Oi, pessoal,
Esse recado de hoje vai para quem precisa estudar REDAÇÃO OFICIAL. No apagar das luzes do governo Temer, houve a publicação da 3ª edição do Manual de Redação da Presidência da República.
Mas não se assuste! Não houve nenhuma alteração drástica. Essa edição serviu para atualizar o manual em relação às inovações tecnológicas dos últimos anos e, principalmente, alterar uma coisinha de nada do Padrão Ofício.
Vamos ver o que, em resumo, interessa saber.
Antes, consideravam-se atributos da Redação Oficial: impessoalidade, clareza, concisão, formalidade e uniformidade.
Nessa nova edição, consta que a redação oficial deve caracterizar-se por:
· clareza e precisão;
· objetividade;
· concisão;
· coesão e coerência;
· impessoalidade;
· formalidade e padronização; e
· uso da norma padrão da língua portuguesa.
Em seguida, apresentam-se, de forma pormenorizada, a definição e objetivo de cada um desses atributos.
Em relação ao PADRÃO OFÍCIO, até a 2ª edição, havia três tipos de expedientes do padrão ofício que se diferenciavam somente pela finalidade, e não pela forma: AVISO (expedido exclusivamente por Ministros de Estado para autoridades de mesma hierarquia), OFÍCIO (expedido para e pelas demais autoridades) E MEMORANDO (expedido entre unidades administrativas de um mesmo órgão).
Agora, tudo isso passa a se chamar OFÍCIO, com as seguintes variações:
– CIRCULAR: Quando um órgão envia o mesmo expediente para mais de um órgão receptor. A sigla na epígrafe será apenas do órgão remetente (Ex.: OFÍCIO CIRCULAR Nº 652/2019/MEC);
– CONJUNTO: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expediente para um único órgão receptor. Nesse caso, as siglas dos órgãos remetentes constarão da epígrafe (Ex.: OFÍCIO CONJUNTO Nº 652/2019/SECEX/RFB);
– CONJUNTO CIRCULAR: Quando mais de um órgão envia, conjuntamente, o mesmo expeciente para mais de um órgão receptor. Do mesmo modo que o Ofício Conjunto, todas as siglas constarão da epígrafe (OFÍCIO CONJUNTO CIRCULAR Nº 652/2019/CC/MJ/MRE).
Outra alteração é que, antes, a fonte a ser usada deveria ser Times New Roman, e, a partir da nova edição, devemos usar Calibri ou Carlito.
Finalmente, não há menção a formas de comunicação em desuso, como o telegrama e o fax.
A versão atualizada do Manual está disponível AQUI.
Por hoje é só. Sigam-me nas redes sociais:
Facebook: claudiadoponto
Instagram: @profclaudiakoz
Gmail: profclaudiakoz@gmail.com
Bons estudos!