Olá, pessoal!

Abaixo eu comento a prova do TST – AJAA, disciplina de Administração Pública.

Antecipo aqui que vislumbro recurso para a questão 58.

(FCC/2017/TST/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

  1. O ciclo orçamentário compreende a Lei de Diretrizes Orçamentárias − LDO, que constitui um importante instrumento de planejamento orçamentário-financeiro. Nesse contexto, compõem a LDO, entre outros aspectos:

(A) programa e ações governamentais com duração de mais de um exercício financeiro e a correspondente fonte de custeio.

(B) anexo de Riscos Fiscais, onde serão avaliados os passivos contingentes e outros riscos capazes de afetar as contas públicas, informando as providências a serem tomadas, caso se concretizem.

(C) autorização para abertura de créditos adicionais, especiais e extraordinários, em percentual da receita corrente líquida.

(D) autorização para realização de operações de crédito, observado o limite fixado por Resolução do Senado Federal.

(E) fixação dos limites de comprometimento com despesa de pessoal para o exercício subsequente.

GABARITO: B

O gabarito está correto, pois integra a LDO o Anexo de Riscos Fiscais. A alternativa A está ERRADA pois refere-se ao PPA. As alternativas C, D e E estão ERRADAS pois são itens que precisam constar na LOA.

(FCC/2017/TST/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

  1. A gestão ou gerenciamento de projetos constitui atividade de alta relevância em uma organização, sendo mesmo determinante,conforme apontam os doutrinadores, para o sucesso dos objetivos almejados. Diversas metodologias e ferramentas consagradasestão à disposição do gestor para essa tarefa, entre as quais o COBIT, que corresponde:

(A) a uma ferramenta de estrutura analítica do projeto, com a identificação dos “pacotes de trabalho”.

(B) à estimativa do tempo de execução do projeto, graduada de acordo com as probabilidades de cumprimento das etapas.

(C) à representação gráfica do projeto, com encadeamento das fases e identificação dos profissionais alocados.

(D) ao escritório de projetos, contemplando as fases de planejamento, execução e monitoramento.

(E) a um guia de melhores práticas utilizado na gestão de tecnologia da informação, com ferramentas e técnicas de gerenciamento e controle.

Gabarito: E

Pessoal, de fato o COBIT, cuja sigla significa Controle de Objetivos para Informação e Tecnologia Relacionada, do inglês: Control Objectives for Information andrelated Technology (COBIT), é uma  base de conhecimento mais reconhecida e utilizada no mercado para apoiar organizações na Governança de Tecnologia da Informação (TI). Portanto é uma ferramenta de gerenciamento de tecnologia da informação. Constitui-se como um framework de controle e gerenciamento e não uma ferramenta de gestão de projetos. É uma covardia a cobrança disto no concurso. Eu entraria com recurso para anulação desta questão!

(FCC/2017/TST/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

  1. O ciclo PDCA consiste em uma técnica para controlar e melhorar as atividades de um processo que compreende uma sequênciade fases, entre as quais se inclui:

I. A avaliativa e corretiva, que corresponde à fase final, quando são identificadas as principais falhas e adotadas medidas para melhorar a execução.

II. A fase inicial, de planejamento, onde são estabelecidos objetivos e meios para alcança-los.

III. O controle ou verificação de resultados, fase intermediária, onde é identificado o grau de cumprimento do que foi planejado.

IV. O desenvolvimento, que consiste na segunda etapa do ciclo, onde são fixadas as metas e os indicadores estratégicos.

Está correto o que consta APENAS em

(A) I, II e III.

(B) I, II e IV.

(C) I, III e IV.

(D) III e IV.

(E) II e III.

Gabarito : A

Vamos às afirmativas:

I. A fase final do PDCA é  corrigir (Act) o que não estiver de acordo com o planejado.Há aqui um aspecto avaliativo em relação ao alcance dos objetivos.

II. A primeira fase é o planejamento (Plan).

III. A fase intermediária é a terceira fase do ciclo, quando se faz a checagem( Check) em relação aos resultados pretendidos no planejamento.

IV. As metas e indicadores são fixados na fase do planejamento.

Portanto, o gabarito é a alternativa A.

 (FCC/2017/TST/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

  1. Suponha que determinada organização esteja no curso de um processo de planejamento estratégico, utilizando, como metodologia, o Balanced Scorecard − BSC e se situe na etapa de diagnóstico institucional, realizando, assim, análise interna e também do ambiente externo, significando que, em tal momento

(A) está sendo definida a missão da organização, que corresponde, de um lado, à sua razão de ser e, de outro, aos seus objetivos futuros.

(B) estão sendo identificados, de um lado, os valores da organização e, de outro, os cenários com os quais deve se defrontar.

(C) são identificados os pontos fortes e fracos da organização, bem como as ameaças e oportunidades.

(D) está sendo estruturado o mapa estratégico da organização, que engloba sua visão de futuro e as variáveis estratégicas.

(E) são definidas as melhores práticas de gestão com base em experiências de sucesso de outras organizações tidas como benchmarking.

Gabarito : C

Pessoal,  o diagnóstico interno e externo se faz através da chamada matriz de SWOT, que corresponde à avaliação dos pontos fortes e fracos, ameaças e oportunidades. Portanto, o gabarito é a alternativa C.

 (FCC/2017/TST/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

  1. Um dos mais conhecidos modelos de gestão de qualidade, que, com as adaptações correspondentes, vem sendo aplicado nabusca de excelência no âmbito da Administração pública é o preconizado pela Fundação Nacional de Qualidade − FNQ, segundoo qual

(A) são apresentados fundamentos e critérios de excelência, divididos em subitens, aos quais são atribuídas pontuações que permitem identificar o grau de excelência da organização, inclusive, mas não necessariamente, para atribuição depremiação.

(B) cada organização define os próprios critérios de excelência, partindo dos fundamentos de excelência da FNQ, a fim de atingir os objetivos almejados e metas estabelecidas.

(C) cada organização pode ser avaliada de acordo com seu grau de maturidade em qualidade, tendo como referencial os modelos de gestão aplicados pela FNQ e respectivas metas individualizadas.

(D) cabe às organizações a definição dos seus fundamentos de excelência, a partir dos critérios preconizados pela FNQ, mas apenas a Fundação é apta para fazer a avaliação para tal finalidade.

(E) a FNQ define, a cada biênio, os fundamentos, critérios e pontuação para aferição do grau de excelência das organizações cadastradas, para fins de certificação de qualidade e atribuição de premiações.

Gabarito : A

Pessoal,  o modelo da Fundação Nacional de Qualidade – FNQ, de fato preconiza  fundamentos e critérios de excelência e tem sido adaptado para a gestão pública (Gespública). Portanto, o gabarito é a alternativa A.

(FCC/2017/TST/ANALISTA JUDICIÁRIO – ÁREA ADMINISTRATIVA)

  1. O Decreto-Lei no 200/67 constitui um importante marco da reforma administrativa do Estado, apresentando, entre seus pilares, a descentralização, que, de acordo com tal diploma, deve se dar

I. dentro dos quadros da Administração federal, distinguindo-se claramente o nível de direção e de execução.

II. da Administração federal para as unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio.

III. da Administração federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões.

IV. com o terceiro setor, mediante celebração de contratos de gestão com organizações sociais.

Está correto o que consta APENAS em

(A) I, II e III.

(B) I, III e IV.

(C) III e IV.

(D) II e III.

(E) I, II e IV.

Pessoal, a descentralização é tratada no art. 10 do Decreto-Lei 200/67. Vejam:

Art. 10. A execução das atividades da Administração Federal deverá ser amplamente descentralizada.

  • 1º A descentralização será posta em prática em três planos principais:

a) dentro dos quadros da Administração Federal, distinguindo-se claramente o nível de direção do de execução;(I – CERTO)

b) da Administração Federal para a das unidades federadas, quando estejam devidamente aparelhadas e mediante convênio; (II – CERTO)

c) da Administração Federal para a órbita privada, mediante contratos ou concessões.(III- CERTO)

A afirmativa IV está ERRADA, pois não há previsão neste sentido no Decreto-Lei 200/67.

Portanto, o gabarito é a alternativa A.

Abraços!

Marcelo Camacho

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Marcelo Camacho

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2015). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2014). Graduado em Gestão de recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2000). Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ (2007) e Licenciado em Ciências Sociais pela UERJ (2007). Possui Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Gama Filho (2009) e Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2014). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz e Professor na Universidade Estácio de Sá.

  • Risque os comportamentos ruins da sua vida e faça seus estudos renderem muito mais. 😊
  • A Livraria do Ponto é a nossa loja especializada em Concursos no Brasil! Conheça nosso catálogo e garanta uma preparação de qualidade com os melhores materiais: livrariadoponto.com.br
  • O Prof. Ricardo Wermelinger preparou várias dicas para te ajudar a recorrer contra a discursiva da CLDF! ;) Faça sua inscrição gratuitamente e participe: bit.ly/recursoCLDF
  • Garanta sua vaga no ISS Guarulhos com a preparação do Ponto! Conheça os cursos disponíveis: bit.ly/ISS_Guarulhos
  • Gabarite a prova de Informática da PM Curitiba! Matricule-se no curso da Profa. Patrícia Quintão e estude com uma especialista no assunto: bit.ly/informatica_agente_pmcwb
  • Manter o foco nos estudos é fundamental para que você consiga realizar o sonho da aprovação. ;)
  • O momento mais esperado da vida! <3
  • Um assunto recorrente nas provas de Língua Portuguesa é o uso dos porquês. Tome nota e garanta mais uma questão! 😊

Siga-nos no Instagram

Scroll Up