Olá pessoal, tudo bem?

Hoje escrevo, de forma resumida, sobre as 4 carreiras citadas, as quais possuem planos de cargos, salários e crescimento profissional bem definidos e vantajosos, principalmente em relação à Petrobrás e ao BNDES.

Como sabemos, essas 4 instituições são Empresas Públicas, com exceção do BB, que é uma Sociedade de Economia Mista.

O regime de trabalho desses órgãos é regido pela CLT, sem a estabilidade legal, mas com estabilidade relativa.

Além disso, há a vantagem de se receber FGTS, assim como  o maior diferencial: participação nos lucros resultados ao final de cada ano.

Vamos lá!

PETROBRAS      

 

 

 

 

Fonte: luiscardoso.com.br

A Petrobras é uma empresa de capital aberto (sociedade anônima), cujo acionista majoritário é o Governo do Brasil (União). É, portanto, uma sociedade de economia mista. Com sede no Rio de Janeiro, opera atualmente em 25 países, no segmento de energia, prioritariamente nas áreas de exploração, produção, refino, comercialização e transporte de petróleo, gás natural e seus derivados.

Os concursos da Petrobras não seguem o padrão dos demais realizados nesse livro, já que ela é uma sociedade de economia mista. De qualquer forma, em conformidade com as exigências constitucionais, há um concurso denominado de Processo Seletivo Público, geralmente organizado pela fundação Cesgranrio.

Os processos seletivos costumam cobram conhecimentos de Português, Inglês e de matérias específicas relacionadas às atividades do cargo escolhido, através de provas objetivas.

Uma das vantagens do órgão é a possibilidade de os servidores serem lotados em várias cidades do país, onde se encontram os escritórios da Empresa. Porém, a lotação principal é no Rio de Janeiro/RJ.

Outra vantagem é o salário, superior à média do mercado, e o pacote de benefícios, como participação nos lucros, previdência complementar, benefícios educacionais para filhos de empregados (da creche ao ensino médio) e plano de saúde (médico, odontológico, psicoterápico e benefício farmácia).

O RH da empresa incentiva muito os treinamentos, com o oferecimento de auxílio educação, com bolsas para escolas técnicas e superiores e incentivos para pós-graduação, mestrado e MBA. A possibilidade de crescimento profissional também é um dos chamativos desse concurso.

O regime de trabalho do órgão é de 40 horas semanais, divididas em 08 horas diárias.

Não há estabilidade formal no cargo, como ocorre nas carreiras regidas pela lei 8.112/90, mas sim uma estabilidade relativa.

Os concursos costumam ser bem regulares e muito disputados, oferecem milhares de vagas para provimento imediato e cadastro de reserva, e cobram matérias específicas relacionadas com a área de formação do candidato.

O trabalhador da Empresa possui um status muito alto, e esse cargo é sonho de consumo de centenas de milhares de brasileiros. As carreiras da Petrobras, e para as quais se oferecem vagas são:

CARREIRAS PETROBRÁS

NÍVEL SUPERIOR NÍVEL MÉDIO
Administrador(a) Inspetor(a) de Segurança Interna
Advogado(a) Técnico(a) Ambiental
Analista Ambiental Técnico(a) de Administração e Controle
Analista de Comercialização e Logística Técnico(a) de Comercialização e Log.
Analista de Pesquisa Operacional Técnico(a) de Contabilidade
Analista de Sistemas Técnico(a) de Enfermagem do Trabalho
Arquiteto(a) Técnico(a) de Estabilidade
Assistente Social Técnico(a) de Exploração de Petróleo
Auditor(a) Técnico(a) de Informática
Bibliotecário(a) Técnico(a) de Inspeção de Equip. e Inst.
Contador(a) Técnico(a) de Logística de Transporte
Dentista Técnico(a) de Manutenção
Economista Técnico(a) de Operação
Enfermeiro(a) do Trabalho Técnico(a) de Perfuração e Poços
Engenheiro(a) Agrônomo(a) Técnico(a) de Proj, Const. e Monta.
Engenheiro(a) Civil Técnico(a) de Segurança
Engenheiro(a) de Equipamentos Técnico(a) de Sup. de Bens e Serv.
Engenheiro(a) de Geodésia Técnico(a) de Telecomunicações
Engenheiro(a) de Meio Ambiente Técnico(a) Químico(a) de Petróleo
Engenheiro(a) de Minas
Engenheiro(a) de Petróleo
Engenheiro(a) de Processamento
Engenheiro(a) de Produção
Engenheiro(a) de Segurança
Engenheiro(a) de Telecomunicações
Engenheiro(a) Naval
Estatístico(a)
Geofísico(a)
Geólogo(a)
Médico(a) do Trabalho
Nutricionista
Ciências Humanas e Sociais – Pedagogia
Profissional de Comunicação Social
Psicólogo(a)
Químico(a) de Petróleo

 

BNDES       

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: exame.abril.com.br

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), é um empresa pública federal com a função de ser o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia, em uma política que inclui as dimensões social, regional e ambiental, no apoio à agricultura, indústria, infraestrutura e comércio e serviços.

Assim como na Petrobras, quem atua no BNDES é contratado pelo regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e não tem direito à estabilidade formal, mas sim a uma estabilidade relativa.

As vantagens da Empresa são explicitadas na carga horária de 35 horas semanais (7 horas diárias) e nos demais benefícios — como assistência educacional e previdência complementar. Os salários são maiores que os da Petrobras, e o BNDES oferece a mesma sistemática de vantagens e benefícios, como participação nos lucros, plano de saúde, incentivo aos cursos de pós-graduação, e grande possibilidade de crescimento profissional.

O status do órgão é muito alto, e em razão disso e dos benefícios oferecidos, os concursos são extremamente disputados.

Assim como ocorre com os concursos da Petrobras, a banca organizadora costuma ser a Cesgranrio, e a localidade principal das vagas é a cidade do Rio de Janeiro.

Os concursos costumam ser divididos entre cargos de nível superior, com formação e matérias específicas, e cargos de nível médio, com divisão por áreas de trabalho. Os processos seletivos cobram conhecimentos de Português, Inglês e de matérias específicas relacionadas às atividades do cargo escolhido, através de provas objetivas e discursivas.

No concurso mais recente do órgão, muitos aprovados no BNDES e no BACEN desistiram desse último, mesmo com a estabilidade, em razão das vantagens de ser um funcionário do BNDES. Os bônus ao final do ano costumam ser muito bons, assim como as oportunidades profissionais.

Bancos (BB e CEF)

 

 

 

 

Os concursos do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal costumam atrair centenas de milhares de candidatos, principalmente pela possibilidade de se morar em quase todas as cidades do país, em razão da capilaridade dos dois agentes financeiros Federais.

O Banco do Brasil é uma Sociedade de Economia Mista e a Caixa Econômica Federal é uma Empresa Pública Federal. Os funcionários de ambas são regidos pela CLT, e não possuem estabilidade formal, como os servidores regidos pela lei 8.112/90, porém há estabilidade relativa.

O regime de trabalho costuma ser de 30 horas semanais para quem não possui cargos gerenciais. Se o servidor assume um cargo comissionado (o que muitas vezes mais do que dobra o salário), ele passa a cumprir uma jornada de 40 horas semanais.

A possibilidade de crescimento profissional é muito grande, e necessita-se de diploma de nível médio para ingressar como escriturário nos órgãos, e de nível superior para ingressar em funções específicas. Em razão disso, esses concursos são dois dos mais disputados do país.

As provas são organizadas por regiões específicas, ou seja, o candidato já escolhe o local de lotação no momento de sua inscrição.

O cargo que oferece mais vagas e com concursos praticamente anuais é o de técnico escriturário, de nível médio, com atribuições de atividade administrativa destinada a prestar atendimento aos clientes e ao público em geral, efetuando operações diversas, executando atividades bancárias e administrativas, incluindo a comercialização de produtos e serviços, efetivação de cálculos e controles numéricos, inserção e consulta de dados em sistemas operacionais informatizados e auxílio em sua manutenção e em seu aperfeiçoamento, bem como realização de operações de caixa, quando habilitado.

Os concursos costumam cobrar conhecimentos principalmente de Português, Matemática e Conhecimentos Bancários através de provas objetivas e discursivas.

A banca que costuma organizar os concursos da CEF é o Cespe/UNB, e a que organiza os concursos do BB é a Cesgrario.

O BB já foi considerado o melhor cargo público do país e o de maior status para se trabalhar nos anos de 1980.

Um abraço.

Facebook: Técnicas de Preparação para Concursos Públicos

Instagram: @brunofracalossipaes

YouTube: Canal do Bruno Fracalossi

Ponto dos Concursos: Coaching Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi – Pioneiro no mercado de Coaching para Concursos no Brasil – Mais de 6 anos de atividades (desde 2012), e mais de 1.000 alunos treinados de forma individual.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

  • A meu ver, você precisa prestar atenção nessa dica! ;)
  • Faça a sua parte para realizar seus objetivos! ;)
  • Quem nunca passou por isso conferindo gabarito, não é mesmo?
  • Além de manter a saúde em ordem, a prática de atividades físicas coloca suas emoções em dia, pois diminui o estresse e a ansiedade. Algumas modalidades ainda possuem o bônus de trabalhar concentração e foco. Qual exercício você faz no seu tempo livre? ☺
  • Dedique-se ao que você deseja. O sucesso vem! ;)
  • Saber organizar o tempo é uma das principais dificuldades dos estudantes. Confira nossas dicas e monte seu cronograma de estudos! ;)
  • Comece 2019 focado em suas metas! O Prof. Igor Oliveira vai te ajudar a se organizar para transformar em realidade todos os seus objetivos. Inscreva-se: http://bit.ly/evento_anonovo
  • Uma notícia que aterroriza qualquer concurseiro! 😓

Siga-nos no Instagram

Scroll Up