Olá pessoal!

Uma das situações mais complicadas é aquela em que a pessoa já estudou para concursos, mas parou em razão de algum motivo, e quer voltar! Como fazer?

Estudar é para a vida toda! Eu nunca parei, e nunca pretendo parar! Estou sempre estudando, uma coisa ou outra.

Estudar não tem idade, não tem desculpas, não tem alternativa!

Em qualquer profissão, em qualquer atividade, o estudo é necessário. De uma forma ou de outra!

Se você parou há tempos, escolha um foco principal:

1 – Concursos?

2 – Pós?

3 – Nova graduação?

4 – Aperfeiçoamento profissional?

Não importa! Após a escolha do foco, levante as matérias que serão necessárias ao seu objetivo, e as inclua em sua rotina.

De toda sorte, é essencial que você não tente voltar estudando no ritmo que já estudou anteriormente, pois as chances de se desanimar e desistir de novo são muito grandes.

Seria o mesmo que estar sedentário por alguns anos, e voltar à academia querendo colocar a carga de pesos que já conseguiu antes, ou tentar correr 30 minutos à 10km/h estando sem preparo físico! Você vai desmaiar.

O mesmo acontece em relação aos estudos. Se você já estudou 4 ou 5 horas líquidas diárias anteriormente, mas está parado há algum tempo, com certeza você conseguirá recuperar essa meta, mas não logo na volta. Com o tempo, sim!

Mas para não se assustar, volte com 30 minutos ao dia na primeira semana!

Se cumpriu os 30, aumente para 60 nas duas próximas semanas!

Cumpriu os 60? Então ao final da 3ª semana, inclua mais 30 ao dia!

Pronto! Ao final do primeiro mês, você estará estudando 90 minutos diários, sem esforço demasiado!

No próximo mês, tente aumentar mais 30 minutos por dia, durante mais 4 semanas!

No 3º mês, mais 30 minutos!

Ao final do 4º mês, você estará estudando 3 horas diárias sem o desânimo daquela pessoa que tentou voltar estabelecendo essa carga logo de início.

Para evitar ficar neurótico, se você estuda e trabalha, fique um tempo nessas 3 horas diárias, perfazendo 21 horas líquidas mensais.

Pelo menos até atingir o sexto mês após o retorno.

Após o sexto mês, tente aumentar para 4 horas líquidas diárias, ou 28 horas semanais, e siga nesse ritmo até o edital, sempre visando o equilíbrio emocional, físico, cognitivo e profissional.

Resumindo:

SEMANA 1 – 30 MINUTOS DIÁRIOS;

SEMANA 2 – 60 MINUTOS DIÁRIOS;

SEMANA 3 – 60 MINUTOS DIÁRIOS;

SEMANA 4 – 90 MINUTOS DIÁRIOS;

MÊS 2 – 90 MINUTOS DIÁRIOS;

MÊS 3 – 120 MINUTOS DIÁRIOS;

MÊS 4 – 180 MINUTOS DIÁRIOS;

MÊS 5 – 180 MINUTOS DIÁRIOS;

MÊS 6 – 240 MINUTOS DIÁRIOS.

Dicas:

a) divida os horários em sets de 1 hora, e de preferência entre manhã, tarde e noite, para que a carga contínua não te desanime;

b) pratique 150 minutos de atividades físicas aeróbicas semanais;

c) estabeleça momentos de lazer com a família e esqueça completamente dos concursos quando estiver neles;

d) encontre hobbies que te acalmam e que te geram prazer, e os pratique pelo menos 1 vez na semana.

Essas dicas farão muita diferença no seu resultado final. O stress é capaz de inviabilizar as milhares de horas líquidas estudadas, acredite em mim! Não o ignore!

Um abraço.

Facebook

Técnicas de Preparação para Concursos Públicos

Instagram

brunofracalossipaes

YouTube

Canal do Bruno Fracalossi

Ponto dos Concursos

Coaching Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi – Pioneiro no mercado de Coaching para Concursos no Brasil – Mais de 6 anos de atividades, e mais de 1.000 alunos treinados de forma individual.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

  • Prepare-se com antecedência para o concurso da Policia Civil do DF e aumente suas chances de ser aprovado. ;) Confira os cursos do Ponto: bit.ly/cusos_pcdf.
  • Quando sai o edital e a gente descobre que o conteúdo é muuuito maior do que esperávamos. 😂
  • Estude com o Ponto para o concurso do SLU/DF e tenha a melhor preparação! Confira nossos cursos: bit.ly/SLU_DF.
  • O Prof. Silvio Duarte preparou um curso com conhecimentos específicos para Agente de Inspeção Sanitária e Industrial de Produtos de Origem Animal do MAPA. Está se preparando para essa vaga? Garanta sua aprovação com o Ponto: bit.ly/curso_mapa
  • Não desista na primeira tentativa, as quedas são importantes para aprendermos e atingirmos nossas metas. 😉
  • Boa notícia para os concurseiros focados na área de Controle! O ministro da CGU confirmou o acerto de um novo concurso com o governo, provavelmente com autorização e publicação do edital até o final deste ano. Desde 2012 sem realizar concursos, o órgão oferece atualmente quase R$20.000,00 de salário inicial de carreira. Saiba mais no blog: bit.ly/artigo_cgu.
  • Às vezes, uma letra pode mudar totalmente o significado de palavras parecidas. Fique atento à grafia! 🤓
  • Nesta terça, 15/1, o Prof. Fabiano Pereira ensinará a Fórmula da Memorização Total em um aulão gratuito! Inscreva-se e anote na agenda para não se esquecer desse evento imperdível: bit.ly/Memorização_Total 😉

Siga-nos no Instagram

Scroll Up