Olá, pessoal!

O Instituto Nacional do Seguro Social – INSS é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social, cujas diretrizes serão definidas pelo Conselho Nacional de Previdência. É constituído por vários órgãos, a exemplo da Diretoria de Benefícios ede Atendimento, além das Agências da Previdência Social – APS. Estas são unidades descentralizadas responsáveis por, dentre outras atribuições, conceder e manter os benefícios previdenciários. Representam a “face visível” da Previdência junto à população brasileira.

Trabalhar numa APS significa conviver diariamente com a legislação previdenciária, atendendo aos beneficiários do RGPS de modo a garantir-lhes proteção e acesso às prestações previdenciárias (benefícios e serviços).

É nas Agências que a maioria dos aprovados são lotados. O trabalho consiste, basicamente, em atualizar dados cadastrais, vínculos, remunerações e contribuições de segurados da Previdência Social, com vista ao reconhecimento automático do direito. Além disso, é nas APS que se procederá ao reconhecimento inicial, manutenção, recurso e revisão de direitos aos benefícios administrados pelo INSS, bem como a operacionalização da compensação previdenciária e a emissão de certidões de tempo de contribuição.

Hoje são mais de 1.700 espalhadas pelo país, contemplando diversos municípios brasileiros: pequenos, litorâneos, grandes, próximos de onde moramos ou de lugares que nos interessam por algum motivo.A maioria das APS cumpre as condições para que os servidores trabalhem 6h diárias…A remuneração inicial de um Técnico do Seguro Social gira em torno de R$ 5.000,00…Ao longo da carreira, é possível a remoção para outras cidades, Estados…

Diante de tudo isso, dá para entender um pouco por que o concurso do INSS mexe com o “universo concurseiro”, tratando-se de um dos mais concorridos do Brasil.

Então, o conselho é começar, desde já, os estudos! E, nas horas vagas, pensar em que APS você gostaria de trabalhar…:)

Um forte abraço!

Professor Moisés Moreira.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Moisés Moreira

Professor de Direito Administrativo e Direito Previdenciário. Professor de prática previdenciária em pós-graduações. Conselheiro da 3ª Câmara de Julgamento – CAJ do Conselho de Recurso da Previdência Social - CRPS. Mestrando em Direito das Relações Sociais e Trabalhistas pela UDF em Brasília. Pós-graduado em Direito Previdenciário, Trabalhista e Constitucional. Servidor público efetivo do INSS (Analista do Seguro Social). Atuou como Diretor de Benefícios substituto do INSS e Coordenador-Geral de Reconhecimento de Direitos do INSS entre 2017 e 2019. Atuou como Coordenador-Geral de Auditoria em Benefícios do INSS entre 2015 e 2016.

Instagram did not return a 200.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up