Olá Pessoal!

Faço aqui breves comentários sobre as questões de Ética na prova de conhecimentos básicos para o cargo de Técnico do MPU.

Foram cobradas dez questões sobre este tópico na prova ( questões 22 a 31).

O primeiro bloco tinha cinco questões e estava baseada no texto de Aristóteles, Ética a Nicômaco. Tratou-se basicamente da interpretação do texto em relação aos preceitos da ética aristotélica. Todos os elementos para julgamento das questões estavam no texto. A questão 26 consistiu na aplicação destes preceitos éticos à função pública. Considerei todas estas cinco primeiras questões muito fáceis e não há nenhuma razão para contestarmos o gabarito.

Já o segundo bloco tinha duas questões sobre o Código de Ética e de Conduta do MPU (questões 27 e 28).No curso que ministrei para este concurso eu elaborei questões simuladas para este tópico. Nas minhas questões simuladas havia duas questões similares as que foram cobradas. Bingo!! Nada a contestar quanto ao gabarito destas questões também!

No terceiro bloco foi cobrada uma questão sobre o Decreto n.o 1.171/1994 (questão 29).  No curso que ministrei resolvemos questões similares a esta. O gabarito está correto.

Por fim, no último bloco de ética foram cobradas  duas questões sobre a Lei 8.112/1990.

A conduta tipificada no caso apresentado para as duas questões é inobservância do dever funcional de zelar pela economia do material e a conservação do patrimônio público.  Desta forma a pena deveria ser de advertência e não de suspensão. Os gabaritos também estão corretos!

Abraços

Marcelo Camacho

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Marcelo Camacho

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2015). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2014). Graduado em Gestão de recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2000). Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ (2007) e Licenciado em Ciências Sociais pela UERJ (2007). Possui Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Gama Filho (2009) e Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2014). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz e Professor na Universidade Estácio de Sá.

  • O momento mais esperado da vida! <3
  • Um assunto recorrente nas provas de Língua Portuguesa é o uso dos porquês. Tome nota e garanta mais uma questão! 😊
  • O que te impede de voar? Pense positivo e acredite que, com esforço, você é capaz de alcançar todos os seus objetivos!
  • Você sabe qual é a importância de manter um método de estudos durante sua preparação? Descubra no artigo do Prof. Bruno Fracalossi: bit.ly/artigo_estrategia
  • Como você está estudando hoje?
  • Aprenda todos os macetes para a prova de TI do cargo de Auditor Fiscal no concurso ISS Curitiba. ;) Inscreva-se no curso da Profa. Patrícia Quintão e comece a estudar agora: bit.ly/ISS_auditor_TI
  • O sono e o cansaço são os grandes inimigos de vários concurseiros. Entretanto, com alguns cuidados, fica mais fácil mantê-los longe e melhorar a qualidade do estudo. ;)
  • Garantir uma boa nota nas questões abertas pode ser o diferencial para a sua aprovação! Conheça os Cursos de Discursivas do Ponto e prepare-se com o melhor time: bit.ly/ponto_discursivas

Siga-nos no Instagram

Scroll Up