Um novo concurso para a carreira de Diplomata (Concurso Diplomata) pode ser realizado no segundo semestre de 2019, conforme informações do Ministério das Relações Exteriores. O certame deve manter uma estrutura similar aos concursos dos anos anteriores.

O quantitativo de vagas ainda não foi confirmado, entretanto, a expectativa é que haja a oferta de 20 a 30 vagas. A carreira exige nível superior em qualquer área de formação.

Sobre o Concurso Diplomata 2018

Em 2018 o edital ofertou 26 vagas imediatas, conforme o documento de abertura.

Os aprovados ingressam na carreira como Terceiros Secretários do Ministério das Relações Exteriores, com remuneração inicial de R$ 18.517,83. O curso de formação tem duração de um ano e meio e é ministrado pelo Instituto Rio Branco.

Concurso Diplomata foi dividido em 3 fases, de acordo com o cronograma. Na primeira, os candidatos foram submetidos a prova objetiva, de caráter eliminatório, contendo 73 questões de Língua Portuguesa, Língua Inglesa, História do Brasil, História Mundial, Política Internacional, Geografia, Noções de Economia e Noções de Direito e Direito Internacional Público.

Já a segunda fase foi composta por prova discursiva de Inglês e Português. A realização dessa prova,será limitada aos 300 primeiros classificados na primeira fase.

Por fim, na terceira fase os candidatos realizaram prova discursiva composta de questões de História do Brasil, Geografia, Política Internacional, Língua Inglesa, Noções de Economia, Noções de Direito e Direito Internacional Público além de Língua Francesa e Língua Espanhola.

Concurso MRE Diplomata tem validade de 90 dias, sem possibilidade de prorrogação. A seleção para carreira é realizada anualmente

  • Concurso: Ministério das Relações Exteriores, Diplomata.
  • Situação: edital previsto.
  • Banca: a definir.
  • Vagas: a definir.
  • Cargos: Terceiro-Secretário do MRE.
  • Remuneração: a partir de R$18 mil.

Receba nossas novidades por e-mail

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up