Olá pessoal, tudo bem?

Eu sou a prova viva de que pessoas normais conseguem ser aprovadas em concursos.

Conseguir a nomeação desejada não é questão de inteligência ou de ser diferenciado, mas sim de muito esforço e disciplina.

Tive inúmeras reprovações, e meu período de estudos foi longo, assim como acontece com a maioria dos concurseiros.

E quais foram as lições de minhas reprovações?

1 – A não desistir daquilo que eu quero;

2 – Que tudo acontece na hora certa;

3 – Que todo o esforço é recompensador;

4 – Que devo ter um propósito em minha vida;

5 – Que devo aprender a levar a vida um pouco menos a sério;

6 – Que as decepções fazem da vida;

7 – Que essas decepções me engrandecem;

8 – Que os exercícios físicos são essenciais na dura jornada de concurseiro;

9 – Que os momentos de lazer são recompensas pelo esforço semanal;

10 – Que devo sempre estipular metas e não descansar enquanto não cumprí-las;

11 – Que devo ser metódico e disciplinado;

12 – Que devo ter foco;

13 – Que se não sofrer com os estudos, sofrerei com o emprego na iniciativa privada, com a quebra do meu negócio próprio, ou não também (por isso preciso de um propósito em minha vida);

14 – Que se você não for de família rica, vai ter que ralar para sobreviver, de uma forma ou de outra. Seja nos estudos, seja no trabalho.

15 – Que o emprego público não te deixa rico, mas te traz uma vida mais tranquila e saudável.

Essas são 15 conclusões que eu consegui tomar com os meus anos ralando nos estudos para concursos públicos.

Ao todo, foram quase 10 reprovações e decepções. Isso mesmo!

TRE 2004 – aprovado, mas não nomeado;

MDIC 2008 – reprovado;

AFRFB 2009 – reprovado;

MPU 2010 – aprovado, mas não nomeado;

TCU2011 – reprovado;

TCDF 2011 – reprovado;

SENADO 2011 – reprovado;

CÂMARA 2014 – reprovado.

Foram anos estudando, batendo cabeça, testando métodos, focos, mas sempre com muita disciplina, força de vontade e perseverança. Não sou inteligente, mas sou esforçado, disciplinado e organizado.

Nunca duvidei de que eu alcançaria o cargo que eu queria, ou o emprego que eu desejava.

Consegui! Hoje tenho um bom cargo na CGU. Alcancei um trabalho gratificante, bem remunerado, e com qualidade de vida, e tudo isso baseado somente no meu esforço próprio, sem depender de favor de ninguém, de bajular chefe algum, ou de suportar colegas de trabalhos cheios de falsidade.

Quem já trabalhou na iniciativa privada sabe bem como é isso, e como o estômago tem que estar preparado para crescer profissionalmente. Essa é uma das maiores recompensas que eu tive ao ser aprovado e estar em um cargo público! Eu não preciso puxar o saco de ninguém! Basta fazer o meu trabalho e pronto.

E por que eu estou relatando isso? Porque eu sou uma pessoa comum, como você aí atrás da tela, como a grande parte dos seres humanos.

Sei muito bem como essa jornada de estudos é um porre! Às vezes falta motivação, ou duvidamos da nossa capacidade, ficamos um pouco depressivos, exercemos muita pressão em nós mesmos. Isso quando os parentes e amigos já não fazem isso por nós.

Entretanto, não adianta. Concentre-se, foque, e faça o que tem que fazer! Estude e pronto! Dedique-se de corpo, alma e coração! Não fique pensando no resultado! Pense somente em suas metas e cumpra-as! Se eu passei, você passa! Utilize-me como exemplo e saiba que se eu consegui você consegue também! Que depende somente de você e de mais ninguém, e que por isso é tão bonito e gratificante estudar para concursos e superarmos a nós mesmos!

Eu sou uma pessoa de inteligência totalmente mediana. Eu sou a prova de que a ralação pode superar a inteligência, se feita com método e disciplina.

Sempre fui um aluno normal, na média, nem melhor nem pior do que os demais.

Sofri para me graduar na Engenharia, pois eu não estudava muito, então dependi de ajuda de colegas e professores.

Também sempre tive que trabalhar e estudar, e isso nunca foi um limitador para eu ser aprovado. Além disso, eu era recompensado com o meu salário ao final do mês.

Demorou mais tempo? Sim, mas veja o lado bom das coisas! Isso me ajudou a melhorar como pessoa, me abriu novas oportunidades!

Pare de reclamar da sua vida! Agradeça a Deus por você ter a oportunidade de se dedicar aos estudos! Veja quantas pessoas que queriam estar no seu lugar, mas não possuem essa chance!

Você escolheu esse destino! Você não está fazendo favor para ninguém! Você está estudando para si mesmo! Esse caminho não é para molengas! Estudar horas a fio, durante semanas, meses ou anos não é para qualquer um, e eu sou autorizado a afirmar, pois passei por isso!

Tive momentos de altos e baixos, mas nunca, em nenhum momento, pensei em desistir e deixar todo o meu esforço para trás! Isso sim seria perder tempo e jogar parte da minha vida fora!

Inspire-se naqueles que já conseguiram a aprovação!

Adote seus métodos, estratégias, ouças seus conselhos!

Não seja arrogante, e não ache que é melhor do que ninguém! Ouça sempre os mais experientes!

Essas pessoas já passaram pelo o que você vem passando, e elas podem te ajudar, te motivar, te fazer acreditar piamente que o resultado vem ao final!

Tire conclusões dos seus desafios!

Você sofrerá reveses, mas quem nunca os sofreu!?!

Grandes empresários e esportistas foram do céu ao inferno inúmeras vezes. Basta ler a história de vida da maioria deles!

São todas de superação e muito esforço!

Leve-os como exemplo a tiracolo. Vai dar certo!

Facebook: Técnicas de Preparação para Concursos Públicos

Instagram: @brunofracalossipaes

YouTube: Canal do Bruno Fracalossi

Ponto dos Concursos: Coaching Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi – Pioneiro no mercado de Coaching para Concursos no Brasil – Mais de 7 anos de atividades (desde 2012), e mais de 1.000 alunos treinados de forma individual.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

  • Essa é sua chance de tirar dúvidas sobre a prova de Informática da PCDF com uma especialista! Inscreva-se e participe: bit.ly/auloes_pcdf
  • Haja coração! 😂
  • O que te motivou a começar a estudar? Quando as coisas estiverem difíceis, pense na sua trajetória até aqui! 😊
  • Saber como manter a motivação diante das dificuldades diárias é o segredo para alcançar sua aprovação. Mantenha-se firme! 🙌
  • Inscreva-se no canal do Ponto no YouTube e fique por dentro de todos os nossos conteúdos! As melhores dicas para a sua aprovação estão aqui: youtube.com/VideoDoPonto
  • Martinha começou cedo, com apenas 2 matérias acumuladas. 😂 #VidaDeConcurseira
  • Não crie limites para si mesmo! Pensar positivo e acreditar no seu potencial são fundamentais para alcançar seus objetivos. ;)
  • Aprimore seus conhecimentos em Tecnologia da Informação para o concurso da SEFAZ/DF. Confira o curso da Profa. Patrícia Quintão e estude com o melhor material: bit.ly/TI_auditor_sefazdf

Siga-nos no Instagram

Scroll Up