Olá, pessoal!

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social, cujas diretrizes serão definidas pelo Conselho Nacional de Previdência. É constituído por vários órgãos, a exemplo da Diretoria de Benefícios ede Atendimento, além das Agências da Previdência Social – APS. Estas são unidades descentralizadas responsáveis por, dentre outras atribuições, conceder e manter os benefícios previdenciários. Representam a “face visível” da Previdência junto à população brasileira.

Trabalhar numa APS significa conviver diariamente com a legislação previdenciária, atendendo aos beneficiários do RGPS de modo a garantir-lhes proteção e acesso às prestações previdenciárias (benefícios e serviços).

É nas Agências que a maioria dos aprovados são lotados. O trabalho consiste, basicamente, em atualizar dados cadastrais, vínculos, remunerações e contribuições de segurados da Previdência Social, com vista ao reconhecimento automático do direito. Além disso, é nas APS que se procederá ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS, bem como a operacionalização da compensação previdenciária e a emissão de certidões de tempo de contribuição.

Hoje são mais de 1.700 espalhadas pelo país, contemplando diversos municípios brasileiros: pequenos, litorâneos, grandes, próximos de onde moramos ou de lugares que nos interessam por algum motivo.A maioria das APS cumpre as condições para que os servidores trabalhem 6h diárias…A remuneração inicial de um Técnico do Seguro Social gira em torno de R$ 5.000,00…Ao longo da carreira, é possível a remoção para outras cidades, Estados…

Diante de tudo isso, dá para entender um pouco por que o concurso do INSS mexe com o “universo concurseiro”, tratando-se de um dos mais concorridos do Brasil.

Então, o conselho é começar, desde já, os estudos! E, nas horas vagas, pensar em que APS você gostaria de trabalhar…:)

Um forte abraço!

Professor Moisés Moreira.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Moisés Moreira

Professor de Direito Previdenciário. Analista do Seguro Social desde abril de 2003. Diretor de Benefícios substituto do INSS. Coordenador-Geral de Reconhecimento de Direitos do INSS. Exerceu o cargo de Coordenador-Geral de Auditoria em Benefícios do INSS no período de novembro de 2015 a novembro de 2016.

  • O Método Pomodoro pode ser uma opção interessante para quem não consegue se concentrar por muito tempo, ou tem dificuldade em fazer pausas durante o estudo. Quem já experimentou? :)
  • Concentre sua energia no que quer alcançar!😉
  • Fala pra gente nos comentários qual sua meta de concurso em 2019.😉
  • O #TenYearChallenge que a gente gosta!🤞10 anos com muitas aprovações.
  • Como anda sua rotina? Estudar regularmente é fundamental para não desistir no meio da jornada rumo à aprovação. 😁
  • O espaço onde você estuda tem grande influência na qualidade do seu aprendizado. Evite estudar na cama, em lugares desorganizados ou barulhentos.😉
  • Atenção, concurseiros: o edital da Sefaz/DF será publicado em breve! ;) Não perca tempo e comece a estudar agora com o melhor material: bit.ly/cursos_sefazdf.
  • Prepare-se com antecedência para o concurso da Policia Civil do DF e aumente suas chances de ser aprovado. ;) Confira os cursos do Ponto: bit.ly/cusos_pcdf.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up