A comissão interna responsável pelo Concurso Público do Ministério Público da União (Concurso MPU) já trabalha na escolha da banca organizadora, de acordo com a assessoria do órgão. Agora, para dar continuidade no processo o Ministério Público precisa receber a verba para a organização do certame.

Edital pode sair em outubro

No dia 11 de abril aconteceu uma reunião entre os Representantes do órgão e do Sindicato Nacional dos Servidores do Ministério Público da União (SindMPU).

De acordo com o diretor do SindMPU, Darci Rodrigues:  “O orçamento está dificultando a contratação de pessoal, no entanto, a previsão que nos foi passada é que o edital do concurso seja publicado em meados de outubro”.

Conforme o o secretário-geral, Alexandre Sarmanho, a alternativa foi buscar junto aos quatro ramos do MPU o valor necessário para realização do certame. Dessa forma, o Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Militar (MPM) e Ministério Público do Distrito Federal e Território (MPDFT) contribuiriam com uma quantia  para que a seleção possa acontecer. O Ministério aguarda o retorno da solicitação para saber se possui esse orçamento.

O secretário-geral do órgão, Alexandre Camanho já havia confirmado que o MPU tem objetivo de divulgar o novo certame para técnicos e analistas até o final do ano.

“Temos a perspectiva de, até o fim do ano, fazer um concurso para analistas, técnicos administrativos e técnicos de segurança para as vagas que não impactarão nosso orçamento, bem como para formar um cadastro reserva”, disse Camanho.

Sobre o Concurso MPU

No dia 30 de agosto foi divulgado a  Portaria 84.

O documento fixa as atribuições, bem como os requisitos para os cargos de ensino médio e superior. Confira abaixo:

Sendo que este concurso não está previsto no orçamento, as vagas  ofertadas precisam ser as decorrentes de exoneração. Isto se deve  as restrições orçamentárias impostas pela Emenda Constitucional 95.

Ainda não se sabe o quantitativo de vagas decorrentes de exoneração existem no MPU. Portanto, este levantamento será realizado pela Secretaria de Gestão de Pessoas.

O último Concurso MPU aconteceu em 2015 e foi organizado pelo Cespe.

Conforme o edital, certame ofertou oportunidades para os cargos de Analista (Áreas: Atuarial, Finanças e Controle e Engenharia Química) e Técnico (Área: Segurança Institucional e Transporte). Confira AQUI o edital.

Sobre o Concurso MPU Procurador

Além disso, o Ministério Público da União estuda a realização do Concurso MPU ainda em 2018, para o cargo de Procurador. Em nota publicada no Boletim Interno do órgão,  Alexandre Camanho, destacou o retorno do 29º Concurso de Procuradores da República.

“A PGR assinou uma delegação com o objetivo de firmar um ajustamento de conduta para que possamos dar o prosseguimento imediato ao concurso. A ideia é validar o edital e os atos subsequentes e, se forem dados os encaminhamentos, será possível nomear sete procuradores da República em novembro deste ano“.

O último Concurso MPU para Procurador foi realizado em 2016. Entretanto, o certame foi anulado por não trazer a reserva de 20% das vagas para candidatos negros. De acordo com o edital, a oferta foi de 82 oportunidades. Acesse o documento AQUI.

  • Concurso: Ministério Público da União.
  • Situação: edital previsto.
  • Cargos: Procurador; Analista;Técnicos Administrativos e Técnicos de Segurança
  • Escolaridade: nível médio e superior.
  • Remuneração: até R$11. 345,90.
  • Banca Organizadora: a definir.

Aproveite o tempo para começar a se preparar para o MPU, confira nossos cursos!

 

 

Receba nossas novidades por e-mail

  • Por essa, nem o futuro esperava! 🤣⠀
⠀
#Meme #Memes #MemesBrasil #VidaDeConcurseiro #Concurseiro
  • Pra deixar o fim de semana mais positivo. ❤⠀
⠀
#VidaDeConcurseiro #DicasDeConcursos #Motivação #SonheGrande #Acreditar
  • 2020 pregou uma peça em todo mundo. 😂 Calma, concurseira! As coisas vão melhorar!⠀
⠀
#Meme #Memes #MemesBrasil #VidaDeConcurseiro #Concurseiro
  • O programa de coaching para concursos do Ponto visa o aperfeiçoamento do aluno através de um acompanhamento de acordo com o seu perfil. Uma grade de estudos é elaborada conforme a necessidade de cada um, além do auxílio integral com sugestões de mudanças estratégicas durante o processo de preparação.⠀
⠀
Para saber mais sobre o programa de #coaching para #concursospúblicos do Ponto, acesse pontodosconcursos.com.br⠀
⠀
#Concurseiro #VidaDeConcurseiro #DicasDeConcurso
  • A concentração nos estudos é uma busca constante para quem precisa manter os conteúdos em dia, absorver melhor aquela matéria que tem dificuldade, fazer revisões etc. Neste período de #quarentena, muita gente se sentido ainda mais desconcentrada. Afinal, são tempos difíceis e de bastante ansiedade. O Prof. Igor Oliveira tem um artigo que mostra um roteiro adotado por ele durante o processo de estudo e que funcionou bastante.⠀
⠀
“Eu sou muito avoado. Quase tudo me distrai e meu fluxo de ideias é muito grande. Confesso que sempre tive dificuldade em me concentrar, especialmente quando vou estudar uma matéria nova. Acho que muitos alunos passam por isso também.⠀
⠀
O quadro se agrava tendo em vista o excesso de dados e informações que estamos tendo que enfrentar diariamente. Marketing, TV, celular, redes sociais, WhatsApp…todas essas facilidades são muito legais, mas terríveis distrações para quem busca se concentrar.” Prof. Igor Oliveira⠀
⠀
Leia o artigo completo: bit.ly/roteiro-concentracao⠀
⠀
#Sucesso #Concurseiro #VidaDeConcurseiro #DicasDeConcurso
  • Alcance um melhor resultado nas questões discursivas com o material específico para o seu concurso público. No Ponto, você encontra cursos de #discursivas preparados de acordo com o edital que você irá prestar prova. Além disso, todos os cursos contam com correções individuais para que você possa colocar em prática o que aprendeu e ser avaliado pelos nossos especialistas. 😉⠀
⠀
Para saber mais, acesse www.pontodosconcursos.com.br⠀
⠀
#Concurseiro #VidaDeConcurseiro #ConcursoPúblico #DicasDeConcurso
  • Conhece aquele ditado, concurseiro, que quando uma mentira é contada diversas vezes, ela se torna verdade? O mesmo vale para a pronúncia de algumas palavras que, de tanto pronunciarem errado, acabaram se tornando populares ao serem pronunciadas incorretamente. Agora que você já sabe a forma correta, marque aquele seu amigo ou amiga para também não errar mais. 😉⠀
⠀
#Português #Portugues #Gramática #DicasDeConcurso #Concurseiro
  • Mas, cuidado, concurseiro! O @prof.albertiglesia fala em seu e-book gratuito de Língua Portuguesa para ficar de olho nas exceções.⠀
⠀
⚠ Hipnose – hipnotizar⠀
⚠ Síntese – sintetizar⠀
⚠ Batismo – batizar⠀
⚠ Catequese – catequizar⠀
⚠ Ênfase – enfatizar.⠀
⠀
Para facilitar, lembre-se da sigla de um famoso banco, só que com E no final: HSBC-E. 😉⠀
⠀
Para ter acesso ao material completo, acesse o link: https://bit.ly/ebook-gramatica⠀
⠀
#Português #Portugues #Gramática #DicasDeConcurso #Concurseiro

Siga-nos no Instagram

Scroll Up