Olá, pessoal!

“Quando vai ser o novo concurso do INSS? Apaixonei-me pela matéria e não sei se espero o novo concurso ou se tento outros”. Muitos me fazem essa pergunta, e a partir dela duas coisas boas me ocorrem: A primeira é notar que nosso ramo do direito cativa cada vez mais as pessoas; a segunda é poder ajudar os que estão indecisos sobre qual caminho trilhar.

Quando fiz Direito (e lá se vão 15 anos!), previdenciário era matéria esquecida, quase inexistente. Mas hoje é diferente: Basta dar uma goolgada para vermilhares de livros, apostilas e cursos. Ganhamos espaço e nossa matéria se tornou das mais relevantes no mundo dos concursos.

Aliado a isso, nos últimos anos, as carreiras de Técnico e Analista do INSS melhoraram. O Instituto está se modernizando, o salário de seus servidores aumentou e a carga horária em diversas Agências diminuiu. Enfim, uma carreira que por anos careceu de atenção passou a atrair milhões de estudantes.

Daí muitos, hoje, desejarem trabalhar no INSS. Em 2016, foram mais de 1 milhão de inscritos no concurso e boa parte dos não aprovados se apaixonou pela matéria. É deles a pergunta que citei no início.

Infelizmente, o concurso do INSS demora de 3 a 4 anos. Em 2016, houve o de Técnico e o de Analista Assistente Social. Em 2014, o de Analista com formação em Direito. Desse modo, a perspectiva de uma nova prova se volta para 2019.

Assim, quando me perguntam, quase sempre digo para prestarem outros concursos que cobram nossa matéria e que mais se aproximam do perfil de cada um: AFRFB, ATRFB, AFT, STJ (Este está com edital novo na praça!); nos de nível médio, há os de técnico de tribunais; também há cargos mais específicos, como AGU, que cobram muito previdenciário. Perceberam? Existe um mundo de alternativas para quem se apaixonou!

Mas se, ainda assim, você é daqueles “que querem por querem” o concurso do INSS, então a dica é manter o foco, estudar, também, as matérias que sempre caem (constitucional e administrativo) e se dedicar ao grande sonho. Afinal, a força de vontade supera todas as dificuldades e aguarda o tempo necessário para a conquista da felicidade!

Até a próxima!

Abraços.

Professor Moisés Moreira

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Moisés Moreira

Professor de Direito Administrativo e Direito Previdenciário. Professor de prática previdenciária em pós-graduações. Conselheiro da 3ª Câmara de Julgamento – CAJ do Conselho de Recurso da Previdência Social - CRPS. Mestrando em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pela UDF em Brasília. Pós-graduado em Direito Previdenciário, Trabalhista e Constitucional. Servidor público efetivo do INSS (Analista do Seguro Social). Atuou como Diretor de Benefícios substituto do INSS e Coordenador-Geral de Reconhecimento de Direitos do INSS entre 2017 e 2019. Atuou como Coordenador-Geral de Auditoria em Benefícios do INSS entre 2015 e 2016.

Instagram did not return a 200.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up