A Comissão de Valores Mobiliários (Concurso CVM) confirmou o envio de uma nova solicitação para abertura de concurso público. O quantitativo vagas solicitadas não foi divulgado. Entretanto, conforme dados da autarquia, existem 155 cargos vagos.

Em 2017 e 2018, a CVM também solicitou abertura de concurso.  Desde então, o certame é um dos mais aguardados. Isso deve-se também a uma grave carência no quadro pessoal, tornando ainda mais necessária a realização de uma nova seleção, afinal o déficit de pessoal pode chegar a 31% em 2018.

De acordo com Tania Ribeiro, superintendente  administrativo-financeiro da CVM, a falta servidores acaba sobrecarregando os demais funcionários. “Estamos a sete anos sem concursos. Então, esse déficit se torna gradativamente mais expressivo. E isso, é claro, gera dificuldades.”

Cargos do Concurso CVM

A remuneração inicial do cargo de Agente Executivo  chega a R$ 5.634,43. Enquanto que, para os cargos de Analista e Inspetor, ambos de nível superior, os  vencimentos iniciais são de R$ 16.933,64.

Inspetor: Atua na fiscalização das entidades supervisionadas pela CVM, planejando e executando inspeções e instruindo processos sancionadores. Observações: o candidato deverá ter disponibilidade para viagens de inspeção.  O cargo requer nível superior em qualquer área de formação.

Agente Executivo:  Fornece o suporte especializado à execução das atividades da CVM, prestando apoio a Analistas e Inspetores em atividades de natureza técnico-administrativas.

De acordo com o último edital, as atribuições do cargo de Analista variam conforme a área de especialidade escolhida, bem como a formação requerida.  As especialidades de: Analista – Planejamento e Execução Financeira, Analista – Recursos Humanos, Analista – Infraestrutura de TI, Analista – Sistemas, Analista – Mercado de Capitais, exigem  curso superior concluído, em nível de graduação, em qualquer área de formação. As demais carreiras exigem formação específica.

Último Concurso CVM

O último Concurso foi realizado em 2010 e organizado pela Esaf (Escola de Administração Fazendária).  Assim sendo, os candidatos foram avaliados por meio de  provas:

– Língua Portuguesa,

– Conhecimentos Contemporâneos,

– Estrutura do Mercado de Valores Mobiliários,

– Conhecimentos Básicos de Administração

– Administração Pública.

Conforme o edital, a oferta foi de 20 vagas para Inspetor, 80 para Analista, em diversas áreas, e 50 para Agente Executivo. Acesse AQUI o edital de 2010.

Sobre a CVM

 A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07/12/1976 pela Lei 6.385/76, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

A saber, a CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária.

Concurso CVM

Receba nossas novidades por e-mail

  • Dica para a prova e para o dia a dia também! 😉
  • Seu conhecimento é a sua riqueza! 😉
  • A gente vai todo empolgado olhar o edital e... 😂
  • Alguns macetes pra te ajudar a resolver a prova com mais tranquilidade. 😉
  • A Nataly Rodrigues contou pra gente como o Coaching do Ponto a ajudou a superar as dificuldades nos estudos e a conquistar o 2º lugar para o Cargo de Consultor Legislativo da CLDF. Conheça essa história: bit.ly/ponto-entrevista-nataly
  • E aí, concurseiro, qual será a sua sorte? 1, 2, 3... valendo! 😄
  • Alguns verbos possuem uma pronúncia estranha quando no presente do indicativo, mas não se engane: estão corretos. 😉
  • Venha aprimorar seus conhecimentos em Gestão e Infraestrutura para o concurso IBGE com o Prof. Marcelo Camacho. Encontre o melhor material no Ponto! Inscreva-se no link: bit.ly/temporaria_IBGE

Siga-nos no Instagram

Scroll Up