Vamos conhecer a história do Danilo Santana Pereira. Ele já foi aprovado na FUB, em concursos de cadastro reserva e no MP/Enap, onde trabalha atualmente. Natural de Goiania-GO, casado e formado em Administração pela UnB, o Danilo conseguiu uma excelente aprovação com pouquíssimo tempo de estudo.

Ponto: Fale um pouquinho sobre sua decisão de estudar para concursos. Como aconteceu?

Danilo: Sou formado em Administração, com ênfase em gestão pública, então sempre me interessei por esta área. Além disso, vislumbrei diversas oportunidades de segmentos e áreas de atuação no serviço público, além das vantagens e benefícios oferecidos pela carreira.

Ponto: Qual metodologia que você utilizava antes de conhecer a Turma de Elite?

Danilo: Antes eu estudava bastante, mas era um pouco desorganizado. Cheguei a estudar por matéria (esgotar toda ela e só então passar para a próxima), por dia, por site de questões, mas sempre senti que faltava estruturar melhor meu plano de estudos. Desta forma, nunca conseguia fechar um edital ou revisar corretamente os materiais e acabava sempre sentindo dificuldades no momento da prova.

Ponto: Como você avalia a Turma de Elite? A participação do Coach Igor no projeto foi um diferencial?

Danilo: A Turma de Elite foi essencial na minha aprovação e na minha jornada como um todo. Com ela, aprendi conceitos muito importante sobre revisões, sobre estruturação de um plano de estudos, sobre disciplina, cumprimento de metas e foco.

Vou elencar os pontos que mais gostei na Turma de Elite:

– Os materiais são objetivos, a estruturação em tópicos facilita bastante a memorização.

– A divisão por rodadas e a organização das revisões foram aspectos fundamentais no meu aprendizado. Como o professor Igor diz, não é preciso pensar, planejar, basta seguir as metas, basta estudar. E realmente isto foi um grande facilitador.

– Os professores em geral estavam sempre à disposição para tirar dúvidas por meio do fórum.

– Aprendi que focar em um concurso exige planejamento e organização, traçar metas e principalmente cumpri-las. Muitas vezes tive que fazer alguns sacrifícios, mas o cumprimento de minhas metas foi algo que sempre tomei como prioridade.

A participação do Coach Igor também foi essencial, pois ele sempre tinha o cuidado de verificar com a turma como estava o andamento, quais eram as dificuldades, como melhorar.

Por ser uma das primeiras turmas de Elite, alguns ajustes precisaram ser feitos e a interação do professor Igor foi de grande importância para a evolução do método.

Além disso, aprendi muito com as técnicas de concentração, memorização, motivação compartilhadas por ele durante cada uma das rodadas.

Posso dizer que na prova da ANVISA foi a primeira vez que fiz uma prova com total confiança sobre os conteúdos. Toda questão que eu olhava, acabava me lembrando de alguma parte do material. Não houve nenhum assunto “inédito” para mim na prova, fato que costumava acontecer nos concursos anteriores que havia prestado. Ou então, muitas vezes, em provas anteriores, lembrava de ter lido sobre algum assunto mas não lembrava os detalhes necessários para responder a questão. Desta vez isto não ocorreu. E grande parte disso se deve ao ótimo material que tive em minhas mãos, aos ótimos professores e especialmente ao professor Igor, idealizador do projeto, que me ensinou valiosas lições sobre comprometimento, disciplina, motivação e organização.

Ponto: Você atingiu o seu objetivo ou vai continuar estudando? Quais são os seus planos?

Danilo: Posso dizer que atingi meu objetivo, pois queria a aprovação em um ótimo cargo, queria me testar, queria aprender coisas novas, e consegui. Tenho mais objetivos e pretendo continuar estudando. Inclusive comprei outro curso da Turma de Elite recentemente. Fico muito feliz com as aprovações que já consegui, que servem de motivação e mostram que estou no caminho certo. Tenho interesse em algumas carreiras, como a Legislativa e a Fiscal. Pretendo aproveitar o ritmo e continuar aprofundando meus estudos.

Ponto: Gostaria de deixar algumas dicas para quem continua em busca da aprovação em um concurso público?

Danilo: Acho que a primeira dica é ter um material de qualidade, Muitas vezes perdemos muito tempo com materiais ruins, com pouco foco no que realmente interessa e isso acaba prejudicando.

Outro aspecto importante é a organização. Fazer as revisões de forma adequada, ter conhecimento do edital e de como será feito o estudo de cada uma das matérias durante a jornada, traçar e cumprir metas são fatores fundamentais.

Além disso, ter foco na hora de estudar. Penso que é importante ter um local adequado para estudar, evitar qualquer distração, ter um momento para você, o material e nada mais. Isto facilita no entendimento da matéria, na memorização e na gestão do tempo.

===

Agora vamos saber como foi essa jornada do ponto de vista do professor Igor Oliveira, Coach do Ponto e comandante do projeto Turma de Elite.

Ponto: Professor Igor, poderia falar um pouco mais da Turma de elite. Qual a diferença para um curso tradicional?

Prof. Igor: A Turma Elite não é um mero curso, na definição comum da palavra. É um treinamento completo. No curso tradicional, você tem o material e deve estudar por conta própria. Na Turma Elite, o esquema é diferente, mais legal. Nós falamos para o aluno o que ele vai estudar naquele dia, com base num material customizado para o treinamento. A economia de tempo é monstruosa. Além disso, você terá tarefas para cumprir que ajudam a melhorar o rendimento, como testes semanais, revisões programadas e simulados (todos com ranking). Fora o apoio psicológico, montado com base nas dificuldades mais comuns do concurseiro, como medo de não passar, por exemplo.

Em resumo: você vai acordar pela manhã e nós daremos uma meta para você cumprir naquele dia. Toda a carga emocional de organizar os estudos fica por nossa conta. Você só cumpre. Tem que ver as carinhas de alegria dos alunos ao saberem que irão cumprir todo o edital e, para tanto, terão que apenas estudar, sem ficar pensando se dará tempo ou se o material é o adequado para a prova. Gratificante demais, viu? rs

Ponto: Você tem um contato bem próximo aos alunos na Turma de Elite. Quais as maiores dificuldades que eles reportam?

Prof. Igor: São várias, mas acho que falta de concentração é a pior, pois afeta diretamente o desempenho diário do aluno. O fato é que todos nós temos que lidar com muitas distrações. WhatsApp, redes sociais, problemas no trabalho e dúvidas internas também são distrações. Quem nunca pensou que tudo pode dar errado na vida, não é verdade? É normal, todo mundo pensa isso dentro da sua esfera pessoal. Mas acho que aprender a lidar com a natureza ambígua da dúvida e com as distrações, torna o candidato mais eficiente, por intermédio do cultivo de um estado de concentração mais apurado. E isso faz muita diferença mesmo. Se você dispõe, por exemplo, de três horas diárias para estudar e, por não resistir às tentações, fica mexendo no celular ou pensando demais, essas três horas se transformam em uma, concorda? Aproveitar com eficiência cada migalha de tempo é uma das posturas que tentamos ensinar aos alunos da Turma Elite.

Ponto: Nós sabemos que o emocional do candidato faz toda diferença nos estudos e na hora da prova. Como você atua nesse sentido? 

Prof. Igor: Fora o apoio psicológico que descrevi, creio que o ritmo da turma ajuda muito a sintonizar o candidato num ambiente mais competitivo, típico do concurso público. O compromisso da turma elite é com desempenho. A gente brinca que não vamos ficar enchendo linguiça pra deixar material bonito. Se não é eficiente, não dura conosco. Ter simulados com rankings, testes semanais, gera um senso de propósito, de querer ser sempre melhor. Isso, aliado à pressão para cumprir as metas, entendo que ajuda a arrancar o melhor do candidato.

Com as novas turmas, ajustes foram feitos para melhorar a dinâmica do treinamento e a didática do material. Implementamos mapas mentais, revisões mais práticas e normas comentadas, fora os testes semanais. Eu estou gravando vídeos para complementar as técnicas já ensinadas por escrito e criamos um canal exclusivo de atendimento via WhatsApp para atender mais rapidamente as demandas dos alunos.

Fora o fato que temos criado poucos projetos, para que os professores tenham tempo de dedicar a cada um.  Queremos criar algo único e estamos nos esforçando muito para conquistar a confiança dos alunos (inclusive pode nos cobrar).

Danilo, desejo toda felicidade do mundo no novo cargo! Espero, sinceramente, que você curta bastante essa nova fase da sua vida. Nada é por acaso, Danilo. Nos contatos diretos que tivemos, você sempre foi muito educado e mostrou ser uma pessoa determinada. Mantenha a pegada!!

Abs!

Igor.

 

Receba nossas novidades por e-mail

  • Atenção, concurseiros: o edital da Sefaz/DF será publicado em breve! ;) Não perca tempo e comece a estudar agora com o melhor material: bit.ly/cursos_sefazdf.
  • Prepare-se com antecedência para o concurso da Policia Civil do DF e aumente suas chances de ser aprovado. ;) Confira os cursos do Ponto: bit.ly/cusos_pcdf.
  • Quando sai o edital e a gente descobre que o conteúdo é muuuito maior do que esperávamos. 😂
  • Estude com o Ponto para o concurso do SLU/DF e tenha a melhor preparação! Confira nossos cursos: bit.ly/SLU_DF.
  • O Prof. Silvio Duarte preparou um curso com conhecimentos específicos para Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal do MAPA. Está se preparando para essa vaga? Garanta sua aprovação com o Ponto: bit.ly/curso_mapa
  • Não desista na primeira tentativa, as quedas são importantes para aprendermos e atingirmos nossas metas. 😉
  • Boa notícia para os concurseiros focados na área de Controle! O ministro da CGU confirmou o acerto de um novo concurso com o governo, provavelmente com autorização e publicação do edital até o final deste ano. Desde 2012 sem realizar concursos, o órgão oferece atualmente quase R$20.000,00 de salário inicial de carreira. Saiba mais no blog: bit.ly/artigo_cgu.
  • Às vezes, uma letra pode mudar totalmente o significado de palavras parecidas. Fique atento à grafia! 🤓

Siga-nos no Instagram

Scroll Up