O pedido do Concurso CVM já foi enviado ao Ministério da Fazenda! O próximo passo é encaminhar a solicitação ao MPOG (Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão) para aprovação. A data limite para esse processo é 31 de maio.

A solicitação foi feita para os cargos de Agente Executivo, Analista e Inspetor. Não foi informado o quantitativo de vagas, mas especula-se que seja 127 vagas.

O cargo de Agente Executivo requer nível médio completo. O salário inicial  chega a R$5.634,43. Já os cargos de Analista e Inspetor os  vencimentos iniciais são de R$16.933,64. Ambos os cargos requerem o nível superior.

A expectativa para a realização do concurso público é grande. Principalmente devido ao baixo número de servidores na ativa no CVM atualmente (500 servidores ativos). Isso pode contar negativamente na inspeção do órgão federal , que acontece este ano. A inspeção é realizada pelo FMI e pelo Banco Central. O último Concurso  foi realizado em 2010.

“Indicamos nos relatórios do Plano de Supervisão Baseada em Risco que o déficit de servidores da autarquia poderá acarretar prejuízos diretos às atividades da entidade, em especial, as de supervisão e sanção. Assim, entendemos que a realização de concurso público é fundamental, a fim de que possa ser recomposto o quadro de servidores da autarquia, mitigando, assim, o risco de prejuízos diretos às atividades da CVM e assegurando que a autarquia continue sendo referência global de regulação do mercado de capitais, conforme reconhecido em recentes avaliações e inspeções internacionais.”, declarou o presidente da autarquia, Leonardo Perreira.

Sobre o CVM

Segundo o site oficial,  a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) foi criada em 07/12/1976 pela Lei 6.385/76, com o objetivo de fiscalizar, normatizar, disciplinar e desenvolver o mercado de valores mobiliários no Brasil.

A CVM é uma entidade autárquica em regime especial, vinculada ao Ministério da Fazenda, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, dotada de autoridade administrativa independente, ausência de subordinação hierárquica, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária.

Obtenha mais detalhes sobre o Regimento Interno da CVM, acesse a Portaria do Ministério da Fazenda nº 327/77.

Em 2013, a CVM reformulou sua estratégia institucional e lançou o seu atual Plano Estratégico, reafirmando valores e propósito e definindo os Objetivos Estratégicos com projeção para 2023. Acesse o documento em Plano e Indicadores e obtenha mais informações a respeito da estratégia da instituição.

Último Concurso CVM

O último certame do CVM foi realizado em 2010. A organizadora foi a Esaf (Escola de Administração Fazendária). Os candidatos foram avaliados por meio de  provas de Língua Portuguesa, Conhecimentos, Contemporâneos, Estrutura do Mercado de Valores Mobiliários, Conhecimentos Básicos de Administração e Administração Pública.

  • Concurso: Concurso CVM.
  • Situação: solicitado.
  • Vagas: não confirmado.
  • Cargos: Analista, Agente Executivo e Inspetor.
  • Banca: não definido.

Receba nossas novidades por e-mail

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up