Quase tudo na vida consegue ser recuperado, até a sua saúde. Entretanto, dois aspectos não: o seu tempo e a morte!

A morte não tem escolha. Ela é inerente à vida, pelo menos até que se consiga algum avanço da medicina em termos de eternidade nesse plano e nesse corpo, pois a alma está garantida no além desconhecido.

De toda sorte, e deixando para lá a morte, escolher como gastar o seu tempo, é sim algo forte (gostou da rima, rsss), além de valioso!

São quase constantes as reclamações que eu recebo de alunos estipulando uma relação intrínseca entre estudar para concursos e deixar de viver!

Sim, parece surreal, mas é notório!

Muitos de vocês interligam os estudos para concursos públicos como uma pausa completa na vida, visando um novo despertar após a aprovação.

É como se fosse um buraco de minhoca no espaço (na física, um buraco de minhoca é uma característica topológica hipotética do contínuo espaço-tempo, a qual é, em essência, um “atalho” através do espaço e do tempo. Um buraco de minhoca possui ao menos duas “bocas” conectadas a uma única “garganta” ou “tubo”.). Ao começar a estudar para concursos públicos, o aluno entra em seu buraco de minhoca e permanece viajando nele até que do outro lado esteja o cargo de posse.

E nesse meio tempo, a vida entra em standby. Ou seja, o seu tempo, quando no buraco de minhoca, é exclusivo para os estudos! Sim, pois somente com essa imersão é possível a aprovação, correto? Não, errado! Comigo não foi assim, e com você também não precisa ser!

E assim para-se a vida! Não há mais diversão! Não há amizades! Não há atividades físicas! Não há tempo para família! Não se tem filhos! Não se viaja! Não se vai a restaurantes! Não se comemora aniversários! Não se comemora final de ano! Não se muda de casa! Não há troca de carro! Não há estudo de línguas! Não há leitura de romances e ficção! Não se vê filmes! Não se assiste futebol! Não se permite nada…

E tudo isso com a ilusão de que o tempo perdido será completamente recuperado após a chegada do outro lado do buraco do tempo!

Ressalta-se, meu amigo, que diferentemente do que acontece em um buraco de minhoca, no qual a matéria que ali entra sofre um efeito gravitacional tão grande, capaz de fazer o tempo andar mais devagar, e supostamente te levar ao futuro com a sua idade atual, o buraco dos estudos é mais embaixo, rsss.

O seu tempo não para enquanto você estuda para concursos. Você envelhece! Sim, é verdade! E com o envelhecimento, as vontades mudam! A resistência física diminui! Os padrões de gostos se modificam! Normal! Essa é a vida! Por isso temos que viver intensamente todas as fases dela! Abrir mão totalmente da juventude visando um futuro promissor é algo plausível? É?

Ainda sinto lhe dizer que esse tempo dedicado aos estudos para concursos pode mesmo ser jogado mesmo na lata de lixo se a aprovação não vier! Infelizmente, a nossa vida é feita de acasos.

Em média, o brasileiro possui uma de vida de 665.800 horas.

E esse ponteiro da vida só se desloca no sentido horário, ou seja, em frente, sempre!

A medida do tempo é algo relativo, desenvolvida em termos de pulsos. O hertz é a unidade de medida derivada para frequência, a qual expressa, em termos de ciclos por segundo, um evento periódico, oscilações, vibrações ou rotações por segundo.

Essas horas também são relativas, com certeza, mas o passar delas sempre lhe aproxima cada vez mais do final de sua vida nesse plano!

Veja bem! São cerca de 670.000 horas de vida. É muito pouco, e passamos muito rápido por elas!

Sou contrário a qualquer desperdício de minuto sequer! Cada minuto deve ser valorizado!

Então viva agora o seu tempo! Os estudos e o conhecimento fazem parte dessa relação vida e prazer!

Faça hoje o que você quer fazer! Não espere a aprovação para isso!

A aprovação pode não vir, infelizmente! Fatores inúmeros podem ocorrer em sua vida, que é passageira e veloz! Então não viva um futuro no presente!

Tenha a sua diversão agora, e estude ao mesmo tempo! Cuide da sua saúde agora, e estude ao mesmo tempo! Viva com os seus pais agora (pois eles não são eternos), e estude ao mesmo tempo! Curta a infância do seu filho agora (pois ela passa), e estude ao mesmo tempo! Pratique esportes agora (pois a sua coluna ainda aguenta), e estude ao mesmo tempo! Viaje agora (pois você ainda consegue subir escadas), e estude ao mesmo tempo! Aproveite as oportunidades recebidas pela vida agora (pois muitas não voltarão mais), e estude ao mesmo tempo! Faça o que tem que ser feito agora, e estude ao mesmo tempo!

É sim possível! Eu sempre fiz assim, por que você não faria?

A aprovação será somente mais um passo em sua vida, e não a mudará tanto assim, acredite!

A felicidade não vem com a nomeação em concurso público. Ela vem com coisas mais simples! O concurso trará mecanismos que poderão atalhar a busca pela felicidade, mas a vida não será totalmente diferente após a sua posse! A não ser que você queira que seja assim, e que faça por onde, e saiba o que persegue em sua vida!

O tempo é o que temos de mais valioso! Desperdiçá-lo com bitolação? De maneira alguma! Viva o seu presente com a busca permanente do equilíbrio! Os estudos tornar-se-ão algo mais natural e prazeroso, e a chance de questionamentos e até desistência serão bem menores.

Um abraço.

Facebook: Técnicas de Preparação para Concursos Públicos

Instagram: @brunofracalossipaes

YouTube: Canal do Bruno Fracalossi

Ponto dos Concursos: Coaching Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi – Pioneiro no mercado de Coaching para Concursos no Brasil – Mais de 6 anos de atividades (desde 2012), e mais de 1.000 alunos treinados de forma individual.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

  • Prepare-se com antecedência para o concurso da Policia Civil do DF e aumente suas chances de ser aprovado. ;) Confira os cursos do Ponto: bit.ly/cusos_pcdf.
  • Quando sai o edital e a gente descobre que o conteúdo é muuuito maior do que esperávamos. 😂
  • Estude com o Ponto para o concurso do SLU/DF e tenha a melhor preparação! Confira nossos cursos: bit.ly/SLU_DF.
  • O Prof. Silvio Duarte preparou um curso com conhecimentos específicos para Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal do MAPA. Está se preparando para essa vaga? Garanta sua aprovação com o Ponto: bit.ly/curso_mapa
  • Não desista na primeira tentativa, as quedas são importantes para aprendermos e atingirmos nossas metas. 😉
  • Boa notícia para os concurseiros focados na área de Controle! O ministro da CGU confirmou o acerto de um novo concurso com o governo, provavelmente com autorização e publicação do edital até o final deste ano. Desde 2012 sem realizar concursos, o órgão oferece atualmente quase R$20.000,00 de salário inicial de carreira. Saiba mais no blog: bit.ly/artigo_cgu.
  • Às vezes, uma letra pode mudar totalmente o significado de palavras parecidas. Fique atento à grafia! 🤓
  • Nesta terça, 15/1, o Prof. Fabiano Pereira ensinará a Fórmula da Memorização Total em um aulão gratuito! Inscreva-se e anote na agenda para não se esquecer desse evento imperdível: bit.ly/Memorização_Total 😉

Siga-nos no Instagram

Scroll Up