Olá Pessoal!

O Edital para o concurso de ANALISTA  DE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DA SLU-DF– PERFIL ADMINISTRAÇÃO já foi publicado! A prova acontecerá somente em 19/05/2019! Portanto, temos bastante tempo de preparação. A banca organizadora do concurso será a CESPE.

Lancei cursos para os conteúdos de Administração Geral e Administração Pública.

Eu elaboro as aulas reproduzindo a forma que gosto de estudar: pontos teóricos enxutos e questões da banca que ilustram como aquele tópico foi cobrado.

Abaixo trago um aperitivo das aulas com questões comentadas do último concurso do STM.

Acerca da administração pública no Brasil, julgue os itens a seguir.

QUESTÃO 1. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

Na administração pública, ao contrário da gestão privada, a otimização de recursos é prioridade secundária com relação à execução de políticas governamentais voltadas ao atendimento do interesse público.

Comentário

Perfeito, pessoal! Embora otimizar recursos seja uma necessidade também na administração pública, sua prioridade é promover o bem estar coletivo. Se isto significar alocar mais recursos esta deverá ser a prioridade. Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 2. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

Métricas explícitas de desempenho, controle de resultados e administração de recompensas são características associadas ao paradigma burocrático.

Comentário

Nada disso pessoal! Estas são características do paradigma gerencial da administração pública. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

QUESTÃO 3. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

Na década de 60 do século passado, instituiu-se a administração para o desenvolvimento, marcada pela criação de órgãos da administração indireta.

Comentário

Perfeito, pessoal! A administração para o desenvolvimento foi a marca dos governos militares e teve sua expressão no Decreto 200/67, que criou a administração indireta! Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 4. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

O empreendedorismo governamental possui como foco a ação empresarial com o propósito de geração de lucros para a administração pública, a exemplo da exploração de atividades comerciais pelas empresas estatais.

Comentário

Nada disso, pessoal! O empreendedorismo governamental diz respeito a ações que visem otimizar a ação pública, ou seja, a geração de bem estar coletivo. Isto não implica em geração de lucro, pois este não é objetivo da gestão pública. Os ideólogos principais da chamada ação empreendedora do Estado argumentam que o governo não é bom remador, e por sito deveriam deixar as atividades típicas do setor privado para o setor privado, ou seja, não ter estatais. Portanto, a afirmativa está  ERRADA!

QUESTÃO 5. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

O empreendedorismo governamental, lançado na década de 90 do século passado, se voltava à redução da burocracia e à promoção de competição, inclusive nos serviços públicos.

Comentário

Perfeito, pessoal! O empreendedorismo governamental visava tornar o Estado mais ágil, promovendo a competição com objetivos de ter mais eficiência dentro do governo. Portanto, a afirmativa está CERTA

QUESTÃO 6. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

Uma das ferramentas típicas da reengenharia, a Certificação ISO 9000, foi adotada pelo gerencialismo, aplicado à administração pública na década de 90 do século passado.

Comentário

Negativo, pessoal! A reengenharia parte da premissa da derrubada radical dos processos para sua reconstrução, enquanto a Gestão da Qualidade, representada pela ISO 9000, preconiza a melhoria continua. Portanto, a afirmativa está ERRADA!

QUESTÃO 7. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

O uso de tecnologia da informação com o propósito de automatizar processos visando a redução de custos é associado às práticas de reengenharia absorvidas pela administração pública.

Comentário

Perfeito, pessoal! As modernas tecnologias da informação ajudam muito na derrubada e reconstrução de processos com mais eficiência. Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 8. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

Excelência nos serviços públicos é uma premissa associada à gestão da qualidade, que a admite como o nível mínimo de qualidade aceito pelo cliente.

Comentário

Negativo, pessoal! A Gestão da qualidade parte da premissa da melhoria contínua e, portanto, se algo está em contínua melhoria poderíamos dizer que está no rumo da excelência. Não se pode dizer que há um nível mínimo, até porque as expectativas dos clientes podem mudar também! Portanto, a afirmativa está ERRADA!

QUESTÃO 9. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

O estabelecimento de canais de comunicação direta com os usuários, a agilidade nas respostas dos prestadores de serviços públicos e a adoção de sistemas informacionais flexíveis e transparentes são práticas representativas da visão do cidadão como cliente da administração pública.

Comentário

Perfeito, pessoal! As práticas de flexibilizar os mecanismos de informação, adotar práticas transparentes na gestão, com comunicação direta, representam o paradigma da administração gerencial que tem por característica encarar o usuário como cliente! Portanto, a afirmativa está CERTA!

QUESTÃO 10. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

A obrigação do agente público de fazer somente o que a lei permite corresponde ao princípio da eficiência, que é associado à administração pública.

Comentário

Nada disso, pessoal! A obrigar de fazer somente o que a lei determina corresponde ao princípio da Legalidade! Portanto, a afirmativa está  ERRADA!

QUESTÃO 11. (STM/2018/ANALISTA JUDICIÁRIO- AREA ADMINISTRATIVA)

A visão do cidadão como cliente para os serviços públicos ofertados pelo Estado é típica da administração pública gerencial.

Comentário

Exatamente, pessoal! O cidadão como cliente é uma premissa da administração gerencial! Portanto, a afirmativa está CERTA!

Pessoal, não deixem de conferir as aulas demonstrativas para este concurso!

Grande abraço a todos!

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Marcelo Camacho

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2015). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2014). Graduado em Gestão de recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2000). Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ (2007) e Licenciado em Ciências Sociais pela UERJ (2007). Possui Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Gama Filho (2009) e Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2014). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz e Professor na Universidade Estácio de Sá.

  • É hora de se preparar para conquistar a sua vaga na Polícia Civil do Distrito Federal, concurseiro! Participe dos aulões gratuitos do Ponto. Confira as datas: bit.ly/aulao_PCDF
  • A Polícia Civil do Distrito Federal publicou seu edital e haverá 300 vagas para escrivão. Comece a se preparar desde já, concurseiro! A Turma Elite oferece questões comentadas, testes semanais, simulados, revisões, entre outros. Inscreva-se: bit.ly/cursos_PCDF
  • Tá estudando Direito Administrativo, concurseiro? Tome nota!
  • Com dúvidas a respeito das potências? Se liga na dica!
  • O famoso “pode entrar, ele não morde”. Será mesmo, concurseiro? 😂
  • Você merece e será recompensado por todo esforço. Não deixe de acreditar! 🙏🏽
  • É hora de se preparar, concurseiro! A Turma Elite oferece material completo pra você conquistar a sua vaga! O treinamento conta com simulados, testes semanais, questões comentadas, revisões, entre outros. Inscreva-se até 06/12: bit.ly/ponto_SEFAZAL
  • Essa confunde muita gente!

Siga-nos no Instagram

Scroll Up