Muitos de nós, ao sentarem para estudar, não desejam estar ali de fato. Intelectualmente, sabem que estudar é o certo a se fazer, que é a atividade que vai render bons frutos futuros. No entanto, quando abrem o livro, todas as células do corpo começam a gritar para sair da escrivaninha. Desejam o cargo mais que tudo na vida, mas não conseguem ter a mesma vontade para os estudos.

Agindo dessa forma, com vontade fraca, não conseguimos aplicar todos os nossos recursos de atenção na tarefa. Confundido e sem controle de seus pensamentos, o candidato se vê encurralado por suas próprias dúvidas. A memória de trabalho, de capacidade de gerenciamento limitada, precisa dividir o foco nos estudos com pensamentos sabotadores de ordem diversa. É óbvio que o rendimento é péssimo e a sensação pós sessão de estudos é de decepção. Temos a impressão que não memorizamos nada e o tempo todo duvidamos se “concurso público é realmente pra gente”.

Numa situação extrema, o candidato, seja por autopunição ou autopiedade, não consegue nem estudar, nem ter paz para descansar e se entrega derrotado no sofá. Mais extremo ainda são os que buscam conforto em comida, bebida ou drogas.

Imagine agora a situação inversa. Se você sentasse para estudar e, ao abrir o livro, tivesse certeza absoluta que, ao dar cabimento àquela tarefa, seus objetivos seriam conquistados e seus sonhos se tornariam realidade. Sua postura, por conta dessa certeza, é a de se entregar à missão, aos estudos. O sentimento no final do dia é de dever cumprido e satisfação.

O nome da força que impulsiona esse comportamento você já conhece: fé.

Fé na missão é a capacidade de acreditar em si mesmo. É agir como se já tivesse dado certo. É ter como meta a própria ação em si. É abrir mão do perfeccionismo doentio e focar na qualidade, não importa o tempo disponível para o estudo.

Não é ser soberbo, mas agir com convicção e profissionalismo.

Guerreiro de verdade, ao amolar sua faca de combate e preparar seu equipamento, o faz com devoção. Ele cria uma espécie de conexão com a batalha e luta no fluxo do momento. Ele não faz por dinheiro, glória ou reconhecimento. Ele faz porque tem que ser feito. Ele nasceu para a guerra e acredita na sua missão. Suas células desejam estar ali, combatendo. Ele luta com alegria e a vitória é apenas uma consequência.

Há pessoas que, naturalmente, possuem o dom de acreditar em si mesmas. Mas ainda assim é possível aperfeiçoar o seu nível de autoconfiança. Só de você não reclamar daquilo que você deve fazer já é um bom começo, pois reclamações constantes alimentam um padrão negativo de conduta e nos aproximam da mediocridade.

Não deixe que seus pensamentos tenham poder sobre você sem sua permissão. Não deixe de acreditar que você merece e que, com esforço, é possível chegar aonde você quer chegar. Se sua fé é pequena, proteja-a. Estime-a. Não a desperdice. Cultive-a. Agarre-se aquilo que você já tem dentro de você e lute para aprimorar.

Ter fé em si mesmo, na sua missão, é o que vai fazer com que você estude todos os dias até passar. Se você não acredita em você, qualquer obstáculo, por menor que seja, será motivo suficiente para impedir seu avanço.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Igor Oliveira

Igor Oliveira é servidor público federal, Analista Técnico da SUSEP. Foi oficial fuzileiro naval e piloto de helicóptero na Marinha do Brasil. Igor faz parte da equipe da coordenação do Ponto dos Concursos.

  • Aquela doce ilusão... 😊
  • Que tal algumas dicas para te ajudar a se sair melhor nos estudos? ;)
  • Pronto para mais uma prova, concurseiro? A Turma de Elite é um curso completo com treinamento à altura para os melhores concursos do país. Saiba mais em: bit.ly/cursos_TJCE
  • Não espere a oportunidade surgir, vá em busca dela. 👊🏽
  • A gente sabe bem como é estudar com esses carinhas. 😂
  • Que tal um bom filme para se inspirar e descansar a mente por alguns instantes? O fim de semana chegou. Aproveite, concurseiro! ;)
  • Entender como funcionamos é um ótimo caminho para conseguirmos manter o foco. Confira as dicas. ;)
  • Todo dia é uma oportunidade para você ficar mais próximo dos seus objetivos. Siga firme, concurseiro! 👊🏽

Siga-nos no Instagram

Scroll Up