Olá Pessoal!

Faço aqui breves comentários sobre as questões de Administração na prova de conhecimentos específicos para o cargo de Técnico do MPU.

Foram cobradas vinte questões sobre este tópico na prova ( questões 77 a 96).

O primeiro bloco tinha cinco questões sobre administração (questões 77 a 81). Não vi dificuldades nestas questões e todos os gabaritos estão coerentes.

Já o segundo bloco tinha cinco questões sobre gestão de pessoas (questões 82 a 86). Também não vi problemas nos gabaritos deste bloco. Mesmo a questão 84 sobre o estilo de liderança democrático está correto. Melhores resultados são sempre alcançados com o estilo autocrático.

No terceiro bloco foram cobrados conhecimentos sobre gestão organizacional (questões 87 a 91).  O gabarito da questão 91 está equivocado. A afirmativa deveria ser considerada CERTA.

Segundo Chiavenato e  Sapiro, no livro Planejamento estratégico – Fundamentos e aplicações (esquema da página  36 e páginas 41 a 45), no processo de planejamento estratégico a definição dos objetivos é feita após o diagnóstico interno e externo. Logo o gabarito desta questão precisa ser revisto. O gabarito  das demais questões deste bloco está correto.

Por fim, no último bloco de administração foram cobradas  conhecimentos de gestão de processo, gestão de projetos e processo decisórios (questões 92 a 96).   Não vi problemas no gabarito destas questões.

Abraços

Marcelo Camacho

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Marcelo Camacho

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2015). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2014). Graduado em Gestão de recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2000). Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ (2007) e Licenciado em Ciências Sociais pela UERJ (2007). Possui Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Gama Filho (2009) e Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2014). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz e Professor na Universidade Estácio de Sá.

  • Estude! 🤣 #VidaDeConcurseiro

Mas lembre-se de curtir também, concurseiro! 😉
  • Não se limite! Continue trabalhando para ser a sua melhor versão.
  • Prepare-se para investir nos estudos e economizar ao mesmo tempo. Separe os melhores cursos para comprar pelo melhor preço na Black Friday do Ponto! ;)
  • Relaxa, continua os estudos que na hora da prova você lembra. 😉
  • Não perca tempo e tome nota dessa dica!
  • Comece bem a sua preparação para o TCDF com os aulões gratuitos de especialistas do Ponto! Participe e reforce o conteúdo da prova: bit.ly/eventos_TCDF
  • Conhecimento não tem preço!
  • O edital da SEFAZ/RS foi publicado, concurseiro! Garanta a sua vaga com o treinamento completo da Turma de Elite do Ponto: bit.ly/SEFAZRS_elite⠀

Siga-nos no Instagram

Scroll Up