A Secretaria de Segurança Pública anunciou a publicação de um novo edital ainda em 2019 para a Subsecretaria do Sistema Penitencial do Distrito Federal (Concurso SESIPE DF). A expectativa é que o edital contemple 1.100 vagas.

Sobre o Concurso SESIPE DF

Conforme o Portal de Transparência, o órgão tem 1.171 cargos de Agente Penitenciário vagos.

O último certame da SESIPE DF aconteceu em 2014 e ofertou 200 vagas imediatas, conforme o edital. Além disso, também houve a oferta de 900 vagas para formação de cadastro reserva. Dos aprovados, 698 candidatos foram convocados. O cargo exige nível superior e tinha ganhos iniciais de R$ 4.745,00 .

Os candidatos foram avaliados por várias etapas. Primeiramente, foram aplicadas provas objetivas, seguidas de Teste de Aptidão Física para os aprovados. Os candidatos ainda passaram por avaliação psicossocióloga e sindicância de vida pregressa. Por fim, os aprovados passam pelo curso de formação, de caráter eliminatório.

A prova objetiva apresentou 150 questões, sendo 50 para conhecimentos básicos e 100 para conhecimentos específicos.

Atribuições do cargo de Agente Penitenciário

De acordo com o Ministério do Trabalho, são atribuições dos agentes, as seguintes áreas e respectivas atividades:

– Zelar pela segurança das pessoas e do patrimônio: controlando o acesso de pessoas em áreas restritas, realizando rondas as dependências do local de trabalho, ligando e desligando sistemas de iluminação, apartando brigas, providenciando socorros médicos, solicitando reparos, entre outras.

– Fiscalizar pessoas, cargas bem como patrimônio: revistando pessoas, veículos, mercadorias destinadas aos presos, recintos; visualizando áreas pelo circuito fechado de TV, inspecionando a integridade das cargas, revistando os presos e conduzindo infratores à delegacia.

– Recepcionar pessoas: identificando pessoas, consultando a pessoa a ser visitada, observando o comportamento das pessoas, acompanhando o visitante, controlando a movimentação interna e recepcionando autoridades, entre outras.

– Monitorar os presos: efetuando a chamada dos presos, abrindo a cela (acompanhado de outro agente), vigiando os presos em todas as atividades no estabelecimento penal, organizando as atividades de lazer, trabalho e religião; cumprindo ordens judiciais, participando de combates a fugas e rebeliões, negociando com os presos em rebelião e recolhendo os presos até as celas, entre outras.

– E por fim, comunicar-se: relatando ocorrências, informar visitantes sobre as normas de segurança, informando aos presos os direitos e deveres e as normas, comunicando à chefia suspeita de fugas ou rebelião, informando ao preso sobre sua situação processual, solicitar a presença de autoridade competente, entre outras.

resumindo
  • Concurso: SESIPE DF.
  • Situação: edital anunciado.
  • Banca: a definir.
  • Vagas: 1.100 previstas.
  • Remuneração: a partir de R$5 mil.
CONCURSO TRF 3

Receba nossas novidades por e-mail

  • Marque aquele seu amigo que não pode ver um edital publicado! 😂
  • O edital da Secretaria de Estado de Fazenda do Distrito Federal foi publicado. Agora é hora de você se preparar com os aulões gratuitos do Ponto. Confira as datas: bit.ly/auloes_SEFAZDF
  • Pra ficar afiado em Espanhol ;)
  • Pense num momento difícil! Quem aqui já não passou por isso? 😂
  • Olha a dica do Ponto! 😉
  • Teremos aulões gratuitos para a prova do MP/RJ. Aproveite para tirar todas as suas dúvidas com os nossos especialistas em concursos públicos. Saiba mais: bit.ly/Aulão_MP-RJ
  • A Turma de Elite oferece um treinamento completo para você se sair bem na prova. Tenha acesso a revisões, questões comentadas, testes semanais, simulados, entre outros. Inscreva-se: bit.ly/elite_SEFAZDF
  • Lembre-se que todo resultado é fruto do seu desempenho. 💪🏽

Siga-nos no Instagram

Scroll Up