Hoje vamos conhecer a linda história do Fábio Costa, natural da pequena cidade maranhense de Pastos Bons e engenheiro civil. Motivado por sua família, em destaque por sua esposa, servidora pública desde 2014, Fábio começou a vislumbrar o serviço público, mesmo trabalhando desde 2005 em grandes empresas de infraestrutura ferroviária. Ingressou como engenheiro e foi promovido para supervisor e depois para Gerente de projetos. Em 2017, ele resolveu focar em seu sonho de trabalhar no poder público. Após um período de estudos desarticulado, buscou ajuda e encontrou o assessoramento do Ponto dos Concursos, sobretudo nas disciplinas de direito e de administração. Com fé, foco e dedicação, Fábio conseguiu aprovação em 1º lugar para o cargo de Analista Ministerial (Engenharia Civil) do MPC PA (Ministério Público de Contas do Pará). Confira abaixo a entrevista completa.

Ponto: Conte-nos como começou o seu interesse por concursos públicos.

Fábio: Dediquei boa parte da minha vida profissional à iniciativa privada. Foram ao todo mais de 15 anos trabalhando em empresas de grande porte do setor logístico ferroviário, sobretudo em infraestrutura de transportes. Tive uma carreira brilhante e, por muito mérito, cheguei a desempenhar cargos gerenciais, liderar equipes formidáveis e administrar grandes orçamentos e obras. Logo quando me afastei do setor, em 2017, já tinha dúvidas sobre meu futuro, pois sempre fui um apaixonado pela carreira pública. A partir de então, minha família me ajudou na decisão de perseguir meu sonho principal e fazer dele a mais pura e cristalina realidade.

Ponto: Como você conheceu o Ponto dos Concursos?

Fábio: Em 2008, prestei concurso para a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), cargo de especialista em regulação ferroviária e fui classificado em 3º lugar, porém só havia uma vaga ofertada. A partir daquele momento percebi que faltava algo no meu preparo, um material e assessoramento mais profissionalizado e direcionado. Dois anos depois, um amigo de trabalho me indicou o Ponto dos Concursos, um curso de Brasília que havia sido pensado para atender a necessidade dos concurseiros de todo o País, preparando materiais com didática direcionada e focada na aprovação de estudantes das mais diversas áreas. Busquei na internet e encontrei: era o meu primeiro contato com o Ponto dos Concursos.

Ponto: Você fez conosco vários cursos em PDF. Quais são as vantagens de estudar nesse formato? Você recomenda nossos produtos aos demais estudantes?

Fábio: Depois de 2008, assumi posições estratégicas na empresa em que trabalhava e me voltei para oferecer o meu melhor enquanto desempenhava meu papel na Companhia. Todavia, a partir de 2017, dediquei-me praticamente em tempo integral e precisei acelerar meu conhecimentos nas mais diversas disciplinas normalmente exigidas em concursos. A consultoria do Ponto dos Concursos e a TUTORIA com o prof. Igor me levaram a fazer todas as provas dentro da minha área de conhecimento, ou seja, Engenharia. O Material em PDF, com didática facilitada e indo direto ao âmago dos assuntos, com a devida profundidade, “turbinou” meu preparo e passei do anonimato para as listas das aprovações como TCE/MG e MPC/PA. Pela simplicidade e aplicabilidade com resultados, o material em PDF do Ponto dos Concursos é super recomendado.

Ponto: Quais são os seus planos para o futuro? Você já atingiu o seu objetivo ou a batalha no mundo dos concursos continua?

Fábio: Acredito que meus anseios foram alcançados. Ser servidor público significa estar abnegado de outras vaidades e ser consciente de que a missão institucional pública é árdua, mas extremamente gratificante quando se faz por compromisso e amor. Amo a minha profissão e consegui aprovação na mesma área. Essas foram as minhas principais balizas. Todas as garantias e vantagens percebidas são consequências do trabalho de quem exerce o ofício de função de estado. Sinto-me preparado para assumir a responsabilidade e contribuir para a serventia pública. Ao passar do tempo e de acordo com a minha agenda de trabalho, revisitarei os planos e poderei concluir sobre a continuidade dos estudos, ou não. Certamente, caso prossiga com os estudos, terei no PONTO uma fonte atualizada e eficaz.

Ponto: Qual mensagem você gostaria de deixar para os colegas que continuam em busca da aprovação em um concurso público?

Fábio: O sucesso que todos esperam é a aprovação. Contudo, é necessário entender que o fator acumulação de conteúdo é deveras importante. O que quero dizer é que a aprovação é um resultado do acúmulo consistente das disciplinas estudadas. Ser aprovado precisa de tempo, esforço e foco, mas também de repetição e repetição e repetição. Perseverem e continuem estudando mesmo que tenham acabado de fazer prova, ou seja, logo na segunda após o teste no domingo.

Volto a referenciar o material do PONTO. A forma sintética, aprofundada e didática do material é uma ferramenta indispensável. Torço por todos e admiro o esforço de cada um. Um grande abraço.

Receba nossas novidades por e-mail

Instagram has returned invalid data.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up