Olá, pessoal!

Seguem os meus comentários relativos às questões de História. Não vislumbrei possibilidade de recursos.

Entre 1894 e 1945 ocorreram mudanças que modernizaram as estruturas sociais, econômicas e políticas do Brasil. A respeito desse período histórico, julgue os itens seguintes.

61 A Revolução de 1930 foi antecedida por uma série de levantes populares contrários à carestia e ao excesso da jornada de trabalho que, em 1929, ocorreram em diversas capitais estaduais.

Errado

A onda de greve sobre a qual fala a questão se deu em 1917 e foi causada, principalmente, por influencia da Revolução Russa ocorrida naquele mesmo ano e da carestia.

62 O primeiro período Vargas (1930–1945) foi marcado por várias iniciativas — promoção do sistema educativo, sistematização e ampliação da legislação trabalhista e apoio à industrialização — e por medidas políticas — acordo político de 1932 com a oligarquia paulista, tortura a presos políticos, censura à imprensa durante o Estado Novo, e a adesão de Getúlio Vargas ao integralismo.

Errado

Vamos aproveitar o enunciado para guardar alguns pontos importantes.

O primeiro período Vargas (1930–1945), de fato, foi marcado pela promoção do sistema educativo, pela sistematização e ampliação da legislação trabalhista e pelo apoio à industrialização. No entanto, não podemos afirmar que Getúlio Vargas aderiu ao integralismo.

63 Durante o governo de Prudente de Moraes, a aliança entre as elites políticas estaduais e o republicanismo jacobino viabilizou a instituição da política dos governadores.

Errado

A política dos governadores foi instituída durante o governo Campos de Sales.

64 Na Primeira República, os coronéis eram figuras políticas importantes, mas, para beneficiar os eleitores, dependiam de outras instâncias de poder.

Certo

De fato, os coronéis eram figuras políticas importantes, mas precisavam da ajuda de outros políticos para beneficiarem seus eleitores.

65 Os aspectos socioeconômicos da Primeira República incluem a depreciação cambial da moeda nacional, a imigração, o surgimento do colonato na área rural e de operários nos centros urbanos.

Certo

Durante a Primeira República, houve:

Depreciação cambial da moeda nacional;

Grande presença de imigrantes;

Surgimento do colonato na área rural e de operários nos centros urbanos.

No que se refere ao período democrático de 1945 a 1964, julgue os itens a seguir.

66 Na eleição presidencial de 1950, Getúlio Vargas contou com o apoio do governador de São Paulo, Ademar de Barros, e foi o candidato mais votado nesse estado.

Certo

De fato, Vargas teve o apoio de Ademar de Barros e foi realmente o candidato mais votado em São Paulo.

67 No governo Juscelino Kubitschek, a falta de capitais privados para promover a industrialização brasileira e a expansão da fronteira agrícola, levou à criação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDE), instituição que financiou projetos industriais com juros subsidiados utilizando recursos do Tesouro Nacional.

Errado

Quem criou o BNDE foi Getúlio Vargas. Ademais, não faltou capital privado para promover a industrialização do país durante o governo JK.

68 A oposição das elites conservadoras ao governo de João Goulart acirrou-se devido ao sucesso financeiro e às reformas estruturais do Plano Trienal.

Errado.

O Plano Trienal foi um grande fracasso.

69 A Constituição de 1946, embora garantisse a livre manifestação, não tolerava a propaganda de processos violentos considerados subvertedores da ordem política e social.

Certo

Vamos direto ao texto constitucional citado, em seu artigo 141 §5º, buscar a resposta: “é livre a manifestação do pensamento, sem que dependa de censura, salvo quanto a espetáculos e diversões públicas, respondendo cada um, nos casos e na forma que a lei preceituar pelos abusos que cometer. Não é permitido o anonimato. É assegurado o direito de resposta. A publicação de livros e periódicos não dependerá de licença do Poder Público. Não será, porém, tolerada propaganda de guerra, de processos violentos para subverter a ordem política e social, ou de preconceitos de raça ou de classe”.

Com relação ao regime militar instituído em 1964, julgue os itens subsequentes.

70 O denominado milagre econômico resultou da intervenção do Estado na economia por meio da indexação dos salários, da concessão de créditos subsidiados e da isenção de tributos.

Certo

O enunciado aponta alguns, não todos, fatores responsáveis pelo “milagre econômico”, como indexação dos salários, concessão de créditos subsidiados e isenção de tributos.

71 O apoio dos militares ao processo de distensão política iniciado no governo do general Ernesto Geisel foi unânime, pois tinha como finalidade controlar o processo de transição para a democracia.

Errado

Falar em unanimidade em questão do Cespe é quase pedir pra marcar errado. Neste caso, não houve unanimidade por conta da chamada “linha dura”, que não concordavam com os planos de Geisel em relação à transição para a democracia.

O período entre 1870 e 1914 caracterizou-se por importantes mudanças na história mundial. A esse respeito, julgue os itens a seguir.

72 Nas últimas três décadas do século XIX, o desenvolvimento do capitalismo europeu resultou em maior urbanização, no crescimento do número de trabalhadores fabris e no surgimento de movimentos políticos favoráveis à classe operária.

Certo

Enunciado simples e sem grande possibilidade de questionamento.

73 Como resultado do expansionismo europeu do final do século XIX, os portugueses colonizaram o litoral de Angola e Moçambique, mas não conseguiram avançar para o interior desses territórios.

Errado

A colonização portuguesa em Angola e Moçambique, que se iniciou bem antes do Neocolonialismo do século XIX, também abarcou a interiorização destes territórios.

74 No final do século XIX, o Japão tornou-se uma potência colonialista, como o demonstra a Primeira Guerra Sino-Japonesa.

Certo

Este período se desenvolveu com a Restauração Meiji, quando o Japão passou a buscar protagonismo na Ásia.

75 A Encíclica RerumNovarum apontou como uma das causas dos conflitos sociais a subjugação de uma multidão de proletários a um pequeno número de indivíduos ricos.

Certo

Vamos conhecer o texto da Encíclica para tirarmos nossas conclusões:“a  usura voraz veio agravar ainda mais o mal. Condenada muitas vezes pelo julgamento da Igreja, não tem deixado de ser praticada sob outra forma por homens ávidos de ganância, e de insaciável ambição. A tudo isto deve acrescentar-se o monopólio do trabalho e dos papéis de crédito, que se tornaram o quinhão dum pequeno número de ricos e de opulentos, que impõem assim um jugo quase servil à imensa multidão dos proletários”.

Agosto de 1945: o trágico fim da Segunda Guerra Mundial reiterou e amplificou agosto de 1914, a deflagração da Primeira Guerra Mundial. Esse intervalo destruiu para sempre um mundo de antigas certezas e seguranças. Demétrio Magnoli e Elaine S. Barbosa. Liberdade versus igualdade: o mundo em desordem. Rio de Janeiro: Record, 2011, v. I, p. 433 (com adaptações). A partir do fragmento de texto precedente, que tem caráter unicamente motivador, julgue os próximos itens.

76 Como resposta à depressão econômica de 1929, os Estados Unidos da América, o Reino Unido, a França e a Alemanha voltaram a utilizar o padrão-ouro no início da década de 1930.

Errado

A partir de 1929, o padrão-ouro deixou, gradativamente, de ser utilizado por estes países.

77 A defesa do papel dominante do Estado na organização das sociedades é característica comum ao comunismo, ao fascismo e ao nazismo.

Certo

Todos estes regimes totalitários dão protagonismo ao papel do Estado.

78 Em 1914, Benito Mussolini, expoente da esquerda do Partido Socialista Italiano, posicionou-se a favor da participação da Itália na Primeira Guerra Mundial.

Certo

Benito Mussolini foi a favor da entrada da Itália na Primeira Guerra Mundial.

79 Em seu testamento político, Lênin nomeou Josef Stálin como seu sucessor à frente do Partido Comunista Soviético por considerá-lo o indivíduo capaz de dar continuidade ao combate ao “chauvinismo grã-russo”.

Errado

Lênin foi opositor da ascensão de Stálin.

Com relação à nova ordem mundial instituída ao fim da Segunda Guerra Mundial, julgue os itens subsequentes.

80 A Guerra Fria iniciou-se na década de 50 do século XX, a partir do antagonismo entre os Estados Unidos da América e a União Soviética quanto à reunificação das duas Coreias.

Errado

A Doutrina Truman é considerada o ponto de partida da Guerra Fria. A Guerra das Coreias, que ocorreu apenas a partir de 1950, já foi fruto das tensões da Guerra Fria.

81 Após a Segunda Guerra Mundial, levantes populares em vários países da Europa Oriental instalaram regimes socialistas que se aliaram à União Soviética, compondo o Pacto de Varsóvia.

Errado.

Após a Segunda Guerra Mundial, a União Soviética, gradativamente, foi colocando vários grupos no poder dos países do leste europeu.  Estes, portanto, não chegaram ao poder graças a levantes populares, mas a partir da orientação do partido soviético.

82 A invasão da Tchecoslováquia, em 1968, pelas tropas do Pacto de Varsóvia evidenciou a crise então vivenciada pelo sistema socialista.

Certo

O bloco soviético também teve contestação dos seus membros, fenômeno que também se repetiu dentro do bloco capitalista. Como maior manifestação do bloco soviético, temos o movimento da Primavera de Praga, que foi sufocado, como afirma a questão, com o acionamento do Pacto de Varsóvia.

Abraços!

Professor Danuzio Neto.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Danuzio Neto

Licenciado em letras pela Universidade Estadual do Maranhão, exerce, atualmente, o cargo de Agente Fiscal de Rendas da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo. Anteriormente, já exerceu também os cargos de Técnico Judiciário do Tribunal Regional do Trabalho da 16ª Região e de Escriturário do Banco do Brasil.

Instagram did not return a 200.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up