Prezados alunos, seguem os comentários a respeito das questões de Língua Portuguesa da prova do concurso TRE RJ TJAA.

  1. Considerando as informações e o modo como tais informações são levadas ao texto, pode-se afirmar que o tema central do texto é

A.

O texto não se limita à abordagem da dicotomia entre tempo cronológico e tempo psicológico, pois trata do diminutivo, por exemplo, para indicar a imprecisão de outras palavras que não têm a ver com essa noção de tempo. O tema central também não diz respeito ao contraste entre culturas europeias e brasileira, pois o texto apresenta, inclusive, divergências de entendimento existentes no próprio Brasil. O enunciador não rotulou de “inadequação” as diferentes possibilidades de interpretação do significado de certas palavras. Apenas expôs as imprecisões delas.

  1. Tendo em vista as suas características semânticas e formais, o texto de Gregório Duvivier visa, principalmente,

B.

O texto não se caracteriza por ser narrativo, por defender um ponto de vista (argumentativo-dissertativo) nem por dar instruções sobre ação ou comportamento ao leitor.

  1. Os trechos apresentados a seguir tiveram a sua pontuação modificada. Assinale a alternativa em que a alteração realizada gerou mudança de sentido e/ou problema de composição.

B, com ressalva.

O emprego da vírgula logo após o termo “de noitinha” causou separação indevida entre o sujeito e o verbo da oração. Originalmente, “de noitinha” funciona como sujeito e não como adjunto adverbial – caso que justificaria o emprego da vírgula. Porém os que erraram a questão podem tentar um recurso, argumentando que o enunciado da questão é incoerente com o que foi apresentado na última alternativa. Esta não teve “sua pontuação modificada”, o que pode ter contribuído para induzir o candidato ao erro.

  1. Analise as afirmações apresentadas a seguir.

[…]

Estão corretas apenas as afirmativas

B.

No item I, a oração destacada é adjetiva restritiva (sem vírgula que a separe da principal).

No item IV, a oração destacada é condicional. A conjunção “se” equivale-se ao conectivo caso.

  1. No texto, o autor observa diferentes aspectos do uso do grau diminutivo, à EXCEÇÃO:

D.

No texto, as palavras no grau diminutivo não indicam real diminuição física ou de tamanho dos seres mencionados.

  1. A palavra “epifania”, do grego “epipháneia” (aparição, manifestação), refere-se, na nossa cultura, à comemoração da primeira manifestação de Cristo aos gentios, na visita dos Reis Magos. Na tira, no entanto, o tigre Haroldo a utiliza com um sentido diverso. Qual dos termos a seguir se constitui como sinônimo desse termo considerando o contexto da tira?

C.

Questão fácil, bastando ao candidato ler atentamente as tiras e o conceito de “epifania” fornecido pelo próprio examinador.

  1. O humor na tira de Chris Browne ampara-se numa expressão de natureza figurativa; ser pau para toda obra. Quefigura de linguagem está presente nessa expressão?

A.

Metáfora é a figura de linguagem que consiste em estabelecer uma analogia de significados entre duas palavras ou expressões, empregando uma pela outra. No caso, o personagem Hagar foi identificado com algo que serve para muitas coisas, ou alguém que se presta para muitas coisas.

  1. É correto afirmar, considerando as informações levadas ao texto e a forma como estão articuladas, que o seu autoracredita que

C.

A responsabilidade individual tem a ver com “o sentimento inato de justiça” (l. 5), que se opõe ao pensamento exposto antes pelo enunciador. Este afirma, de acordo com o texto, que o constrangimento imposto pelo estado e pela sociedade pode até atenuar essa responsabilidade, mas não a extingue.

  1. Analise as asserções a seguir e assinale a alternativa que apresente apenas afirmações corretas sobre o uso deconectores no texto.

B, com ressalva.

No item I, “ora” é uma expressão discursiva usada para realce. No item III, “portanto” expressa uma conclusão. A respeito do item IV, apontado como correto pelo examinador, acredito ser cabível uma ponderação. As orações subordinadas consecutivas iniciam-se sempre pelas conjunções subordinativas consecutivas ou por locuções conjuntivas consecutivas que são sempre precedidas de vírgula. Ex.: Pedro correu tanto, que se cansou; Pedro trabalha tanto, quanto cabe nas suas forças. Esses conectivos e as orações iniciadas por eles não podem constituir um período independente de suas correspondentes orações principais, sob pena de ferir a estruturação sintática dos elementos que compõem o texto. Seria mais apropriado classificar a locução destacada no último item como “conclusiva”, que – por seu aspecto coordenativo – pode muito bem iniciar um período sintaticamente independente – ao contrário dos conectores (subordinativos) consecutivos.

  1. No trecho “[…] o progresso das armas de extermínio maciço está entregue à sua competência”, o uso do acento gravecomo indicador de crase é opcional. Assinale a alternativa em que o uso desse mesmo recurso também é opcional.

D.

Aplicação pura e simples da regra: a crase ocorre facultativamente diante da preposição “até”.

Abraços!

Professora Albert Iglesia!

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Autor(a): Professor Albert Iglésia

É graduado em Letras pela Universidade de Brasília (UnB) e tem especialização em Língua Portuguesa. Ministra aulas voltadas para concursos públicos desde 2001. Iniciou suas atividades como professor no Rio de janeiro. Atualmente, leciona aulas de interpretação de texto, gramática e redação oficial em alguns cursos preparatórios em Brasília. Além disso, é professor do ensino médio de um colégio público federal no DF. Já atuou como instrutor da Esaf, da Casa Civil da Presidência da República e de outras instituições voltadas para a capacitação de servidores públicos.

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