Se você visse minha avó fazendo biscoito de polvilho no forno à lenha você iria presenciar a própria concentração em ação. Ela caminhava atentamente de um lado para o outro carregando ingredientes, lenha, tirando tabuleiros do forno, guardando os biscoitos, tudo de forma calma e disciplinada.

Ela não titubeava, não parava para fazer outras tarefas e pouco falava. Vez ou outra via eu e meu irmão roubando uns biscoitos e sorria. Minha avó passava horas naquele trabalho exaustivo, sem reclamar, em silêncio. Ela estava imersa no trabalho, totalmente possuída pelas tarefas. Fazia o que tinha que ser feito, exercendo a disciplina mais genuína que existe: a do fluxo do momento.

Quer ver outro exemplo? Imagine um tigre caçando sua presa. O tigre está lá, na floresta, caminhando lentamente, focado em sua presa. Ele não se importa com barulhos ou mosquitos. Ele não fica pensando: “nossa, deveria ter estudado mais ontem, pois certamente tinha vários tigres japoneses formados no ITA estudando também”. Ou então: “tenho que pegar essa presa, pois ela tem muita proteína. Tenho que aumentar meus músculos para chamar a atenção daquelas tigresas iradas”. O tigre não pensa. Ele também faz o que precisa ser feito, suportando o desconforto e mantendo no seu campo de visada apenas o objeto de sua ação.

O fluxo do momento é como um rio em que em uma das margens está escrito futuro e na outra, passado. Quem trabalha no fluxo do momento não alimenta expectativas quanto ao resultado de suas ações, não tem medo, ansiedade, pressa ou autopiedade. O fluxo do momento é um estado vigilante e sereno da mente, onde você consegue exercer seu potencial pleno. Há uma espécie de torpeza dos sentidos e a realidade é exatamente aquilo que está no seu campo de visada, assim como o tigre. No fluxo do momento você é seu melhor, pois canaliza toda sua energia, seus recursos de atenção na tarefa a ser executada. Você faz o que precisa ser feito, mas a partir de um ambiente de paz, não de cobrança obsessiva ou sofrimento.

Você provavelmente já pulou nesse rio e nem se deu conta. Mas a sensação é ótima e tenho certeza que você a guardou contigo. É quando você se emocionou com um filme, uma música ou ficou ao lado de uma pessoa especial. Não há passado ou futuro. Alunos que conseguem captar a mensagem me reportam que estudam como se estivessem “levitando, sem ver o tempo passar”. Não sofrem, não se importam com a concorrência, nem se julgam.

Crianças são mestres em acessar o fluxo do momento. Observe um grupo de crianças brincando. Ali também não há passado, futuro, expectativas ou sofrimento. Há apenas o momento em ação e nada mais.

O que nos impede de acessar o fluxo do momento?

Pensamentos.

Ao contrário do tigre ou da minha avó, a maioria das pessoas gera, espontaneamente, um fluxo gigantesco de pensamentos inúteis enquanto exercem suas tarefas. Esses pensamentos, em sua maioria, trazem uma carga de informações repetidas ou negativas que distorcem a noção que temos da realidade. De fato, cada pessoa cria sua própria realidade, com base nos pensamentos que produz. Coloque, por exemplo, duas pessoas em uma sala. Imagine que essas duas pessoas tenham a mesma idade, condição social, nacionalidade e religião. Apesar de as duas serem semelhantes e estarem inseridas no mesmo ambiente, ainda assim cada uma criará sua própria noção de mundo. Há aqueles que irão ver o mundo com raiva, cheio de problemas ou obstáculos. Há aqueles que irão criar uma realidade diferente, focada e alegre.

Esse fluxo de pensamentos involuntários é como se fosse uma espécie de véu, que nos impede de exercer nosso potencial pleno. Você já deve ter notado a dificuldade que é estudar quando estamos pensando demais. Dependendo do volume de pensamentos inúteis, é praticamente impossível se concentrar nos livros. Isso porque, nossa memória de trabalho, essa que você utiliza para estudar, tem uma capacidade limitada de processamento. É como se fosse um cesto cheio de laranjas. Se você colocar mais uma laranja, outra vai cair. No caso, essa que cai geralmente é relacionada aos estudos.

Atletas de alto nível trabalham muito seu lado psicológico para conseguirem atingir esse estado mental do tigre, pois sabem que é na ausência de pensamentos que conseguimos ser o nosso melhor. Tudo que foi criado de belo no mundo, as artes, a música, foi através desse estado de excelência.

Quando você atinge esse nível, você se sente naturalmente automotivado. É como se você rasgasse o véu e passasse a ter acesso a uma nova noção da realidade. As tarefas se desenrolam de forma natural e autêntica, sem esforço, como agora que estou escrevendo para você. Você sente que há emoção em meus artigos, pois as palavras fluem naturalmente pelos meus dedos, vindas diretamente do meu coração. Eu não penso para escrever. Eu apenas escrevo, não me importando com o resultado de minhas ações, se meus artigos serão lidos, julgados ruins ou comentados.

Certa vez escutei que reconhecemos a verdade quando vemos uma, pois ela nos toca o coração. Foi o que aconteceu comigo quando entrei em contato com essa verdade. Fiquei encantado. Senti que havia descoberto algo surpreendente. Juntamente com a humildade para aprender, trabalhar no fluxo do momento é uma dessas verdades imutáveis do desempenho humano. É uma prática poderosa. Se você conseguir aplicá-la de forma organizada e disciplinada, você será um concorrente temido, ainda que isso não faça a menor diferença pra você

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Igor Oliveira

Igor Oliveira é servidor público federal, Analista Técnico da SUSEP. Foi oficial fuzileiro naval e piloto de helicóptero na Marinha do Brasil. Igor faz parte da equipe da coordenação do Ponto dos Concursos.

  • Tem algum concurseiro sonhando com uma aprovação em Brasília? 😉
  • Evite ações que prejudicam o seu rendimento, concurseiro. 😉
  • A gente fica como mesmo? 😂
  • Ser concurseiro não é uma tarefa fácil, mas é possível conciliar o seu bem-estar com esse estilo de vida. O Prof. Wallace Pinheiro preparou um artigo com práticas para melhorar a sua rotina. Confira: bit.ly/artigo_estilodevida
  • Nada é impossível quando temos determinação para alcançar nossos objetivos. 👊🏽
  • Atenção, concurseiro! Está aberto o prazo recursal da AGU para todos os cargos. Nossos professores especialistas estão prontos apara te ajudar a escrever o melhor argumento. Garanta seu recurso aqui: bit.ly/ponto_recurso
  • Às vezes, o dia a dia nos prega algumas peças. Por isso, é preciso estar atento à pronúncia e escrita de algumas palavras. 😉
  • Todo mundo já jogou esse jogo. 🙄

Siga-nos no Instagram

Scroll Up