Olá, pessoal!

Abaixo eu comento a prova do TRE-RJ – AJAA, disciplinas Administração Pública

Administração

(CONSULPLAN/2017/TRE-RJ/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

55 “A razão para se manter estoques em empresas que trabalham com produção altamente sazonal, e com uma demanda razoavelmente constante é para ________________________________.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

A) assessorar o processo de produção

B) colaborar no processo de comercialização

C) atender a coordenação entre oferta e demanda

D) atender a redução dos custos de transportes e produção

Comentário:

Pessoal, se a produção é sazonal o estoque deveria ser reduzido. Contudo a questão informa que há demanda constante, ou seja, embora possa se produzir com algum intervalor pode haver pedidos que extrapolem o estoque produzido, uma vez que há demanda constante. Neste sentido a função do estoque é atender a demanda existe, coordenando assim a relação entre oferta e demanda para que não se deixe eventualmente de atender pedidos por inexistência de estoque. Este assunto é tratado por Ballou no livro Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos/Logística Empresarial. (5. ed. Porto Alegre. Bookman,2006)

(CONSULPLAN/2017/TRE-RJ/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

56 Os planos podem ser classificados segundo diferentes critérios. Um dos critérios mais relevantes para os administradores é o critério de permanência, que classifica os planos em temporários e permanentes. Relacione-os adequadamente.

A sequência está correta em

A) 1, 2, 2, 1, 1, 1.

B) 2, 2, 2, 1, 1, 2.

C) 1, 1, 1, 2, 2, 1.

D) 2, 1, 1, 1, 2, 2.

Comentário:

Pessoal, questão simples: um plano singular ou temporário é um projeto. Todo projeto tem um cronograma e tem orçamento. Nos planos permanentes também há custos, mas eles estão dentro do orçamento geral da empresa. Os planos para serem permanentes precisam correlacionar-se com estratégias que disseminem a intenção de forma perene como políticas, processos e procedimentos. A elaboração da missão e da visão relaciona-se com planos permanentes. Assim, a sequência correta é a alternativa D.

(CONSULPLAN/2017/TRE-RJ/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

57 A fabricação com qualidade tem por objetivo primordial identificar e corrigir defeitos e eliminar suas causas. É também uma forma de eliminar desperdícios, porque, quanto menor a quantidade de refugos e retrabalho, mais eficiente é o sistema produtivo. A fabricação com qualidade é baseada nos seguintes pilares, EXCETO:

A) Ter amplitude de controle.

B) Utilizar círculos da qualidade.

C) Fazer certo da primeira vez.

D) Corrigir causas fundamentais dos erros.

Comentário:

Pessoal, outra questão simples: círculos de qualidade, fazer certo da primeira vez e corrigir causas fundamentais de erros são pressupostos da gestão da qualidade. No entanto amplitude de controle é um pressuposto do tipo de estrutura organizacional adotado e não da gestão da qualidade. Por isto o gabarito é a alternativa A.

(CONSULPLAN/2017/TRE-RJ/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

58 A organização deve ser subdividida, ou departamentalizada, em unidades menores para um melhor controle de seus processos. A organização que possui uma linha de comando dupla, em vez de única, e se apresenta de uma forma híbrida em que as formas funcional e por produto se sobrepõem, e que os administradores e o pessoal de assessoria reportam-se a dois chefes – um funcional e outro de produto, é o tipo de organização:

A) Matricial.

B) Por produto.

C) Funcional.

D) Por organização geográfica.

Comentário:

Pessoal, a forma de estrutura organizacional que tem duplo comando e que combina a estrutura funcional com a de projetos ou produtos é a estrutura matricial. Portanto, o gabarito é a alternativa A.

(CONSULPLAN/2017/TRE-RJ/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

59 A Administração Pública, atualmente, tem como paradoxo principal a necessidade de ser empreendedora, isto é, aproveitar as oportunidades de mercado, e o problema de como financiar as novas oportunidades. O processo de inovação das instituiçõespúblicas é bastante complexo e enfrenta muitas dificuldades. São considerados fatores restritivos à prática empreendedora, EXCETO:

A) Estão acima do conceito de lucro.

B) Visão a longo prazo das lideranças.

C) Não tem o cliente como foco principal.

D) Suas receitas são baseadas num orçamento.

Comentário:

Pessoal, fatores restritivos são aqueles que dificultam a prática de inovação. Podemos incluir entre os elementos que dificultam a inovação nas organizações públicas o sistema de receitas baseadas em orçamento, pois não se possibilita recursos adicionais para investimento em inovação. Também é restritivo o fato de não se vislumbrar lucro nas organizações públicas o que dificulta a visão de vantagem percebida pela inovação. Com isto as alternativas A e E podem ser consideradas fatores restritivos. Não ter o cliente como foco é outro fator que restringe a inovação, pois faz com que a visão de melhoria fique embaçada. A visão a longo prazo não pode ser considerado um fator restritivo, pois possibilitaria a ideia de inovação. Sendo assim, o gabarito é a alternativa B.

(CONSULPLAN/2017/TRE-RJ/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

60 “Poderes Administrativos podem ser conceituados como o conjunto de prerrogativas de direito público que a ordem jurídica confere aos agentes administrativos para o fim de permitir que o Estado alcance seus fins. O poder ____________________ é a prerrogativa concedida aos agentes administrativos de elegerem, entre várias condutas possíveis, a que traduz maior conveniência e oportunidade para o interesse público.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

A) de polícia

B) hierárquico

C) discricionário

D) regulamentar

Comentário:

Pessoal, vamos conceituar os tipos de poderes elencados nas alterantivas:

Poder Discricionário. É o que o direito confere à Administração de modo explícito ou implícito para a prática de atos administrativos com liberdade na escolha entre vários atos possíveis e lícitos. O exercício das competências pode ser vinculado ou discricionário. Aqui está presente os elementos de conveniência e oportunidade.

Poder Hierárquico. É o decorrente das relações de subordinação, distribuição de funções e gradação de autoridade. Típico da função administrativa. Não está presente no exercício da função legislativa ou judicial. Faculdades decorrentes: dar ordens, fiscalizar, delegar (superior => inferior), avocar (superior <= inferior, o superior chama para si competências delegadas a seu subordinado.) e rever.

Poder Regulamentar. Também chamado (numa concepção mais ampla) de normativo. É a faculdade de expedição de atos explicitadores e viabilizadores do cumprimento da lei. Não podem inovar o ordenamento (criar obrigações não previstas em lei).

Poder de Polícia. É a faculdade de que dispõe a Administração Pública para condicionar e restringir o uso e gozo de bens, atividades e direitos individuais em benefício da coletividade. Razão: É o interesse público. Fundamento: Supremacia do Estado (face interna da Soberania) Objeto: Bens, direitos e atividades que possam afetar a coletividade. Finalidade: É a proteção do interesse público.

Portanto, a lacuna é corretamente preenchida pelo poder discricionário. Sendo assim, o gabarito é a alternativa C.

Abraços a todos

Marcelo Camacho

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Autor(a): Professor Marcelo Camacho

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2015). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2014). Graduado em Gestão de recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2000). Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ (2007) e Licenciado em Ciências Sociais pela UERJ (2007). Possui Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Gama Filho (2009) e Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2014). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz e Professor na Universidade Estácio de Sá.

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