Olá pessoal. Muitas pessoas que estavam esperando esse edital da Polícia Civil do DF devem ter se assustado com a inclusão de Contabilidade e Estatística. Alguns até desanimaram um pouco, e outros estão pensando em não estudar uma das matérias. O que eu gostaria de falar hoje para você é: não desista de Estatística.

Para quem estava acompanhando provas recentes da área policial, como a prova da Polícia Federal, em 2018, pode perceber que o conteúdo de estatística é exatamente o mesmo daquela prova, cujo conteúdo constava para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista. Portanto, a prova da PF é um bom parâmetro para pensar o que pode aparecer nessa prova da PC/DF.

Sim, confesso que a Estatística não é muito amigável para quem não é da área de exatas, aquele monte de gráficos, tabelas e fórmulas podem assustar um pouco, mas, da mesma forma que isso assusta, por outro lado, isso tem seu lado bom, pois as questões geralmente são superficiais e na maior parte delas são mera aplicações de fórmulas. Pois acredite, se o examinador quisesse, ele poderia complicar muito a nossa vida.

Das 10 questões que caíram na prova de Agente da Polícia Federal, 8 poderiam ser resolvidas com a aplicação direta de fórmulas. Sendo que essas fórmulas não eram tão complexas, ou seja, se você soubesse as fórmulas bastava aplicar os dados da questão. Claro que não basta decorar todas as fórmulas, você precisa também saber quando usar cada uma, mas, sabendo para que serve cada uma, e decorando todas elas, você com certeza irá ter uma ótima nota em Estatística.

Alguns assuntos são mais tranquilos, e nesses as questões podem acabar sendo um pouco mais elaboradas, principalmente nas questões de probabilidade e estatística descritiva, mas por serem assuntos em que as pessoas possuem mais familiaridade, e, também serem mais fáceis de compreender, acaba sendo tranquilo de resolver também.

Por fim, temos que pensar que é possível aprender estatística nesse tempo até a prova, e que fazendo questões dos principais assuntos, veremos que as aplicações das fórmulas são até tranquilas, e que é possível ter um bom rendimento nessa matéria tão temida por muitas pessoas.

No final das contas, aposto que essas duas matérias, Contabilidade e Estatística, serão o grande diferencial dessa prova, pois as matérias mais batidas da área policial, os Direitos como um todo, a maior parte da galera já domina, portanto, o que vai te diferenciar dessa turma será aprender essas novidades do edital.

banner

Receba nossas novidades por e-mail

Instagram did not return a 200.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up