A palavra método vem do grego – métodos, de meta e hodós, que significa, literalmente, caminho para chegar a um fim. Para tudo que começamos, devemos estabelecer um roteiro, uma rotina e uma forma adequada de se concluir a atividade.

Na escola, aprendemos diversos métodos. Escovamos os dentes com um método adequado, arrumamos a cama, dirigimos o nosso carro etc. Quase todas as nossas atividades diárias necessitam de um método, que se não for seguido, poderá resultar em erro.

Quando o método adotado não é o melhor, o resultado poderá ser o trabalho dobrado, a repetição de tarefas, estresse…

A nossa rotina presente é muito atribulada. Temos inúmeras coisas para fazer, vários compromissos e preocupações. Quando incluímos os estudos para concursos em nossa rotina, aí que o negócio complica mesmo.

A gestão do tempo é uma atividade necessária e fácil, a fim de aproveitar todo esse tempo livre para o lazer e para desanuviar a mente. Não é impossível acumular várias atividades em seu dia, e desenvolvê-las de forma eficiente.

Basta aprender a gerir o seu tempo. Eu mesmo acumulo inúmeras tarefas: trabalho na CGU, aulas, coaching, faculdade, filha pequena etc. E mesmo assim não me sinto sugado pelo que eu faço. Mas isso é porque todos os meus horários são devidamente seguidos.

Adotar um método e uma rotina não precisa significar engessamento total do dia. Você pode distribuir as atividades e mudá-las com o tempo, se achar que não está dando certo. Nos meus coachings, por exemplo, costumo seguir uma metodologia básica, mas que é sempre alterada a partir da experiência prática com os alunos. E isso também deve ser feito no seu caso.

O ideal é testar o seu padrão por três ou quatro semanas, pois é a partir desse período que ele começará a trazer efetividade.

De acordo com alguns especialistas da área de administração do tempo, existem 5 estratégias que funcionam para qualquer método que se pretenda adotar na vida, e isso inclui o estudo para os concursos públicos.

Seriam elas:

1ª – Visualização do resultado

Visualize o cargo desejado, e imagine qual a sequência de passos a serem dados até a aprovação.

Eu sempre visualizei chegar a uma carreira segura do serviço público federal, e todos os meus passos se basearam nisso até que eu alcançasse o meu objetivo, sendo aprovado para AFFC/CGU. Imagine isso também! E a partir disso, liste tudo aquilo que você precisa fazer ou deixar de fazer, e como fazer, até que se chegue à aprovação.

É muito importante que as suas metas sejam semanais. Isso visa te dar motivação de cumpri-las com mais facilidade. E dentro das metas semanais, estabeleça as demais, como as metas diárias, mensais e anuais.

Algumas dicas de como estabelecer essa meta semanal:

  1. a) Tome cuidado com as segundas-feiras e com os finais de semana. Estudar nesses dias é mais chato, então tente deixá-los com matérias mais prazerosas.
  2. b) Não se deixe desanimar por um dia de meta não cumprida. Por isso temos a meta semanal, não é mesmo? Não deu certo hoje, você poderá compensar amanhã. Por isso é tão importante que a meta seja semanal.

2ª – Estude e teste o método escolhido

É ideal você não ser uma pessoa muito inflexível. Se você testar o método estabelecido por um tempo e chegar a conclusão que não deu certo, não desanime, Mude enquanto é tempo.

Quando eu estudava para a RFB, tentei utilizar o método das fichas de resumos que misturava todas as matérias em um bloco só. Apesar de funcionar muito bem com algumas pessoas, esse método foi um desastre para mim.

Mesmo com vários resumos já prontos, cheguei à conclusão que deveria mudar o método e refazer todos os resumos ao estudar para a CGU. E assim o fiz, sem ficar pensando se estava perdendo tempo ou não. Se não deu certo, desista e comece de novo.

3ª – Utilize ferramentas para te auxiliar.

As ferramentas aqui podem ser o uso da tecnologia, gerenciadores de tempo, planilhas eletrônicas etc. Atualmente, principalmente com os smartphones, temos várias ferramentas que conseguem gerenciar eficazmente o nosso tempo e o nosso estudo.

Eu sempre gostei de cronometrar todo o meu tempo de estudo, e acho que isso ajudar muito a você constatar onde está ou não perdendo tempo.

4ª – Aprenda a dizer não.

Eu, por exemplo, sempre tive muitas dificuldades em dizer não quando alguém me pedia algo. Seja no trabalho, na escola, em casa, ou em todas as situações de rotina.

Mas isso atrapalha demais. Você tem que aprender a dizer não para algumas coisas. Nos seus momentos de estudo, se alguém te pedir algo, a menos que seja uma urgência muito necessária, diga não, e fale que fará depois dos seus horários planejados. A pessoa vai acostumar com isso e vai aprender a te respeitar. Muitas vezes, são as nossas atitudes que moldam as pessoas próximas de nós.

5ª – Comprometa-se consigo mesmo.

Essa é a estratégia principal. O total comprometimento com a sua causa é o que vai resultar em um método eficiente ou não.

Um abraço.

Facebook: Técnicas de Preparação para Concursos Públicos

Instagram: @brunofracalossipaes

YouTube: Canal do Bruno Fracalossi

Ponto dos Concursos: Coaching Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi – Pioneiro no mercado de Coaching para Concursos no Brasil – Mais de 6 anos de atividades (desde 2012), e mais de 1.000 alunos treinados de forma individual.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

  • Estude! 🤣 #VidaDeConcurseiro

Mas lembre-se de curtir também, concurseiro! 😉
  • Não se limite! Continue trabalhando para ser a sua melhor versão.
  • Prepare-se para investir nos estudos e economizar ao mesmo tempo. Separe os melhores cursos para comprar pelo melhor preço na Black Friday do Ponto! ;)
  • Relaxa, continua os estudos que na hora da prova você lembra. 😉
  • Não perca tempo e tome nota dessa dica!
  • Comece bem a sua preparação para o TCDF com os aulões gratuitos de especialistas do Ponto! Participe e reforce o conteúdo da prova: bit.ly/eventos_TCDF
  • Conhecimento não tem preço!
  • O edital da SEFAZ/RS foi publicado, concurseiro! Garanta a sua vaga com o treinamento completo da Turma de Elite do Ponto: bit.ly/SEFAZRS_elite⠀

Siga-nos no Instagram

Scroll Up