Olá, pessoal!

Estudar não é coisa muito fácil! Mas garanto! É a forma mais eficaz de vencer na vida.

E, como diz o Igor, se estudar é nossa única opção, viramos monstros!!! Fato!

Bom! Vamos lá, né?!

Alguns verbos são muito cobrados nas provas de concursos. Um deles é o verbo tratar.

Mas o que tem de especial nesse verbo, professora?!

Atentemos para os detalhes.

Quando o verbo tratar for sinônimo de “ser”, é verbo impessoal. E sabe o que isso quer dizer?! Simples! Ele não tem sujeito. E, assim, fica sempre na terceira pessoa do singular.

Trata-se de recursos administrativos intempestivos.

Neste caso, o “se” é parte integrante do verbo.

Agora, se referido verbo tiver valor de discutir, mencionar, o “se” é índice de indeterminação do sujeito, e o verbo fica no singular.

Tratou-se de problemas administrativos durante a reunião.

Mas, professora, está fácil!!! Hehehheheheh… O verbo fica sempre no singular.

Claro que não, né?!

Quando o verbo for sinônimo de dar tratamento, o “se” é partícula apassivadora. A oração tem sujeito, e o verbo concorda com ele.

Tratou-se o problema administrativo com seriedade.

Ficou fácil, não é mesmo?!

Sigamos na luta!!!

Estamos aqui para te ajudar!!!

Abraços afetuosos,

Professora Beatriz.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professora Beatriz Assis

Analista Judiciária do Superior Tribunal de Justiça na área de revisão de textos. Tutora e conteudista de curso de Língua Portuguesa pelo STJ. Graduada em Letras (Português e Inglês), especialista em Língua Portuguesa e mestre em Educação (Linguística) pela Universidade de Brasília. É coautora do livro O Falar Candango: Análise Sociolinguística dos Processos de Difusão e Focalização Dialetais, publicado pela Editora UnB. Ministrou aulas de Português em universidade estadual e instituição de ensino pública e privada. Há um tempo, dedica-se a resolver questões de concurso e comentá-las.

  • O momento mais esperado da vida! <3
  • Um assunto recorrente nas provas de Língua Portuguesa é o uso dos porquês. Tome nota e garanta mais uma questão! 😊
  • O que te impede de voar? Pense positivo e acredite que, com esforço, você é capaz de alcançar todos os seus objetivos!
  • Você sabe qual é a importância de manter um método de estudos durante sua preparação? Descubra no artigo do Prof. Bruno Fracalossi: bit.ly/artigo_estrategia
  • Como você está estudando hoje?
  • Aprenda todos os macetes para a prova de TI do cargo de Auditor Fiscal no concurso ISS Curitiba. ;) Inscreva-se no curso da Profa. Patrícia Quintão e comece a estudar agora: bit.ly/ISS_auditor_TI
  • O sono e o cansaço são os grandes inimigos de vários concurseiros. Entretanto, com alguns cuidados, fica mais fácil mantê-los longe e melhorar a qualidade do estudo. ;)
  • Garantir uma boa nota nas questões abertas pode ser o diferencial para a sua aprovação! Conheça os Cursos de Discursivas do Ponto e prepare-se com o melhor time: bit.ly/ponto_discursivas

Siga-nos no Instagram

Scroll Up