Ótima notícia! O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, Cebraspe, foi escolhido para organizar o Concurso Público do Ministério Público da União. A Dispensa de Licitação foi divulgada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira, 16 de agosto. A previsão é que o edital seja divulgado em outubro.

O MPU está com edital de remoção interna aberto para Técnicos e Analistas. Esse processo costuma anteceder a realização de novos concursos.

Edital previsto para outubro

No dia 11 de abril aconteceu uma reunião entre os Representantes do órgão e do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU).

De acordo com o diretor do SindMPU, Darci Rodrigues:  “O orçamento está dificultando a contratação de pessoal, no entanto, a previsão que nos foi passada é que o edital do concurso seja publicado em meados de outubro”.

Conforme o o secretário-geral, Alexandre Sarmanho, a alternativa foi buscar junto aos quatro ramos do MPU o valor necessário para realização do certame. Dessa forma, o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT) contribuiriam com uma quantia  para que a seleção possa acontecer. O Ministério aguarda o retorno da solicitação para saber se possui esse orçamento.

O secretário-geral do órgão, Alexandre Camanho já havia confirmado que o MPU tem objetivo de divulgar o novo certame para técnicos e analistas até o final do ano.

“Temos a perspectiva de, até o fim do ano, fazer um concurso para analistas, técnicos administrativos e técnicos de segurança para as vagas que não impactarão nosso orçamento, bem como para formar um cadastro reserva”, disse Camanho.

Sobre o Concurso MPU

No dia 30 de agosto foi divulgado a Portaria 84.

O documento fixa as atribuições, bem como os requisitos para os cargos de ensino médio e superior. Confira abaixo:

Sendo que este concurso não está previsto no orçamento, as vagas  ofertadas precisam ser as decorrentes de exoneração. Isto se deve  as restrições orçamentárias impostas pela Emenda Constitucional 95.

Ainda não se sabe o quantitativo de vagas decorrentes de exoneração existem no MPU. Portanto, este levantamento será realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas.

O último Concurso MPU aconteceu em 2015 e foi organizado pelo Cespe.

Conforme o edital, o certame ofertou oportunidades para os cargos de:

-Analista (Áreas: Atuarial, Finanças e Controle e Engenharia Química)

-Técnico (Área: Segurança Institucional e Transporte).

Confira AQUI o edital.

Sobre o Concurso MPU Procurador

Além disso, o Ministério Público da União estuda a realização do Concurso MPU ainda em 2018, para o cargo de Procurador. Em nota publicada no Boletim Interno do órgão, Alexandre Camanho, destacou o retorno do 29º Concurso de Procuradores da República.

“A PGR assinou uma delegação com o objetivo de firmar um ajustamento de conduta para que possamos dar o prosseguimento imediato ao concurso. A ideia é validar o edital e os atos subsequentes e, se forem dados os encaminhamentos, será possível nomear sete procuradores da República em novembro deste ano“.

O último Concurso MPU para Procurador foi realizado em 2016. Entretanto, o certame foi anulado por não trazer a reserva de 20% das vagas para candidatos negros. De acordo com o edital, a oferta foi de 82 oportunidades. Acesse o documento AQUI.

  • Concurso: Ministério Público da União.
  • Situação: edital previsto para outubro.
  • Vagas: a definir.
  • Cargos:  Analista e Técnico do MPU.
  • Escolaridade: nível médio e superior.
  • Remuneração: até R$11. 345,90.
  • Banca Organizadora: Cespe.

Comece a se preparar para o Concurso MPU já! Confira nossos cursos!

 

Receba nossas novidades por e-mail

  • Dica para a prova e para o dia a dia também! 😉
  • Seu conhecimento é a sua riqueza! 😉
  • A gente vai todo empolgado olhar o edital e... 😂
  • Alguns macetes pra te ajudar a resolver a prova com mais tranquilidade. 😉
  • A Nataly Rodrigues contou pra gente como o Coaching do Ponto a ajudou a superar as dificuldades nos estudos e a conquistar o 2º lugar para o Cargo de Consultor Legislativo da CLDF. Conheça essa história: bit.ly/ponto-entrevista-nataly
  • E aí, concurseiro, qual será a sua sorte? 1, 2, 3... valendo! 😄
  • Alguns verbos possuem uma pronúncia estranha quando no presente do indicativo, mas não se engane: estão corretos. 😉
  • Venha aprimorar seus conhecimentos em Gestão e Infraestrutura para o concurso IBGE com o Prof. Marcelo Camacho. Encontre o melhor material no Ponto! Inscreva-se no link: bit.ly/temporaria_IBGE

Siga-nos no Instagram

Scroll Up