a produção de energia hidrelétrica, setor estratégico para a economia nacional que, em tempos de estiagem, necessita do auxílio da produção das usinas termoelétricas, o que encarece o custo da energia no Brasil tanto para grandes quanto para pequenos consumidores.
Certo.
Em tempos de estiagem, o sistema elétrico brasileiro se vale das usinas termoelétricas, que geram energia mais cara e mais poluente.
Sabendo que a globalização pode ser definida como processo geográfico e econômico, julgue os próximos itens, relativos a aspectos atuais desse processo.
94 Com a emergência de novos atores no contexto global, surgiram novos modelos socioeconômicos de desenvolvimento concordantes com antigas identidades culturais, o que eliminou possíveis resistências a um ambiente sociocultural novo.
Errado.
Não se pode afirmar que a globalização “eliminou possíveis resistências a um ambiente sociocultural novo”, já que alguns povos se integram mais que outros culturalmente, ainda hoje.
95 A alteração nas formas de produção dos sistemas econômicos globais, fundamentada no avanço do uso das tecnologias, modifica a produção geográfica do espaço em decorrência da fragmentação político-territorial, da incorporação de novas regiões ao capitalismo internacional e do fortalecimento dos conglomerados internacionais.
Certo.
A questão é rica em informações sobre o atual processo de globalização econômica em curso, em que novos atores surgem e regiões ganham ressignificação de acordo com o seu papel na cadeia econômica global.
96 A valorização da produção de commodities e o aumento de seus preços e de sua exportação têm sido apontados como promotores de riqueza e ascensão para os países emergentes, tais como os que integram o BRICS, que passam a ser considerados importantes para a manutenção do crescimento da economia mundial.
Certo.
O fenômeno citado no enunciado se enquadra bem com o contexto econômico vivido pelo Brasil na década de 2000. Atualmente, observa-se forte queda nos preços das commodities que beneficiavam o Brasil, especialmente a do Petróleo.
97 Ao facilitar a integração entre Estados e mercados, a globalização aumenta os controles econômicos, intensifica o desenvolvimento e, por conseguinte, confere uniformidade à governança global.
Errado.
Como vimos em aula, o processo de globalização é assimétrico, não se podendo falar em uniformidade global. Ademais, não se pode falar também sobre aumento de controles econômicos.
O crescimento da população mundial tem preocupado as instituições internacionais porque articula vários aspectos da vida humana, desde o meio ambiente e o desenvolvimento econômico até a habitação e o crescimento das cidades. Considerando essas informações, julgue os itens seguintes.
98 Baixos índices de desenvolvimento educacional em países dos continentes africano e asiático são fatores explicativos para as altas taxas de urbanização ali verificadas.
Certo.
Prezado aluno, eu realmente não entendi a lógica do avaliador neste enunciado, tendo em vista que os fatores apontados não guardam relação entre si conforme apontado. No meu entender, cabe recurso nesta questão.
99 A abertura de fronteiras agrícolas pelos conglomerados internacionais interfere nas taxas de urbanização de países em desenvolvimento porque articula a agricultura às tecnologias avançadas de produção.
Certo.
A questão explica a influência da tecnologia na agricultura e na urbanização.
100 As taxas de natalidade, a expectativa de vida e o fluxo de migrações são os aspectos que caracterizam e determinam o surgimento de cidades globais.
Errado.
Estas cidades se caracterizam por conta de sua condição hierárquica nas cadeias internacionais, e não por aspectos demográficos.
101 As cidades pequenas e médias tendem a apresentar menor crescimento demográfico no futuro devido ao seu modesto desenvolvimento tecnológico.
Errado.
Primeiro, é incorreto fazermos uma correlação conforme apontado pelo enunciado, em que cidades médias e pequenas possuiriam, necessariamente, menor desenvolvimento tecnológico – isto não é verdade. Também não podemos afirmar, necessariamente, que cidades menores possuem menores taxas de crescimento demográfico.
Com relação ao desenvolvimento humano e a proteção ao meio ambiente, julgue os próximos itens.
102 Entre os indicadores que compõem o cálculo do índice de desenvolvimento humano (IDH) — longevidade, educação e renda —, a renda possui maior peso, uma vez que indica o atendimento às necessidades básicas do ser humano, como moradia, alimentação e trabalho.
Errado.
Os três fatores possuem o mesmo peso.
103 Observa-se uma tendência de diminuição do aquecimento global e da degradação em decorrência das ações coletivas de mitigação dos problemas ambientais adotadas pelos países signatários do protocolo de Quioto e da Rio+20.
Errado.
Apesar do aparente esforço mundial para diminuição do aquecimento global, espera-se que este fenômeno continue ocorrendo nas próximas décadas.
No que se refere à divisão internacional do trabalho e seu impacto na reestruturação mundial dos territórios e na formação do espaço da acumulação global, julgue o item a seguir.
104 As transformações da produção fordista — produção em massa — para a produção flexível fortalecem a hierarquia urbana, devido à valorização do capital local e da regulação social.
Certo.
Apesar de o gabarito ter considerado a questão como certa, sabemos que o capital flexível, que tem fácil movimentação pelos países e que é característica do atual estágio do capitalismo, favorece o deslocamento da riqueza por diversas regiões do globo. Assim, considero que esta questão é passível de recurso.
Abraços!
Professor Danuzio Neto.