Olá Pessoal!

Faço aqui breves comentários sobre as questões de Ética na prova de conhecimentos básicos para o cargo de Técnico do MPU.

Foram cobradas dez questões sobre este tópico na prova ( questões 22 a 31).

O primeiro bloco tinha cinco questões e estava baseada no texto de Aristóteles, Ética a Nicômaco. Tratou-se basicamente da interpretação do texto em relação aos preceitos da ética aristotélica. Todos os elementos para julgamento das questões estavam no texto. A questão 26 consistiu na aplicação destes preceitos éticos à função pública. Considerei todas estas cinco primeiras questões muito fáceis e não há nenhuma razão para contestarmos o gabarito.

Já o segundo bloco tinha duas questões sobre o Código de Ética e de Conduta do MPU (questões 27 e 28).No curso que ministrei para este concurso eu elaborei questões simuladas para este tópico. Nas minhas questões simuladas havia duas questões similares as que foram cobradas. Bingo!! Nada a contestar quanto ao gabarito destas questões também!

No terceiro bloco foi cobrada uma questão sobre o Decreto n.o 1.171/1994 (questão 29).  No curso que ministrei resolvemos questões similares a esta. O gabarito está correto.

Por fim, no último bloco de ética foram cobradas  duas questões sobre a Lei 8.112/1990.

A conduta tipificada no caso apresentado para as duas questões é inobservância do dever funcional de zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público.  Desta forma a pena deveria ser de advertência e não de suspensão. Os gabaritos também estão corretos!

Abraços

Marcelo Camacho

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Marcelo Camacho

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2015). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2014). Graduado em Gestão de recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2000). Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ (2007) e Licenciado em Ciências Sociais pela UERJ (2007). Possui Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Gama Filho (2009) e Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2014). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz e Professor na Universidade Estácio de Sá.

  • A meu ver, você precisa prestar atenção nessa dica! ;)
  • Faça a sua parte para realizar seus objetivos! ;)
  • Quem nunca passou por isso conferindo gabarito, não é mesmo?
  • Além de manter a saúde em ordem, a prática de atividades físicas coloca suas emoções em dia, pois diminui o estresse e a ansiedade. Algumas modalidades ainda possuem o bônus de trabalhar concentração e foco. Qual exercício você faz no seu tempo livre? ☺
  • Dedique-se ao que você deseja. O sucesso vem! ;)
  • Saber organizar o tempo é uma das principais dificuldades dos estudantes. Confira nossas dicas e monte seu cronograma de estudos! ;)
  • Comece 2019 focado em suas metas! O Prof. Igor Oliveira vai te ajudar a se organizar para transformar em realidade todos os seus objetivos. Inscreva-se: http://bit.ly/evento_anonovo
  • Uma notícia que aterroriza qualquer concurseiro! 😓

Siga-nos no Instagram

Scroll Up