De acordo com o Diário Oficial do DF, dessa última quarta-feira dia 13 de Maio, foram alterados os regulamentos dos concursos da Polícia Civil do Distrito Federal (Concurso PCDF). Conforme o documento, as modificações foram referentes a reserva de vagas, lactantes e gestantes, teste de capacidade física (TAF) e a prova de títulos.

Reserva de Vagas

Conforme o documento, serão reservadas vagas para portadores de deficiência física (Lei nº 8.112/90/Decreto nº 9.508/18) e 20% das vagas ficam reservadas aos candidatos negros (Lei nº 12.990/14). A reserva de vagas para cotista deverá constar a especificação do total de vagas correspondente a cada cargo.

De acordo com o diário oficial, poderá concorrer às vagas reservadas a  candidatos negros, quem se autodeclarar preto ou pardo no ato da inscrição do concurso, segundo o quesito utilizado pelo IBGE. Conforme a classificação, candidatos negros concorrem  simultaneamente às vagas reservadas e às vagas da ampla concorrência.

Gestantes e mães lactantes

Conforme o documento, há possibilidade de prorrogação do tempo para a realização da prova para as mães que fizerem uso do direito de amamentarem seus filhos de até 6 meses de idade. Desde que realizem solicitação prévia, nos termos do respectivo edital (Concurso PCDF).

De acordo com a regulamentação, a mãe terá direito de amamentar a cada intervalo de duas horas por até 30 minutos (por filho). Durante a amamentação, a mãe será acompanhada pelo fiscal, preferencialmente do sexo feminino. O tempo utilizado para amamentar, será devidamente acrescentado ao tempo de prova.

Por fim, a gravidez não dispensa a realização da prova de aptidão física, e esta deverá ser realizada em até 120 dias após o parto ou do fim do período gestacional, sem prejuízo nas demais fases do concurso (Concurso PCDF).

Testes Físicos (TAF)

Conforme a alteração, o teste de aptidão física da PCDF (Concurso PCDF) terá 6 testes. O TAF será composto por: Teste de corrida de doze minutos; teste de barra fixa; teste de flexão abdominal; teste de meio-sugado; teste de natação e corrida de ir e vir.

Prova de Títulos

De acordo com a nova regulamentação, a pontuação obtida pelos candidatos na Prova de títulos serão computadas apenas no resultado final dos concurso PCDF (Concurso PCDF).

Sobre o Concurso PCDF Agente e Escrivão

Os concursos da Polícia Civil do Distrito Federal (Concurso PCDF) são muito aguardados e terão grande concorrência. O Edital para o cargo de escrivão, que já foi publicado, registrou 52 mil inscritos.

De acordo com o Edital, a prova para escrivão estava prevista para o dia quinze de Março, mas em virtude da pandemia causada pelo Covid-19, ainda não há nova data para a realização da prova. Para o cargo de escrivão são oferecidas 300 vagas. O Edital para o cargo de agente da PCDF (Concurso PCDF) ainda não foi publicado mas já conta com a banca escolhida (CEBRASPE). Serão 1.800 vagas, sendo 600 para preenchimento imediato.

Ambos os cargos exigem nível superior em qualquer área de formação e carteira de habilitação (CNH no mínimo tipo B). A jornada de trabalho é de 40 horas (exige dedicação exclusiva) com ganhos iniciais de R$ 8.698,78 mais benefícios, podendo chegar a mais de 13 mil com as progressões previstas na carreira.

This image has an empty alt attribute; its file name is cursos-pdc-blog-12312451-.jpg


Receba nossas novidades por e-mail

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up