Dois concursos muito esperados por aqueles que estudam são os do Senado Federal e o da Câmara dos Deputados.

Mas afinal, esses concursos sairão ou não? E quando?

Sim, sairão, mas ninguém sabe ao certo quando. Há muita expectativa, boatos, e informações desencontradas.

O tempo decorrido em relação ao último concurso do Senado é grande. O edital mais recente é de 2011. Ressalta-se, de todo modo, a falta de regularidade desse certame. A distância entre os editais costuma ser grande mesmo.

Segue informação sobre o número atualizado de vagas em aberto para o Senado Federal atualmente. No quadro abaixo temos o número previsto de aposentadorias para os próximos anos, assim como o número de servidores efetivos, e os cargos vagos. Essa relação de cargos vagos não será necessariamente reposta, entretanto é um indicador interessante para ser acompanhado:

https://www12.senado.leg.br/transparencia/rh/HP-recursos-humanos

Por sua vez, o concurso da Câmara já teria sido autorizado em relação a alguns cargos específicos, como Técnico e Analista de Material e Patrimônio. Na minha visão, tanto o do Senado quanto o da Câmara poderão sair em conjunto.

Seguem as estatísticas relacionadas à transparência da Câmara dos Deputados:

http://www2.camara.leg.br/transparencia/recursos-humanos

Meu chute seria de edital no segundo semestre do próximo ano, mas deixando claro que isso dependerá do vencedor da eleição Presidencial de 2018, e dos Presidentes de ambas as Casas também.

A situação política do país influencia as demandas das Casas, e o concurso acaba ficando em segundo plano. Acredito que se o país não tivesse entrado na instabilidade que tivemos depois de 2014, essas provas já teriam ocorrido. É tudo questão da agenda legislativa.

A minha estratégia, caso desejasse um desses órgãos, dependeria da minha situação profissional e pessoal atual.

Raciocinando de forma racional:

Caso já estivesse em um bom cargo, e desejasse somente o Poder Legislativo, já estudaria desde já focado no cargo desejado, tanto de uma Casa, quando da outra. Tentaria escolher uma área que me viabilizasse em relação ao foco conjunto em relação às matérias. Dois exemplos: Analista Administrativo do Senado e de Material e Patrimônio da Câmara ou Analista de Processo Legislativo de ambos.

Sem embargo, caso não estivesse com a vida profissional ajeitada, abriria mão do foco nesses concursos agora, e estudaria para um com mais regularidade e chances de publicação próxima de edital. Uma vez aprovado em um cargo trampolim, então seguiria com foco exclusivo no Poder Legislativo.

Essa estratégia é muito pessoal, e depende da situação de vida de cada um.

O que é fato é que não tem como ser aprovado em um concurso desses deixando para estudar somente após o edital. Então, se você quer ser servidor do Legislativo, não fique pensando em quando o edital sairá, mas sim em fazer um estudo regular e de longo prazo.

Grande abraço.

Facebook: Técnicas de Preparação para Concursos Públicos

Instagram: @brunofracalossipaes

YouTube: Canal do Bruno Fracalossi

Ponto dos Concursos: Coaching Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi – Pioneiro no mercado de Coaching para Concursos no Brasil – Mais de 6 anos de atividades (desde 2012), e mais de 1.000 alunos treinados de forma individual.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

  • Estude com o Ponto para o concurso do SLU/DF e tenha a melhor preparação! Confira nossos cursos: bit.ly/SLU_DF.
  • O Prof. Silvio Duarte preparou um curso com conhecimentos específicos para Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal do MAPA. Está se preparando para essa vaga? Garanta sua aprovação com o Ponto: bit.ly/curso_mapa
  • Não desista na primeira tentativa, as quedas são importantes para aprendermos e atingirmos nossas metas. 😉
  • Boa notícia para os concurseiros focados na área de Controle! O ministro da CGU confirmou o acerto de um novo concurso com o governo, provavelmente com autorização e publicação do edital até o final deste ano. Desde 2012 sem realizar concursos, o órgão oferece atualmente quase R$20.000,00 de salário inicial de carreira. Saiba mais no blog: bit.ly/artigo_cgu.
  • Às vezes, uma letra pode mudar totalmente o significado de palavras parecidas. Fique atento à grafia! 🤓
  • Nesta terça, 15/1, o Prof. Fabiano Pereira ensinará a Fórmula da Memorização Total em um aulão gratuito! Inscreva-se e anote na agenda para não se esquecer desse evento imperdível: bit.ly/Memorização_Total 😉
  • Terror e pânico quando o inimigo é o relógio. ⏰
  • Quer aprender a fórmula da memorização total? Nós te ajudamos! ;) Inscreva-se nos aulões gratuitos e fique mais próximo de gabaritar suas provas: http://bit.ly/aulões_memorização

Siga-nos no Instagram

Scroll Up