Você sabe qual é a diferença entre advérbio interrogativo e pronome relativo?!

Nãããããooooo!!! Vamos aprender, então.

Bem simples!!! Observe.

Os advérbios interrogativos introduzem uma pergunta e, claro, exprime uma circunstância: quando, onde, como, porque. Como assim, professora?!

Vejamos.

Quando é o seu aniversário?

Onde sua sogra mora?

Por sua vez, os pronome interrogativos introduzem também uma pergunta.

Uhummmmmm…. Novidade, né, professora?!

Calma lá!!! Hehehehehehe…

Eles realmente introduzem uma pergunta. O grande lance é que ele designa algo do grupo nominal. Repare.

Quem faz aniversário? O Roberto.

O que você comprou ontem, no supermercado? Pão.

Em resumo, os vocábulos quando, onde, como são advérbios interrogativos, porque exprimem circunstância e não substitui nenhum nome. Por sua vez, os vocábulos quem, que, qual e quanto são pronome interrogativos, uma vez que substitui nomes.

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professora Beatriz Assis

Analista Judiciária do Superior Tribunal de Justiça na área de revisão de textos. Tutora e conteudista de curso de Língua Portuguesa pelo STJ. Graduada em Letras (Português e Inglês), especialista em Língua Portuguesa e mestre em Educação (Linguística) pela Universidade de Brasília. É coautora do livro O Falar Candango: Análise Sociolinguística dos Processos de Difusão e Focalização Dialetais, publicado pela Editora UnB. Ministrou aulas de Português em universidade estadual e instituição de ensino pública e privada. Há um tempo, dedica-se a resolver questões de concurso e comentá-las.

  • A persistência é a chave para entender qualquer matéria, concurseiro!
  • Tome nota de algumas regras básicas de uso da vírgula!
  • Resumo da vida do concurseiro. 😂
  • SAIU O EDITAL da POLÍCIA FEDERAL, concurseiro! Quer uma preparação completa para a prova? Inscreva-se no Coaching do Prof. Bruno Fracalossi e garanta a sua vaga! bit.ly/coaching_PF ;)
  • Errar é humano, mas a gente pode aprender com os conselhos do Prof. Bruno Fracalossi para poupar tempo e acertar de primeira. 😉 bit.ly/artigo_4erros⠀
  • Agarre as oportunidades, concurseiro!
  • O edital da PF foi lançado, concurseiro! Reforce o conteúdo com os aulões de revisão do Ponto. Confira a nossa programação aqui: bit.ly/auloes_PF
  • Pra não ficar em dúvida na hora da redação! 😉

Siga-nos no Instagram

Scroll Up