Pessoal, a CESPE liberou hoje as provas do concurso para aABIN.

No que diz respeito às questões de Gestão de Pessoas da prova de Oficial Técnico de Inteligência – área 1,  informo que não vislumbro recursos. Esta parte da prova foi muito tranquila. Todas as questões poderiam ser respondidas facilmente com o material que preparamos aqui no ponto.

Os gabaritos estão coerentes, inclusive de acordo com o conteúdo que ministrei nas aulas do curso TURMA DE ELITE PARA A ABIN.

Vejam abaixo as questões comentadas da prova!

Julgue os próximos itens, referentes ao conceito de gestão de pessoas e à função do órgão responsável pela gestão de pessoas nas organizações.

(CESPE/ABIN/2018/OFICIAL TECNICO DE INTELIGÊNCIA/ AREA 01)

97 É recomendado que os órgãos responsáveis pela gestão de pessoas implementem políticas para aumentar a qualidade de vida no trabalho e garantir que as condições de trabalho sejam excelentes para os empregados.

Comentário

Perfeito, pessoal! Sem problemas esta afirmativa! Aos órgãos públicos recomenda-se que estabeleçam políticas e práticas que aumentem a QVT (qualidade de vida no trabalho), isto implica em melhorar as condições de trabalho.

Portanto, a afirmativa está CERTA!

(CESPE/ABIN/2018/OFICIAL TECNICO DE INTELIGÊNCIA/ AREA 01)

98 Do ponto de vista de gestão de pessoas, os empregados vinculados à organização compõem o patrimôniofísico da organização.

Comentário

Negativo, pessoal! O patrimônio físico de uma organização são seus móveis e imóveis.

Segundo Chiavenato os aspectos fundamentais em que se baseia a gestão de pessoas são:

  1. As pessoas como seres humanos. As pessoas não são recursos. São seres dotados de individualidades, histórias particulares, habilidades.
  2. As pessoas como ativadores inteligentes de recursos      organizacionais. São as pessoas que impulsionam as organizações. Não   são elementos inertes e passivos. É o elemento fundamental para a inovação e competitividade.
  3. As pessoas como parceiros da organização. As pessoas são parceiros das organizações. São elas que dotam a organização de inteligência e a conduzem ao sucesso. Como parceiros fazem investimento e esperam um retorno em forma de salário, benefícios e reconhecimento.

Portanto, a afirmativa está ERRADA!

A respeito do comportamento organizacional, do clima e da cultura organizacional no âmbito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens que se seguem.

(CESPE/ABIN/2018/OFICIAL TECNICO DE INTELIGÊNCIA/ AREA 01)

99 Clima organizacional relaciona-se à percepção de funcionários da organização sobre o sistema de punição por ela imposto para coibir práticas de corrupção e má gestão.

Comentário

Nada disso, minha gente! O clima Organizacional refere-se à percepção dos indivíduos sobre diferentes aspectos da empresa. Segundo o professor  Roberto Coda , o “clima é o indicador do grau de satisfação dos membros de uma empresa, em relação a diferentes aspectos da cultura ou realidade aparente da organização, tais como políticas de RH, modelo de gestão, missão da empresa, processo de comunicação, valorização profissional e identificação com a empresa”. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

(CESPE/ABIN/2018/OFICIAL TECNICO DE INTELIGÊNCIA/ AREA 01)

100 O comportamento organizacional refere-se primordialmente à forma como as organizações se relacionam entre si, com foco no aumento de sua eficiência e efetividade.

Comentário

Negativo, pessoal! O Comportamento organizacional é o estudo do comportamento dos indivíduos e grupos em situação de trabalho e seus impactos no ambiente empresarial. O comportamento organizacional refere-se ao relacionamento entre os indivíduos de uma organização, em como se exerce a liderança ou quais estilos são adotados, em qual o nível de motivação dos indivíduos, etc.

Portanto, a afirmativa está ERRADA!

Com relação ao quadro de lotação de pessoal (QLP) e à análise de cargos no âmbito da gestão de pessoas nas organizações, julgue os itens seguintes.

(CESPE/ABIN/2018/OFICIAL TECNICO DE INTELIGÊNCIA/ AREA 01)

101 A análise de cargos baseia-se, entre outros fatores, no levantamento dos aspectos extrínsecos que o cargo exige, ou seja, no levantamento dos requisitos que o cargo demanda de seus ocupantes.

Comentário

Perfeito, pessoal! a análise de cargos ocupa-se na descrição das atividades e na especificação dos requisitos necessários para se ocupar um determinado cargo. Portanto, a afirmativa está CERTA!

(CESPE/ABIN/2018/OFICIAL TECNICO DE INTELIGÊNCIA/ AREA 01)

102 O QLP da organização é composto somente pelos postos de trabalho ocupados.

Comentário

Nada disso, pessoal! O QLP (quadro de lotação de pessoal) refere-se ao conjunto de cargos existentes na organização, tanto os ocupados como os desocupados. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

Considerando o disposto no Decreto n.o 7.133/2010 e na Lei n.o 8.112/1990, além da avaliação de desempenho, julgue os itens a seguir.

(CESPE/ABIN/2018/OFICIAL TECNICO DE INTELIGÊNCIA/ AREA 01)

103 De acordo com a Lei n.o 8.112/1990, é dever do servidor atender o público em geral com presteza, fornecendo as informações requeridas, salvo aquelas protegidas por sigilo.

Comentário

Perfeito, pessoal! É o que dispõe o artigo 116, inciso V da lei 8.112/90

Art. 116.  São deveres do servidor:

V – atender com presteza:

a) ao público em geral, prestando as informações requeridas, ressalvadas as protegidas por sigilo;

Portanto, a afirmativa está CERTA!

(CESPE/ABIN/2018/OFICIAL TECNICO DE INTELIGÊNCIA/ AREA 01)

104 A avaliação de desempenho tem como finalidade melhorar o desempenho da pessoa avaliada e gerar informações para apoiar a tomada de decisões a respeito dessa pessoa no âmbito da gestão de pessoas.

Comentário

Exatamente, pessoal! O objetivo da avaliação de desempenho é ajudar a melhorar a performance do servidor e gerar dados para as tomadas de decisões acerca das políticas de gestão de pessoas, por exemplo, em relação a treinamentos e alocação de pessoas nas atividades da organização. Portanto, a afirmativa está CERTA!

(CESPE/ABIN/2018/OFICIAL TECNICO DE INTELIGÊNCIA/ AREA 01)

105 Conforme o Decreto n.o 7.133/2010, as metas de avaliação de desempenho institucional devem ser divididas em metas globais e metas intermediárias, sendo as metas intermediárias elaboradas em consonância com as metas globais.

Comentário

Perfeito, pessoal! as metas intermediárias são desdobradas das metas globais, ou seja, precisam ter consonância com as metas globais, pois são derivadas dela. É o que especifica o paragrafo 5 do artigo 5 do Decreto 7.133/2010:

Art. 5º  A avaliação de desempenho institucional visa a aferir o alcance das metas organizacionais, podendo considerar projetos e atividades prioritárias e condições especiais de trabalho, além de outras características específicas.

5º As metas intermediárias de que trata o inciso II do § 1º deverão ser elaboradas em consonância com as metas globais, podendo ser segmentadas, segundo critérios geográficos, de hierarquia organizacional ou de natureza de atividade.

Portanto, a afirmativa está CERTA!

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Marcelo Camacho

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2015). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2014). Graduado em Gestão de recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2000). Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ (2007) e Licenciado em Ciências Sociais pela UERJ (2007). Possui Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Gama Filho (2009) e Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2014). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz e Professor na Universidade Estácio de Sá.

  • Evite ações que prejudicam o seu rendimento, concurseiro. 😉
  • A gente fica como mesmo? 😂
  • Ser concurseiro não é uma tarefa fácil, mas é possível conciliar o seu bem-estar com esse estilo de vida. O Prof. Wallace Pinheiro preparou um artigo com práticas para melhorar a sua rotina. Confira: bit.ly/artigo_estilodevida
  • Nada é impossível quando temos determinação para alcançar nossos objetivos. 👊🏽
  • Atenção, concurseiro! Está aberto o prazo recursal da AGU para todos os cargos. Nossos professores especialistas estão prontos apara te ajudar a escrever o melhor argumento. Garanta seu recurso aqui: bit.ly/ponto_recurso
  • Às vezes, o dia a dia nos prega algumas peças. Por isso, é preciso estar atento à pronúncia e escrita de algumas palavras. 😉
  • Todo mundo já jogou esse jogo. 🙄
  • Não está sendo fácil! Vamos colocar a matéria em dia pra não tomar spoiler! 😂

Siga-nos no Instagram

Scroll Up