Olá Pessoal!

E então, como estão nos preparativos para os concursos públicos que estão por vir? Desanimados? Não, não fiquem! As mudanças que estão acontecendo no Poder Executivo Federal não significam que os concursos públicos não mais acontecerão! Aliás os concursos mais significativos acontecem periodicamente e continuarão a acontecer!

Temos o exemplo dos concursos para o Judiciário: todos os tribunais continuam a publicar editais e continuam contratando.

No Legislativo temos a sinalização dos editais do Senado para breve e os concursos regulares do Executivo federal continuam programados. Um exemplo: os editais para a Receita Federal,  ABIN, Polícia Federal, Diplomacia, Forças Armadas, etc.,  acontecem regularmente. O que pode acontecer é a redução do número de vagas disponibilizadas em cada concurso. Mas estas são carreiras de Estado absolutamente necessárias e para as quais o Estado brasileiro não poderá deixar de suprir os seus quadros.

Há uma especulação no governo federal sobre a redução dos valores iniciais pagos às carreiras do executivo. Isto será objeto de muita discussão ainda no Congresso Nacional, pois exigirá a alteração das leis que regulamentam as carreiras. Certamente haverá muito lobby em torno desta discussão. Ou será que vocês acreditam que irão reduzir o valor da carreira de Diplomata e de Auditor Fiscal? Se isto acontecer haverá redução do interesse pelas carreiras, por isto acho bem pouco provável que aconteça!

E o que cada um dos candidatos deve fazer enquanto isto? PRE-PA-RAR-SE! Sempre digo aos meus alunos que um concurso é um cavalo que passa selado! Aqueles que estiverem preparados para montar o cavalo neste momento irão levar vantagem sobre os despreparados! A preparação não é uma ação pontual! É um processo que exige tempo e dedicação!

Neste processo de preparação uma qualidade essencial aos candidatos é a resiliência, que é a capacidade de superar frustrações e derrotas e seguir em frente! Em linguagem popular significa levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima! A aprovação em concursos públicos dificilmente acontece na primeira tentativa. Por isto é preciso saber aprender com os erros cometidos e avaliar realisticamente a preparação e o progresso nas provas. Se em concurso você tem performance de 60%, no outro de 67% , no seguinte de de 75%, então você está no caminho certo. Quando atingir 85% estará sendo aprovado em todos os concursos que disputar!

Para finalizar deixo uma frase para reflexão do ex-presidente americano Theodore Roosevelt:

“É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota”.

Não deixem de conferir meus cursos preparatórios para Gestão de Pessoas e Administração Geral e Pública!

Abraços a todos!

Receba nossas novidades por e-mail

Autor(a): Professor Marcelo Camacho

Doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2015). Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ/2014). Graduado em Gestão de recursos Humanos pela Universidade Estácio de Sá (2000). Bacharel em Ciências Sociais pela UERJ (2007) e Licenciado em Ciências Sociais pela UERJ (2007). Possui Especialização em Planejamento Educacional e Políticas Públicas pela Universidade Gama Filho (2009) e Especialização em Gestão de Organizações de Ciência e Tecnologia em Saúde pela ENSP/FIOCRUZ (2014). Atualmente é Analista de Gestão em Saúde na Fundação Oswaldo Cruz e Professor na Universidade Estácio de Sá.

  • A gente fica como mesmo? 😂
  • Ser concurseiro não é uma tarefa fácil, mas é possível conciliar o seu bem-estar com esse estilo de vida. O Prof. Wallace Pinheiro preparou um artigo com práticas para melhorar a sua rotina. Confira: bit.ly/artigo_estilodevida
  • Nada é impossível quando temos determinação para alcançar nossos objetivos. 👊🏽
  • Atenção, concurseiro! Está aberto o prazo recursal da AGU para todos os cargos. Nossos professores especialistas estão prontos apara te ajudar a escrever o melhor argumento. Garanta seu recurso aqui: bit.ly/ponto_recurso
  • Às vezes, o dia a dia nos prega algumas peças. Por isso, é preciso estar atento à pronúncia e escrita de algumas palavras. 😉
  • Todo mundo já jogou esse jogo. 🙄
  • Não está sendo fácil! Vamos colocar a matéria em dia pra não tomar spoiler! 😂
  • Quer arrebentar na redação? Tome nota!

Siga-nos no Instagram

Scroll Up