Por conta da pandemia da Covid-19 temos visto alguns concursos sendo suspensos e provas senso adiadas, e fica a pergunta, quando teremos a volta normal dos concursos públicos?

Recentemente vimos a prova do DEPEN ser suspensa, bem como o TCM/SP e o TJ/RJ, mas nessa semana a prova da PCDF foi confirmada para os dias 17 e 18 de outubro, provas que devem ocorrer no Distrito Federal, que recentemente bateu recorde de mortes pela Covid-19.

A Cebraspe, banca organizadora do certame da PCDF, informou que no dia 07 de outubro, ou seja, 10 dias antes da data prevista para as provas, serão publicadas as medidas de segurança que serão exigidas na realização do certame.

A dúvida que fica é se realmente o DF terá condições sanitárias para sediar uma prova do tamanho da PCDF, um concurso com 1.800 vagas, que deverá ter uma quantidade de inscritos bem grande.

Algumas medidas que devem ser tomadas pela banca organizadora são: uso de máscaras para a realização da prova, medição de temperatura na entrada das salas, e o principal, e que deve causar mais dificuldades para um curso de tamanha magnitude, que é a quantidade de candidatos dentro de cada sala.

Pelo fato de não poder aglomerações em espaços reduzidos, a banca precisará de muito mais salas e fiscais de prova para organizar o concurso, daí a dificuldade de se organizar um concurso tão grande como esse da PCDF.

Outro ponto importante será o momento do DF com relação à pandemia, uma vez que a curva de lá ainda não está caindo, e Goiás ainda está em ritmo de crescimento.

Para os alunos que estão se preparando para a prova temos duas perspectivas:

1ª – A prova se mantém nos dias 17 e 18 de outubro, que acredito que seja a torcida dos candidatos que estão se preparando a mais tempo, e querem que a prova venha logo;

2ª – A prova seja adiada em algumas semanas/meses, que acredito que seja a torcida dos candidatos que começaram a se preparar mais em cima da hora, e querem que essa prova seja adiada, para que dê tempo de se preparar melhor.

Independente do que aconteça, esse é o momento de acelerar ao máximo sua preparação, pois mesmo que essa prova seja adiada, acredito que não será por muito tempo, portanto, o intervalo que temos até a prova não é muito grande, e essa é a hora de pisar nos estudos. No mais, boa sorte a todos, e, estejam preparados para qualquer decisão do órgão e da banca organizadora.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Henrique Tiezzi

É formado em Física Médica pela Unesp de Botucatu. Estudei dois anos na Europa (Itália e Inglaterra), na volta ao Brasil, trabalhei um ano com pesquisa no LNBio (Laboratório Nacional de Biociências) dentro do CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais) localizado em Campinas/SP. Atualmente sou Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, tendo sido aprovado no concurso de 2013.

Instagram did not return a 200.

Siga-nos no Instagram

Scroll Up