“Você gostaria que eu desse a você a fórmula para o sucesso? Na realidade, é muito simples. Dobre sua taxa de fracassos. Você pensa no fracasso como um inimigo do sucesso. Mas realmente não é. Você pode ser desencorajado pelas falhas ou pode aprender com elas. Então, vá em frente e cometa erros. Faça todos os erros que conseguir. Por que é ali que você irá encontrar o sucesso. (Thomas J. Watson)”

Anton Tchecóv pronunciou certa vez: “O homem é o que ele acredita”!

Por sua vez, essas foram as palavras de Virgílio: “Eles podem porque pensam que podem”!

“O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo.”, disse Winston Churchill!

“A confiança em si mesmo é o primeiro segredo do sucesso.”, por Ralph Waldo Emerson!

Todo livro religioso cita o poder da fé e da crença!

Fato a destacar é o de que as pessoas bem-sucedidas diferem, proporcionalmente, em suas crenças, daquelas que falham!

Nossas crenças sobre o que somos e o que podemos ser determina precisamente o que seremos.

Se pensarmos que somos limitados, esses limites definirão até onde podemos chegar, pois não teremos força para transpassa-los.

Paixão e crença ajudam a conseguir o estímulo, a propulsão em direção a excelência. Mas só propulsão não é suficiente. Por isso eu, e tantas pessoas que conheço, passamos em excelentes concursos, enquanto outros tão inteligentes ficaram pelo caminho.

Não basta ser inteligente e não agir! Também não progride aquele de inteligência média, que age, mas que não acredita em seu potencial!

Você já experimentou a sensação de ter um dia perfeito, daqueles em que tudo o que faz dá certo?

Por outro lado, já vivenciou dias em que tudo deu errado?

Você acredita que isso ocorre em razão de circunstâncias aleatórias, ou em razão do seu estado de espírito?

Nada é aleatório em termos de sensações e crenças! Os dias de maiores realizações foram resultado de um aumento de crença na sua capacidade, mesmo que você não tenha conseguido observar.

Você é a mesma pessoa sempre! Então por que motivo conseguiria alcançar resultados maravilhosos em determinados dias, e parecer um imprestável em outros?

“As pessoas ricas acreditam na seguinte ideia: “Eu crio a minha própria vida”. As pessoas de mentalidade pobre acreditam na seguinte ideia: “Na minha vida, as coisas acontecem”. (T. HarvEker)”

Nesses dias de pleno sucesso, forças agem em si, como confiança, amor, força interior, alegria, êxtase e crença! Sem embargo, nos dias de desastre, as sensações são de confusão, depressão, medo, ansiedade, tristeza e frustração.

Isso é resultado de nosso estado mental! O que temos que fazer é controlar o nosso estado ao máximo!

E isso pode ser feito através da modelagem. Esse recurso funciona com a utilização do seu modelo ideal, imitando todas as ações que resultaram no sucesso dele.

Estudos comprovam que se você seguir os passos daqueles que conseguiram o sucesso, as chances de você conseguir também são muito grandes!

Por isso as entrevistas com aprovados em concursos anteriores são tão lidas e relidas! Pois queremos criar a sensação de que pessoas como nós alcançaram aquilo que queremos, e que isso também é possível em nossas vidas!

“Fique de olho em quem dá certo, não em quem está desanimado. Este processo seletivo é fundamental para o seu sucesso! (Flávio Augusto)”

Isso se chama modelagem! É se espelhar em alguém que você admira, utilizando técnicas e estratégias que deram certo com ela.

Modelar o futuro, se imaginando fazendo parte dele, também é muito promissor!

Um exercício que passo sempre aos meus alunos é o de meditar por 5 minutos antes de iniciar os estudos, sentando-se na cadeira e concentrando-se. Pense em você trabalhando no seu órgão dos sonhos, tomando decisões que mudarão a vida de muitas pessoas, no seu carro novo indo trabalhar, nas viagens que você poderá fazer, no seu apartamento novo, enfim, em tudo aquilo que o cargo vai te proporcionar! Sinta os seus pés flutuando, e tome todo o fôlego necessário para continuar estudando.

O futuro também pode ser modelado através de nossos resultados vitoriosos no passado! Isso serve para trazer a confiança de que já conseguimos uma vez, e podemos conseguir novamente.

Um restaurante de sucesso em uma grande capital como São Paulo possui as mesmas chances de progressão em uma outra como Brasília! Basta que a estratégia seja adaptada às culturas e anseios locais. Do mesmo modo podemos aplicar o exemplo aos estudos! Os passos seguidos por um ou alguns aprovados vão funcionar da mesma forma contigo.

Lógico que não há uma receita de bolo nos estudos, mas se você conseguir seguir as estratégias de aprovados, as suas chances são muito grandes. Eu mesmo segui os conselhos do Alex Viegas na época em que comecei a estudar, fazendo algumas alterações em sua metodologia, e os meus resultados vieram, assim como os dele.

Não há tanto segredo em ser aprovado em um bom concurso. Na minha teoria de fases de estudos, gosto de afirmar que quando chegamos à fase 3, ou no chamado CICLO ERELJUR,  a sensação de conhecimento é tão grande que conseguimos alcançar esse estado mental de confiança e crença em nossa capacidade.

A fase 3 dos estudos é o resultado do trabalho movendo a nossa sorte, da eliminação do fracasso de nossas vidas, e da aquisição da crença e fé necessária em nossa aprovação!

O problema é que a imensa maioria dos concurseiros nunca chega à fase 3, seja porque desiste antes, seja porque muda de foco e tem que retomar as fases 1 e 2 nas matérias, seja porque é um grande teimoso.

Para finalizar o artigo, sugiro um exercício para eliminar suas crenças limitantes!

Pense com calma, e anote 5 crenças-limitantes que o limitaram no passado!

Agora, faça uma lista de, pelo menos, 5 crenças positivas que possam, no momento, servir para apoiá-lo a alcançar suas metas mais altas.

Umas das premissas que tenho é que toda declaração que faz é datada, e é relativa ao tempo que é feita, tendo que ser aplicada e seguida!

Acho que o título deste artigo, a partir de agora, não fará parte de sua vida, correto?

Filosofia do Sucesso

Se você pensa que é um derrotado,
você será derrotado.
Se não pensar “quero a qualquer custo!”
Não conseguirá nada.
Mesmo que você queira vencer,
mas pensa que não vai conseguir,
a vitória não sorrirá para você.

Se você fizer as coisas pela metade,
você será fracassado.
Nós descobrimos neste mundo
que o sucesso começa pela intenção da gente
e tudo se determina pelo nosso espírito.

Se você pensa que é um malogrado,
você se torna como tal.
Se almeja atingir uma posição mais elevada,
deve, antes de obter a vitória,
dotar-se da convicção de que
conseguirá infalivelmente.

A luta pela vida nem sempre é vantajosa
aos fortes nem aos espertos.
Mais cedo ou mais tarde, quem cativa a vitória
é aquele que crê plenamente
Eu conseguirei!

(Napoleon Hill)


Facebook: Técnicas de Preparação para Concursos Públicos

Instagram: @brunofracalossipaes

YouTube: Canal do Bruno Fracalossi

Ponto dos Concursos: Coaching Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi – Pioneiro no mercado de Coaching para Concursos no Brasil – Mais de 7 anos de atividades (desde 2012), e mais de 1.000 alunos treinados de forma individual.



Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Bruno Fracalossi

Bruno Fracalossi é Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União, exercendo suas atividades na Corregedoria-Geral da União. Já foi Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil. Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Goiás e atualmente cursando Direito no IESB/DF. Pós-graduado em Gestão Pública com ênfase em Ciência Política e em Auditoria Financeira pela UNB/ISC-TCU. Autor do livro Guia Completo das Carreiras Públicas Federais pela editora Impetus. Coach com quase quatro anos de experiência, e com mais de 800 alunos treinados, sendo inúmeros já aprovados. Professional and Self Coach/Leader and Manager as a Coach/Analista Comportamental certificado pela Sociedade Latino Americana de Coaching (SLA Coaching) com reconhecimento da International Association Of Coaching. Membro da Sociedade Latino Americana de Coaching. Um dos pioneiros no mercado de Coaching para Concursos no Brasil.

  • Dica para a prova e para o dia a dia também! 😉
  • Seu conhecimento é a sua riqueza! 😉
  • A gente vai todo empolgado olhar o edital e... 😂
  • Alguns macetes pra te ajudar a resolver a prova com mais tranquilidade. 😉
  • A Nataly Rodrigues contou pra gente como o Coaching do Ponto a ajudou a superar as dificuldades nos estudos e a conquistar o 2º lugar para o Cargo de Consultor Legislativo da CLDF. Conheça essa história: bit.ly/ponto-entrevista-nataly
  • E aí, concurseiro, qual será a sua sorte? 1, 2, 3... valendo! 😄
  • Alguns verbos possuem uma pronúncia estranha quando no presente do indicativo, mas não se engane: estão corretos. 😉
  • Venha aprimorar seus conhecimentos em Gestão e Infraestrutura para o concurso IBGE com o Prof. Marcelo Camacho. Encontre o melhor material no Ponto! Inscreva-se no link: bit.ly/temporaria_IBGE

Siga-nos no Instagram

Scroll Up